$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Jogos online que podem ser aplicados nas aulas de Matemática

COMPARTILHE:

5 dicas de jogos online que podem ser aplicados nas aulas de Matemática.

Acredito que a aplicação de jogos matemáticos informatizados, trazem grandes benefícios para o Ensino de Matemática.
  • Estudar determinados conteúdos de forma divertida (aprender brincando);
  • Desperta no aluno, maior interesse por conteúdos antes "desprezados";
  • Interação produtiva,  entre alunos interligados via internet;
  • Estimula a capacidade de raciocínio lógico;
  • Aumento significativo na aprendizagem do aluno, por consequência de atividades dinâmicas.

Entre outros benefícios que essa metodologia pode proporcionar, quando aplicada baseada em um planejamento pré-estabelecido.

Um dos projetos de conclusão de curso de Matemática que terminei em 2007, em que fui colaborador, tratava justamente sobre esta visão da aplicação de jogos matemáticos concretos (manipuláveis) e os informatizados (onde contribuí com mais ênfase). E ficou claro  para todos os envolvidos no projeto, que a inclusão de jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem, trazem resultados incríveis.

Criei uma lista que contém, de forma direta ou indireta,  5 jogos matemáticos gratuitos que envolvem muito raciocínio lógico. Se você gosta de ser desafiado, então atente para esta lista.

Clique nos nomes de cada jogo para dar início aos joguinho em uma nova aba. Todos os jogos não precisam do Java pra serem executados.

B-cubed

Confesso que fiquei viciado neste joguinho. O B-cubed, é uma plataforma de vários cubinhos, onde o objetivo é "passear" sobre todos os cubinhos terminando no último cubinho de cor vermelha. Existem outros cubinhos de cores diferentes que irão auxiliar durante as fases do jogo. Quanto mais se avança mais complicado ficará.

Jogos online que podem ser aplicados nas aulas de Matemática

Use apenas as teclas de navegação para movimentar os cubinhos e a tecla ENTER para dar início a próxima fase.

O conteúdo matemático que pode ser abordado com esse jogo é o raciocínio lógico e visão espacial dos objetos.

Veja algumas fases do jogo neste vídeo.
[Vídeo incorporado por youtube.com/c/EdigleyAlexandre]

Alien Angles

Este jogo é de caráter mais direto para determinados conteúdos, mais especificamente, Geometria (ângulos, trigonometria). O objetivo é bem simples. Tentar acertar através da seta de cor branca, o ângulo informado. Observe a imagem abaixo.

Alien Angle: Ângulo que deve ser acertado
Aliens Found: Quantidade de fases
Your Angle: Ângulo que marcado usando a seta branca
Precision: Precisão do ângulo marcado em relação ao ângulo correto

Movimente a setinha branca que faz a abertura do ângulo, usando o botão de cor azul em Set the angle.

Alien Angles



Project T.R.I.G

Este game pode ser aplicado nas aulas de trigonometria no triângulo retângulo, equações do 2º grau, etc., tudo dependerá da sua criatividade. Através de cálculos trigonométricos perfeitos é possível sempre acertar o alvo.

Regule o ângulo (em graus) e a velocidade (em metros por segundo) e desafie seus amigos, com matemática ou apenas pura percepção lógica.

Project T.R.I.G

Veja como jogar assistindo o vídeo abaixo.
[Vídeo incorporado por youtube.com/c/EdigleyAlexandre]

Locate the Aliens

O conteúdo que pode ser explorado neste joguinho é o plano cartesiano e suas coordenadas de valores inteiros. O objetivo é localizar os Aliens (monstrinhos), de acordo com as coordenadas que ele ocupa.

Locate the Aliens

Tente fazer isso o mais rápido possível, pois o tempo está correndo. Insira as coordenadas e aperte ENTER.

Cube Perspective

Contar o número de cubos no tabuleiro é o desafio para este jogo, mas é claro sem esquecer dos cubinhos que estão escondidos. Ótimo joguinho para trabalhar a visão espacial de figuras geométricas.

Cube Perspective

Clique em START e use o cursor do mouse para teclar no painel de números correspondentes a quantidade de cubinhos que está vendo. Seja rápido.

Cube Perspective

No começo é fácil, mas depois...

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 2
  1. Thanks for your post! Through your pen I found the problem up interesting! I believe there are many other people who are interested in them just like me! Thank you for sharing them with everyone!

    ResponderExcluir
  2. The knowledge you share really changes me in life, I sincerely thank you for the things you have done, sure your blog will help more people. Sincerely thanks

    ResponderExcluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Jogos online que podem ser aplicados nas aulas de Matemática
Jogos online que podem ser aplicados nas aulas de Matemática
5 dicas de jogos online que podem ser aplicados nas aulas de Matemática.
https://3.bp.blogspot.com/-JrFTWGNfSBM/T4O8lcY8x0I/AAAAAAAAC9A/Kw0AFliZtfQ/s1600/B-Cubed.png
https://3.bp.blogspot.com/-JrFTWGNfSBM/T4O8lcY8x0I/AAAAAAAAC9A/Kw0AFliZtfQ/s72-c/B-Cubed.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/04/jogos-online-que-podem-ser-aplicados.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/04/jogos-online-que-podem-ser-aplicados.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar