Usando o GeoGebra estudantes criam projetos matemáticos baseados em situações da vida real
Quem acessa o blog diariamente sabe que sou um fã e entusiasta do Software Livre, principalmente quando voltados à Educação. E neste caso, o GeoGebra é sem sombra de dúvida um dos melhores softwares educacionais para o ensino de Matemática e de outras disciplinas.

Matemática na vida real com o GeoGebra

Costumo dizer que com um pouco de criatividade e habilidade com a manipulação de applets criados com o GeoGebra, é possível enriquecer as aulas, pesquisas e aprendizados de conteúdos. 

Olha só o que parceiros da comunidade do GeoGebra conseguem realizar em três ótimos projetos usando o GeoGebra o Microsoft Office. Os projetos abordam situações reais usando trigonometria, volume de figuras espaciais (como a bola usada no futebol americano) entre outras situações.


Quando digo parceiros creio que você entendeu. Trata-se da Microsoft através do software Office 365 (suíte de aplicativos por assinatura). E é esta parte que não entendo muito bem - a parceria de um software livre e gratuito com um software pago. 

Enfim, de qualquer a Educação ganha muito com isso. A ideia é ótima e merece ser compartilhada. Os planos de aula estão disponíveis para download, desde que o execute usando OneNote da Microsoft. E é claro, o idioma dos planos estão em inglês. Vale a pena conferir os projetos organizados no OneNote.


[Incorporado do canal Microsoft in Education]

No arquivo do OneNote há links para baixar os applets criados com o GeoGebra. Caso necessite de uma segunda opção para download, use um dos servidores abaixo para baixar o arquivo para o OneNote.

Nome do arquivo: Real-life mathematics with GeoGebra.onepkg
Tamanho: 31,31 MB

Mega
Mega
4Shared
4Shared
Dropbox
Dropbox
Google Drive
Google Drive
Box
Box

Este vídeo foi produzido por três alunos do professor de Matemática Kurt Söser em associação com o Microsoft Innovative Educator no HAK Steyr (Áustria).

Vamos nos inspirar!

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.
O MathJax CDN foi fechado em 30 de abril de 2017. Uma alternativa de provedor para o MathJax foi utilizada. Caso apareça o erro [Math Processing Error] em algumas postagens com simbologia matemática, entre em contato com o blog informando. Saiba mais. Ver exemplo de postagem com Latex usando o MathJax.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.

  • Seu comentário não será publicado se não tiver relacionado com este artigo.
  • Não é permito linguagem imprópria e/ou escrita totalmente em caixa alta (Caps Lock)
  • Não inclua links em seus comentários se eles não forem contextualizados com este artigo.
  • A partir de hoje (26/04/16) não será mais publicado comentário de autor anônimo.
  • Você pode escrever em $\LaTeX$, mas somente com o Blogger. Saiba mais em latex.prof-edigleyalexandre.com.
  • Leia a política de comentários do blog.

Comente este artigo:

2 comentários:

  1. Thanks for sharing this to the world! I am very proud of my students in the video and I really love how the showed their and our ideas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello, Kurt!

      I was very happy to see you commenting here.

      Really the projects carried out by his students are amazing and deserve to be shared. I am sure it is the influence of a great teacher of Mathematics.

      I applaud them for their work.

      A hug!

      ========================================

      Olá, Kurt!

      Fiquei muito feliz em vê-lo comentando por aqui.

      Realmente os projetos realizados por seus alunos são incríveis e mereciam ser compartilhados. Tenho a certeza que é a influência de um grande professor de Matemática.

      Te parabenizo por seus trabalhos.

      Um abraço!

      Excluir