Novidades


30 abril 2012

Uma mente brilhante: Jason Padgett tornou-se um gênio matemático após ser assaltado

Descoberto em Tacoma, Washington, um homem que espanta cientistas no mundo todo, por desenvolver uma habilidade nada comum para uma pessoa que não tem formação matemática. O que Jason Padgett faz é desenhar figuras (fractais) altamente abstratos, à mão. Por estes feitos incríveis, Padgett vem sendo chamado por alguns de um gênio da matemática, de proporções sem precedentes.

Uma mente brilhante: Jason Padgett tornou-se um gênio matemático após ser assaltado


Jason Padgett, 41, vê fórmulas matemáticas complexas por toda parte, ele olha e transforma-as em deslumbrantes diagramas intrincados que ele pode desenhar à mão. Ele é a única pessoa no mundo conhecida por ter essa habilidade incrível, que obteve por puro acaso apenas uma década atrás. [abcnews]

Muito parecido com o matemático John Nash, interpretado por Russell Crowe no filme "Uma Mente Brilhante" de 2001, os pesquisadores acreditam que Padgett tem um dom notável. Para entender melhor como o cérebro funciona, Berit Brogaard, um neurocientista e professor de filosofia no Centro de Neurodinâmica da Universidade de Missouri-St. Louis e sua equipe voaram para a Finlândia para executar uma série de testes em Padgett.

Assista a reportagem no vídeo abaixo. Realmente é espantoso.


Este vídeo apresenta conteúdo de ABC News, que bloqueou a exibição do conteúdo neste site. Assista no Youtube.

Leia o artigo completo sobre esta curiosa e fascinante história acessando o link abcnews.go.com.
Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação.


  • Deixe um comentário para este artigo

2 comentários:

  1. pena que o vídeo não está mais disponível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Neto!

      O vídeo foi bloqueado apenas para exibição em blogs/sites. Ele pode ser assistido no Youtube (tem um link na mensagem de aviso). Ou no site da ABC (ver link no final do post) o vídeo pode ser assistido normalmente.

      Abraço!

      Excluir



‣ É possível escrever fórmulas em $\LaTeX$ nos comentários deste blog. Para fórmulas inline ou alinhadas à esquerda, escreva a fórmula entre os símbolos de \$. Para fórmulas alinhadas ao centro, utilize o símbolo duplo \$\$.

‣ Teste equações em $\LaTeX$ antes de publicá-las. Acesse latex.prof-edigleyalexandre.com

‣ Leia sobre o motivo da troca do sistema de comentário deste blog.

‣ Leia a política de comentários do blog.



Scroll to Top