$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Viagem da Terra a Marte [espiral logarítmica]

COMPARTILHE:

Na madrugada desta segunda-feira (06/08), horário de Brasília, acompanhei a transmissão ao vivo juntamente com o Doutor e Mestre em Física Nuclear, Alberto Lozéa, via Facebook, a chegada do jipe-robô, que tem seis rodas e pesa uma tonelada, pousando perfeitamente em Marte, para delírio dos cientistas da NASA.

Na madrugada desta segunda-feira (06/08/12), horário de Brasília, acompanhei a transmissão ao vivo, a chegada do jipe-robô, que tem seis rodas e pesa uma tonelada, pousando perfeitamente em Marte, para delírio dos cientistas da NASA.


[Vídeo incorporado de youtube.com/user/johnnythegeek1]

É fantástico observar o que um trabalho em equipe durante 8 anos, é capaz de produzir resultados incríveis. Matemáticos, físicos, programadores e cientistas de diversas áreas trabalhando em conjunto para um bem comum.

Como professor de Matemática, sempre levo o tema para a aplicação matemática, mostrando todo o seu poder. Pesquisando sobre o termo 'Marte' na internet encontrei um ótimo texto que mostra bem, como a Matemática exerce função primordial ao lançar uma sonda para explorar outros planetas com extrema precisão.

O texto não aborda a viagem da sonda Curiosity até Marte, mas lendo-o perceberá o quanto a Matemática é importante e indispensável.

No texto é abordado tópicos e exemplos comparativos entre a Terra e Marte sob alguns aspectos:
  • Posição, velocidade e aceleração em coordenadas polares
  • A espiral logarítmica
  • Equações de movimento
  • Velocidade da nave espacial
  • Força de empuxo sobre a nave espacial
  • O tempo de viagem

Equações diferenciais complexas, muita trigonometria e imagens, mostram como a Matemática se aplica perfeitamente.
Viagem da Terra a Marte [espiral logarítmica]
Espiral logarítmica

Acesse o link direto www.sc.ehu.es para ler o texto na íntegra, que está em espanhol/catalão. A linguagem matemática é bem avançada. Objetivo de compartilhar esse link é de apenas mostrar a beleza infinita da Matemática que nos rodeia e que ultrapassa as fronteiras do nosso planeta.

Espero que apreciem essa dica de leitura.

Eis a Curiosity.

Curiosity

Fontes para leitura:

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Viagem da Terra a Marte [espiral logarítmica]
Viagem da Terra a Marte [espiral logarítmica]
Na madrugada desta segunda-feira (06/08), horário de Brasília, acompanhei a transmissão ao vivo juntamente com o Doutor e Mestre em Física Nuclear, Alberto Lozéa, via Facebook, a chegada do jipe-robô, que tem seis rodas e pesa uma tonelada, pousando perfeitamente em Marte, para delírio dos cientistas da NASA.
https://i.ytimg.com/vi/34voepoD_8Y/hqdefault.jpg
https://i.ytimg.com/vi/34voepoD_8Y/default.jpg
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/08/viagem-da-terra-a-marte-espiral-logaritmica.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/08/viagem-da-terra-a-marte-espiral-logaritmica.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar