06 agosto 2012

Viagem da Terra a Marte [espiral logarítmica]


Na madrugada desta segunda-feira (06/08), horário de Brasília, acompanhei a transmissão ao vivo juntamente com o  Doutor e Mestre em Física Nuclear, Alberto Lozéa, via Facebook, a chegada do jipe-robô, que tem seis rodas e pesa uma tonelada, pousando perfeitamente em Marte, para delírio dos cientistas da NASA.


[Vídeo incorporado de youtube.com/user/johnnythegeek1]

É fantástico observar o que um trabalho em equipe durante 8 anos, é capaz de produzir resultados incríveis. Matemáticos, físicos, programadores e cientistas de diversas áreas trabalhando em conjunto para um bem comum.

Como professor de Matemática, sempre levo o tema para a aplicação matemática, mostrando todo o seu poder. Pesquisando sobre o termo 'Marte' na internet encontrei um ótimo texto que mostra bem, como a Matemática exerce função primordial ao lançar uma sonda para explorar outros planetas com extrema precisão.

O texto não aborda a viagem da sonda Curiosity até Marte, mas lendo-o perceberá o quanto a Matemática é importante e indispensável.

No texto é abordado tópicos e exemplos comparativos entre a Terra e Marte sob alguns aspectos:

  • Posição, velocidade e aceleração em coordenadas polares
  • A espiral logarítmica
  • Equações de movimento
  • Velocidade da nave espacial
  • Força de empuxo sobre a nave espacial
  • O tempo de viagem

Equações diferenciais complexas, muita trigonometria e imagens, mostram como a Matemática se aplica perfeitamente.
Viagem da Terra a Marte [espiral logarítmica]
Espiral logarítmica

Acesse o link direto www.sc.ehu.es para ler o texto na íntegra, que está em espanhol/catalão. A linguagem matemática é bem avançada. Objetivo de compartilhar esse link é de apenas mostrar a beleza infinita da Matemática que nos rodeia e que ultrapassa as fronteiras do nosso planeta.

Espero que apreciem essa dica de leitura.

Eis a Curiosity.

Curiosity

Fontes para leitura:



Google+
Twitter
Facebook

ARTIGOS RELACIONADOS



SOBRE O AUTOR

Edigley Alexandre é graduado em Matemática pela UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação. Já foram publicados artigos no blog.

FacebookTwitter Google+LinkedInPinterestTumblr

Diário Escolar 2014. Versão online para o Google Drive
Curso online: Informática na Educação