O objetivo principal ao desenvolver as atividades foi determinar uma maneira de calcular volume de sólidos de revolução quaisquer, sem utilizar conceitos de Cálculo Diferencial e Integral ou utilizando as formas clássicas de cálculo de volume.
Não é novidade que sou um entusiasta do GeoGebra, um dos melhores e mais premiados softwares educacionais do mundo. Sempre quando sobra um tempinho leio ou assisto materiais sobre o tema. E quando me agrado do que li ou assisti, sinto-me na obrigação de compartilhar aqui. O papel desse blog também é divulgar a Matemática em seus diversos contextos.

O artigo que li e que encheu os meus olhos foi escrito por Sérgio Dantas e Carmem Vieira, publicado no Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Maria (RS). O Sérgio Dantas é um dos grandes contribuidores na divulgação da implementação do GeoGebra nas aulas de Matemática no Brasil, sendo também um dos responsáveis do Instituto GeoGebra de São Paulo.

Regularmente ministra um curso de GeoGebra a distância, da qual sempre faço questão de divulgar aqui. Leia mais em Lançado edital para o Curso de GeoGebra a distância 2016. Avisarei aqui no blog quando as inscrições para a 12ª edição em 2017 for aberta.

Artigo: Formas de revolução e cálculo de volume usando o software GeoGebra

Atualização (18/03/17)
Lançado edital para a 12ª edição do Curso de GeoGebra a distância.

Título

Formas de revolução e cálculo de volume (Revolution shapes and volume calculation)

Autor(es)

Sérgio Carrazedo Dantas e Carmen Vieira Mathias.

Palavras-chave

volumes, formas de revolução, GeoGebra.

Data do documento

Recebido: 15/03/2015 Aceito: 27/10/2016.

Resumo

Neste trabalho apresentam-se propostas de atividades que podem ser desenvolvidas com alunos do Ensino Médio, para determinar formas de revolução, bem como o volume das mesmas. O objetivo principal ao desenvolver as atividades foi determinar uma maneira de calcular volume de sólidos de revolução quaisquer, sem utilizar conceitos de Cálculo Diferencial e Integral ou utilizando as formas clássicas de cálculo de volume.

Pretende-se, com a abordagem por meio do software GeoGebra, mostrar diferentes maneiras de trabalhar conceitos matemáticos, que em geral não são desenvolvidos em cursos regulares, contribuindo com a disseminação do uso de um recurso tecnológico na resolução de problemas cotidianos ou matemáticos.

Download

Clique no botão abaixo para baixar esse ótimo artigo.

Baixar artigo
Tamanho do documento: 1 MB

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: