As possibilidades do uso do Google Drive em suas tarefas docentes só dependem de um pouco de sua criatividade em aplicar corretamente esta ferramenta. O Google Drive não é apenas um HD virtual para guardar documentos, planilhas, imagens, vídeos e etc., ele é muito mais do que isso.
As possibilidades do uso do Google Drive em suas tarefas docentes só dependem de um pouco de sua criatividade em aplicar corretamente esta ferramenta. O Google Drive não é apenas um HD virtual para guardar documentos, planilhas, imagens, vídeos e etc., ele é muito mais do que isso.

Continue lendo, assista os vídeos e saiba como utilizar o Google Drive para aumentar e agilizar a produtividade de suas tarefas, criar documentos colaborativos em tempo real e evitar dores de cabeça com pendrive infectado com vírus. Você ganha e seus alunos também.

Sofria muito na época em que usava pendrive, mesmo que o sistema operacional que uso seja o Linux. Por que? Como a escola que trabalho ainda não era conectada com a internet, a única forma de enviar os arquivos era entregar meu pendrive com avaliações digitadas, planejamentos e demais documentos.

Entregar tudo prontinho em um pendrive é uma sensação de alívio não é mesmo? Arquivos guardados no HD do notebook e também no pendrive. Que maravilha!

Como o Google Drive pode ajudar nas minhas tarefas docentes?
Imagem: Google+

Mas nem tudo são flores... Leia o post Dicas para não depender de um pendrive e entenda. Leu o post? Foi depois desta horrível experiência que passei a usar HDs virtuais e a minha opção número 1 é o Google Drive.

Aumentando e agilizando a produtividade

Guardar arquivos, todos os discos virtuais fazem isso. O Google Drive se diferencia dos demais porque ele, além de armazenar arquivos de todos os tipos, também oferece um pacote de aplicativos para a criação e edição de textos, planilhas, apresentações em slides, desenhos e conectar aplicativos interativos através do Google Chrome.

Aumentando e agilizando a produtividade
Amplie a imagem

Quer saber mais como melhorar a sua produtividade usando o Google Drive? Leia o artigo Qual o futuro que a tecnologia pode trazer para a sala de aula? Nele escrevi sobre noções básicas de Cloud Computing (computação em nuvem) e seus benefícios, as características do Google Drive para a criação e aplicação de um ambiente escolar; e quais ferramentas melhor se encaixam para estas atividades.

Colaboração em tempo real

A criação, edição e compartilhamento de documentos em tempo real é um ótimo recurso que poucos professores e estudantes usam ou não conhecem sua existência no Google Drive.

Imagine uma tarefa grupal que deve ser realizada sobre um determinado tema. Imagine na impossibilidade de o grupo se reunir fisicamente em algum local. Pensou?

Criar documentos colaborativos com um grupo de pessoas é uma ótima alternativa quando não se pode marcar um encontro físico. É apenas um exemplo comum. Assista o vídeo abaixo e entenda sobre as principais funções e vantagens de usar o Google Drive para criar documentos colaborativos.


[Vídeo incorporado do canal SafeTec] | Visite o site da empresa.

Este canal é um dos melhores que encontrei e que mostra facilmente como utilizar e potencializar o uso do Google Drive para quaisquer tarefas. Para a Educação é uma das aplicações que você pode implementar.

Assista mais vídeos:
E muito mais.

Aniversário da Google

Além das ricas dicas que este post compartilha, é também uma simples comemoração aos 16 anos da Google, que será amanhã (27/09). Como bom fã da Google, compartilharei uma série de postagens na página do blog no Facebook e demais redes sociais durante o dia todo. Serão postagens que escrevi para o blog sobre dicas de produtos da Google voltados para a Educação, como: aplicativos para Android, aplicativos e extensões para o Chrome, como pesquisar e fazer cálculos e gráficos via Google Search; como usar o Google Agenda nas tarefas escolares e mais.

Concluindo

Como já enfatizei, suas aplicações só dependem de sua criatividade em como utilizar o Google Drive e os aplicativos integrados a ele, em suas tarefas como professor de qualquer disciplina ou se você é estudante de qualquer nível.

Em minhas atividades docentes não utilizo mais pendrives ou HD externos. Todas as minhas tarefas são criadas, armazenadas e compartilhadas com o Google Drive e sincronizadas com o meu dispositivo móvel ou Google Chrome para desktop. Para tarefas simples, não há a necessidade de uma conexão de internet de banda larga ultra rápida, o que não lhe impede de começar a utilizá-lo.

Você utiliza o Google Drive para o gerenciamento de suas tarefas docentes/discentes? Conte sua experiência nos comentários deste artigo.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários:

  1. Boa dicas.. sempre uso o Google drive mas minhas atividades.. e super recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucinalva!

      Não vivo sem ele. (risos).

      Abraço!

      Excluir