Organizar um cronograma de estudos específico para uma disciplina, uma agenda de eventos da escola, reuniões pedagógicas, agenda de avaliações por turma em cada bimestre, são apenas algumas situações onde uma boa organização faz toda a diferença.
Se você é estudante de Ensino Fundamental ou Médio, um universitário ou professor em qualquer nível, tem a consciência de que organizar suas tarefas escolares é fator primordial para o melhor desenvolvimento e agilidade em suas pesquisas e ensino. Neste artigo aprenderá como criar, personalizar e compartilhar uma Agenda digital da Google.

Como usar o Google Agenda para organizar suas tarefas escolares

O Google Agenda é um dos produtos que mais uso, pois se trata de uma ferramenta extremamente útil para professores e estudantes. Uma das suas funções é de avisar sobre um evento que irá acontecer, enviando um SMS através da sua operadora para um celular ou sincronizar com o seu smarthphone. Mostrarei como  criar e configurar toda a agenda em passos detalhados.

Organizar um cronograma de estudos específico para uma disciplina, uma agenda de eventos da escola, reuniões pedagógicas, agenda de avaliações por turma em cada bimestre, são apenas algumas situações onde uma boa organização faz toda a diferença.

Acompanhe os passos a seguir para criar sua agenda e publicar os eventos da sua escola ou universidade.

Primeiros passos

Faça login em sua conta do Google ou acesse o endereço https://www.google.com/calendar/ e use o seu login do Google para criar uma agenda, ou acessar uma agenda já criada.

Caso nunca tenha usado o Google Agenda, a primeira tela que verá ao acessar o endereço acima, será como a mostrada na imagem abaixo.

Bem vindos ao Google Agenda
Escolha o idioma clicando na lista suspensa e clique em Próximo: Definir horário.

Na próxima tela escolha o país e fuso horário da sua região. Em seguida clique Próximo: Receba lembretes sobre os eventos.

Selecione o seu fuso horário

A próxima tela mostrará como configurar o recebimento de avisos sobre eventos agendados, para o seu e-mail, Popup ou SMS. Você poderá alterar o tempo que deve ser avisado em cada uma das opções, apenas marcando-as. Para ser avisado sobre eventos via celular ou smartphone, marque a opção SMS e informe o  seu número no seguinte formato: 558412345678 (55 é o código do Brasil, os dois números seguintes o código do estado, seguido pelo número do celular. Tudo sem traços).

Receba lembretes sobre os eventos

Operadoras de celular compatíveis

Se você deseja ativar o recurso de SMS do Google Agenda, verifique abaixo se sua operadora está listada no nome de seu país. Depois, siga as instruções nesta página para obter seu código de verificação e registrar seu número de telefone.
  • Amazonia Celular
  • Brasil Telecom
  • Claro Nacional
  • CTBC
  • Oi
  • Nextel
  • Sercomtel
  • TIM Brasil
  • Viva Minas
  • Vivo
Ao clicar no botão Enviar Código, o Google lhe enviará um SMS para o número de celular informado, com o código de confirmação que contém 6 algarismos. Você verá a seguinte tela.

Receba lembretes sobre os eventos
Após ter recebido do Google o código de confirmação, insira-o no campo correspondente a ele e clique no botão Confirmar código. Fazendo isso verá a tela como mostra a imagem abaixo.

Receba lembretes sobre os eventos
Agora escolha o tempo de antecedência para ser avisado via SMS. Clique em Próximo: Sincronize com o seu celular. Verá a seguinte tela após este passo.

Atualização:

As notificações por SMS não estão mais disponíveis. Desde 3 de julho de 2015, as notificações por SMS do Google Agenda não estarão mais disponíveis. Caso você tenha ativado as notificações por SMS, verá as notificações dos seus eventos em pop-ups:
  • No seu dispositivo móvel, se você tiver um aplicativo de agenda, como o Google Agenda para Android ou iPhone.
  • No navegador do computador, se o Google Agenda estiver aberto. Saiba mais sobre as notificações.

Observação: as notificações por SMS continuarão disponíveis para os clientes do Google Apps for Work, Education e Government.

Leve a sua agenda com você
Clique em Comece a usar o Google Agenda. De imediato abrirá a sua agenda padrão (que não pode ser deletada), mostrada na seguinte tela.

Configure a sua agenda

Este é o botão de acesso à todas as configurações da sua agenda. Clique nele e em seguida na opção Configurações (talvez aparece a opção Configuração do Google Agenda). Todas as configurações são simples de realizar.

Em Configurações da Agenda, no menu Geral, faça todas modificações de acordo com o seu desejo. Clique em qualquer imagem abaixo para ampliar.

Configurações da Agenda - Menu Geral
Configurações da Agenda - Menu Geral
Configurações da Agenda - Menu Geral

Feito as alterações, clique no botão Salvar.

Ainda em Configurações da Agenda, clique no menu Agendas. Neste menu estão as duas agendas padrões criadas pelo Google (uma com o seu nome  e outra chamada de Terefas). Para editá-las, clique nos links correspondentes a cada uma.

Abrindo uma de suas agendas, verá a seguinte tela.

Configurações da Agenda - Menu Agenda

Detalhes da agenda, Compartilhar esta agenda e Lembretes e notificações, são os menus que aparecem em cada agenda.

No primeiro menu (Detalhes da agenda), você poderá modificar o nome da sua agenda, a descrição, local e o fuso horário. O código de incorporação da agenda é oferecido também. Basta copiar o código e colar em seu blog ou site, de acordo com largura e altura do seu layout.

Alterações para o código de incorporação
width: largura da agenda
height: altura da agenda

No próximo menu (Compartilhar esta agenda), você tem a opção de torná-la a agenda pública ou compartilhá-la para pessoas específicas através do e-mail. Veja a tela abaixo.

Informações da agenda - Compartilhar agenda
Feitas as alterações, clique em Salvar.

Em Lembrete e notificações, você fará as modificações para receber os avisos dos eventos agendados diretamente no seu e-mail, popup, ou SMS. A imagem abaixo mostra como marquei as opções de acordo com a minha preferência.

Informações da agenda - Lembretes e notificações

Após fazer as alterações, clique no botão Salvar.

Ao salvar estas alterações, automaticamente você voltará para o menu anterior. No menu Configurações de celular, não há nada a ser mudado. Apenas verifique se o seu celular foi configurado corretamente. Veja a tela abaixo.

Configurações da agenda - Celular

No menu seguinte, em Labs, você poderá testar novas funcionalidades do Google, que podem ser integradas à sua agenda.

Criando um evento

Agora é hora de criar e personalizar os seus eventos. Acesse sua agenda e clique uma vez numa data qualquer.

Criando um evento

Clicando em uma data qualquer, a seguinte janela se abrirá para criar um evento. Dê um título ao evento e informe quando começa e termina. A imagem é alto explicativa. Com apenas alguns cliques, é possível criar uma agenda e configurá-la para que receba os avisos de cada evento com antecedência.

Criando um evento


Uma opção interessante que pode ser adicionada aos eventos, é uma vídeo chamada através de um Hangout  do Google+ (o que é um Hangout?).

Sincronizando a agenda com o Smartphone

Esta é a tarefa mais rápida e fácil. Por padrão, a maioria dos smartphones, vem com o aplicativo Google Agenda  (ou Google Calendar) instalado. Clique no link correspondente ao seu dispositivo móvel, para baixar e instalar o app, caso não tenha.

Android | iPhone e iPad


Uma outra opção é sincronizar seus e-mails, agenda e contatos com o Google Sync (Google Sincronizar).

Você prefere uma agenda digital ou a convencional em papel?
Você prefere uma agenda digital ou a convencional em papel? Cada um tem as suas preferências independentemente das facilidades que cada tipo de agenda possa oferecer. Particularmente, os produtos da Google é uma "mão na roda" em quase todas as atividades que desempenho dentro da minha profissão.

Além das suas próprias agendas, você poderá seguir agendas criadas publicamente por outras pessoas. Por exemplo, o feriados do ano. Se você não tem uma boa memória, crie uma agenda com as datas dos aniversários de seus amigos.  

Há várias possibilidades, só depende de suas ideias.
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.

  • Seu comentário não será publicado se não tiver relacionado com este artigo.
  • Não é permito linguagem imprópria e/ou escrita totalmente em caixa alta (Caps Lock)
  • Não inclua links em seus comentários se eles não forem contextualizados com este artigo.
  • A partir de hoje (26/04/16) não será mais publicado comentário de autor anônimo.
  • Você pode escrever em $\LaTeX$, mas somente com o Blogger. Saiba mais em latex.prof-edigleyalexandre.com.
  • Leia a política de comentários do blog.

Comente este artigo:

2 comentários:

  1. Eu venho usando e recomendo. Colegas de um mesmo grupo podem compartilhar suas agendas para facilitar a marcação decreunioes e outros eventos. É muito bom!
    $\int_a^b dx$

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alf!

      É verdade. A sua agenda pode ser privada, pública ou compartilhada para um grupo de pessoas de mesmo interesse.

      Abraço!

      Excluir