Diário Escolar 2015 está pronto e mais simples de utilizar. Além da versão para Excel e Google Drive, agora também está disponível para LibreOffice Calc.
O Diário Escolar 2015 já está pronto desde o final de fevereiro (tinha prometido até março). Não publiquei porque ainda faltava gravar os videos-desktop mostrando o funcionamento das planilhas no Microsoft Excel, LibreOffice Calc e Google Drive. Por mais intuitiva que seja o diário, sabemos que existem professores que não tem habilidades prontas com esta ferramenta.

A versão 2014 do Diário Escolar já passou dos 6.675 downloads e continuará disponível para download. Será obtido juntamente com a versão 2015.

Lançado Diário Escolar 2015 - Para Excel, LibreOffice Calc e Google Drive

Antes de assistir os vídeos sobre o novo diário, por favor, reserve um tempinho para ler as informações abaixo.

Leia com atenção

  1. Assinar o blog não é uma obrigação. Esta é uma forma de agradecer aos assinantes/leitores que acompanham o blog todos os dias. Entenda como uma espécie de presente.
  2. O diário só pode ser obtido mediante a assinatura do feed do blog. Este procedimento é automático quando se inscreve no blog com o seu endereço de e-mail.
  3. Portanto, não envie e-mail (comentários ou mensagens) pedindo o diário. Eles não serão respondidos. 
  4. Você não é forçado a assinar o blog, visto que sua assinatura só será confirmada se você quiser. Ou seja, você baixa o diário sem precisar confirmar a assinatura.
  5. Quem já é assinante ativo (assinaturas confirmadas) do blog, receberão o diário 2015 no e-mail que informou quando se inscreveu. 
  6. Aos novos assinantes, repito: "assinou", recebeu! É automático. Confirmar a assinatura para receber as atualizações, promoções e novidades sobre Matemática e Educação Matemática, é uma escolha sua.
  7. Toda semana eu baixo o diário e testo cada planilha, portanto, verifique o seu sistema antes de reclamar que o diário está corrompido.
  8. O diário não está protegido com senha.
  9. Para Excel, as planilhas foram criadas com o MSOffice 2010.
  10. Para Calc, as planilhas forma criadas com o LibreOffice 4.
  11. Para Google Drive, a planilha enviada foi a do Excel, usando o navegador Google Chrome.

O que significa assinar o blog? E como assinar?

Não é uma assinatura como um jornal ou revista física. Você não pagará nenhum centavo por isso. Assinar o blog, refere-se a seguir o blog através do seu próprio e-mail. 

Informe o seu e-mail que deseja receber as postagens do blog na caixa de inscrição no lado direito desta página. O feed do blog é http://feeds.feedburner.com/edigleyalexandre, use-o para ler artigos em seu leitor de feed preferido ou no seu navegador de internet.

Assista o vídeo mostrando como assinar e baixar o Diário Escolar 2015.



Agora que baixou o Diário Escolar 2015, assista os vídeos abaixo para aprender a usá-lo e imprimi-los, após seu preenchimento. Todas as informações que precisa estão nestes vídeos.

Como preencher seus dados no Diário Escolar 2015?

Assista o passo a passo no vídeo abaixo.

No Microsoft Excel.



No LibreOffice Calc.



No Google Drive.



Em breve gravarei outro vídeo, mostrando como a escola pode gerenciar um diário online e compartilhado para cada professor. Este vídeo tem que conter minha narração para facilitar o entendimento. Por essa razão, tenho que ter mais tempo disponível para essa tarefa.

Como imprimir os diários que foram preenchidos?

Na descrição de cada vídeo acima, tem links para outros vídeos que mostram como fazer essas alterações.

Importante:
Dúvidas sobre as planilhas só serão respondidas neste post no blog ou nos comentários de cada vídeo. Mensagens por e-mail não serão respondidas. 

Se diante de toda essa ajuda ainda não consegue editar o seu diário, entre em contato comigo. Edito a planilha de acordo com o seu interesse, mas isso terá um custo.

Já sou assinante. Como receberei a nova versão?

O Diário Escolar é obtido quando um internauta assina o blog e recebe o link para download imediatamente. Para quem já é assinante, enviarei para o e-mail que cadastrou para assinar o blog. Fique de olho na sua caixa de entrada ou caixa de spam. Todos os dias enviarei um lote de e-mails.

Concluindo

Esta é a última versão que pretendo criar/editar. Infelizmente não sobra muito tempo para esta atividade. Desde fevereiro estas planilhas estão prontas, mas não tinha tempo de gravar esses vídeos-desktop para auxiliar.

Recebo muitos e-mails de professores que trabalham no interior de pequenas cidades, agradecendo pelas planilhas, pois auxilia e agiliza muito em suas tarefas escolares. Fico muito feliz quando consigo ajudar de alguma forma.

Faça bom uso do Diário Escolar Digital.

Licença Creative Commons
Diário Escolar 2015 de Edigley Alexandre está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://diario.prof-edigleyalexandre.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.prof-edigleyalexandre.com/p/contato.html.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

35 comentários:

  1. Gostaria de saber como eu baixo o Diario Escolar?Não encontrei o link para dowloand

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marco!

      Leia o post completo ou assista o primeiro vídeo também neste post.

      Um abraço!

      Excluir
    2. não há local para baixar, em que assinar, como diz no post.

      Excluir
    3. Leia o post completo ou assista o primeiro vídeo também neste post.

      Excluir
  2. Não tem na pagina o local para assinar o blog. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antônio!

      Assista o vídeo que há nesta postagem.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Parabens pelo excelente trabalho, apenas uma dúvida as escola que não usa apenas "NOTAS" e tbm "CONCEITOS" A,B e C, tem alguma planilha para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, João!

      Confesso que não sei te passar esta informação. Mas, não duvido que tenha. Vou pesquisar.

      Abraço!

      Excluir
  4. Como faço para baixar? Não sei cm fazer isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o post completo ou assista o primeiro vídeo também neste post.

      Excluir
  5. PARABÉNS PELO TRABALHO! FICOU MUITO BOM! MAS, UMA PERGUNTA: É POSSÍVEL ALTERAR O TIPO, CAMPOS E FORMATO DA PLANILHA? SOU PROFESSOR DA SEDU-ES E AQUI TEMOS UM MODELO DE PLANILHA (DIÁRIO DE CLASSE) QUE É UM POUCO DIFERENTE DO SEU. OBRIGADO E UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fagner!

      A planilha é livre. Edite como achar melhor de acordo com as suas necessidades.

      Um abraço!

      Excluir
  6. Olá professor! Estou encantada com seu trabalho, sempre tive montar planilhas assim já montei algumas parecidas mas não completas como a sua parabéns!!!Gostaria de saber se tem algum tutorial ou mais informações sobre como a escola pode gerenciar um diário online e compartilhado para cada professor e como imprimir as planilhas editadas? Desde já agradeço a atenção!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Aqui mesmo tem algumas informações. Assista aos vídeos, principalmente sobre o Google Drive. Há também alguns artigos em texto que escrevi sobre esse tema.

      Acesse a categoria Google do blog.

      Abraço!

      Excluir
  7. Parabéns! pelo trabalho. Meu município precisa c urgência d um programa de diários escolares .gostaria d saber se usando esse seu se o mesmo vai gerar custo a nossas escolas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gislene!

      O Diário é gratuito e deve ser utilizado e compartilhado assim. Faça bom uso dele.

      Um abraço!

      Excluir
  8. Ola, professor!
    Eu trabalho com ensino médio e tenho nove turmas. Como faço para incluir as n0ve no diário ou tenho que baixar nove diários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sílvia!

      O diário atual é um gerador de diários. Cada diário preenchido e salvo, corresponde a uma turma. Veja os vídeos.

      Abraço!

      Excluir
  9. Boa noite, Edigley!
    Parabéns pelo diário! Muito bom. Acho que baixei algo errado antes, pois as páginas não correspondiam. Agora baixei a certa, só precisa ser liberada para preenchimento. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvia!

      Que bom que deu certo. Se tiver executando a planilha no Excel, basta clicar no botão Habilitar Edição. Ele aparece ao lado de uma mensagem de aviso logo quando abre a planilha.

      Abraço!

      Excluir
  10. Olá, bom dia!

    Parabéns pelo trabalho e muito obrigado por compartilhar. Gostaria de saber se existe uma maneira de gerar, automaticamente o boletim dos estudantes?

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thiago!

      O diário não tem essa função, quem sabe em uma próxima atualização possa pensar em como fazer isso.

      Um abraço!

      Excluir
  11. Percebi que a média do Diário é 7,0... teria como alterar? Algumas escolas possuem média de aprovação 6,0 e até 5,0. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode alterar da forma que achar necessário.

      Excluir
  12. Ola professor eu assinei o blog mas não recebi o link do diario como fazer para acessar novamente o link pois como já assinei não consigo mais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Magno!

      Pesquise no seu e-mail por assunto:Activate your Email Subscription to: Blog Prof. Edigley Alexandre.

      Todos os links estão nessa mensagem.

      Abraço!

      Excluir
  13. Bom dia professor gostei do programa, mais tem como coloca ele para 6 bimestre por que na escola em que eu trabalho fazem 6 avaliação por ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Itamar!

      O diário é gratuito e livre. Você pode fazer a alteração que quiser.

      Abraço!

      Excluir
  14. bom dia professor gostei do programa muito bom seu trabalho, mas tem como coloca ele para um versão de 6 bimestre?
    por que na escola em que eu trabalho, trabalhamos com 6 avaliação por ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Itamar,

      Altere o diário como você quiser.

      Abraço!

      Excluir
  15. Gostaria de saber se é o diário podemos por média ponderada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudio,

      O Diário é gratuito e você pode alterá-lo como quiser de acordo com as suas necessidades.

      Abraço!

      Excluir
    2. Você tem os passos de como fazer o processo ponderado, multiplicando as notas finais dos bimestres por 1, 2, 3 e 4 respectivamente.

      Excluir
    3. Infelizmente não tenho. E estou sem um notebook com Windows, para tentar fazer isso. Na época editava com o outro notebook rodando o Excel. E não tenho outro, apenas esse que roda o Linux.

      Abraço!

      Excluir