Aprenda a Tabuada de forma fácil

O objetivo principal ao desenvolver as atividades foi determinar uma maneira de calcular volume de sólidos de revolução quaisquer, sem utilizar conceitos de Cálculo Diferencial e Integral ou utilizando as formas clássicas de cálculo de volume.
Não é novidade que sou um entusiasta do GeoGebra, um dos melhores e mais premiados softwares educacionais do mundo. Sempre quando sobra um tempinho leio ou assisto materiais sobre o tema. E quando me agrado do que li ou assisti, sinto-me na obrigação de compartilhar aqui. O papel desse blog também é divulgar a Matemática em seus diversos contextos.

O artigo que li e que encheu os meus olhos foi escrito por Sérgio Dantas e Carmem Vieira, publicado no Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Maria (RS). O Sérgio Dantas é um dos grandes contribuidores na divulgação da implementação do GeoGebra nas aulas de Matemática no Brasil, sendo também um dos responsáveis do Instituto GeoGebra de São Paulo.

Artigo: Formas de revolução e cálculo de volume usando o software GeoGebra

Regularmente ministra um curso de GeoGebra a distância, da qual sempre faço questão de divulgar aqui. Leia mais em Lançado edital para o Curso de GeoGebra a distância 2016. Avisarei aqui no blog quando as inscrições para a 12ª edição em 2017 for aberta.

Atualização (18/03/17)
Lançado edital para a 12ª edição do Curso de GeoGebra a distância.

Título

Formas de revolução e cálculo de volume (Revolution shapes and volume calculation)

Autor(es)

Sérgio Carrazedo Dantas e Carmen Vieira Mathias.

Palavras-chave

volumes, formas de revolução, GeoGebra.

Data do documento

Recebido: 15/03/2015 Aceito: 27/10/2016.

Resumo

Neste trabalho apresentam-se propostas de atividades que podem ser desenvolvidas com alunos do Ensino Médio, para determinar formas de revolução, bem como o volume das mesmas. O objetivo principal ao desenvolver as atividades foi determinar uma maneira de calcular volume de sólidos de revolução quaisquer, sem utilizar conceitos de Cálculo Diferencial e Integral ou utilizando as formas clássicas de cálculo de volume.

Pretende-se, com a abordagem por meio do software GeoGebra, mostrar diferentes maneiras de trabalhar conceitos matemáticos, que em geral não são desenvolvidos em cursos regulares, contribuindo com a disseminação do uso de um recurso tecnológico na resolução de problemas cotidianos ou matemáticos.

Download

Clique no botão abaixo para baixar esse ótimo artigo.

Baixar artigo
Tamanho do documento: 1 MB

Informática na EducaçãoMatemática Financeira com HP 12C
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.
O MathJax CDN foi fechado em 30 de abril de 2017. Uma alternativa de provedor para o MathJax foi utilizada. Caso apareça o erro [Math Processing Error] em algumas postagens com simbologia matemática, entre em contato com o blog informando. Saiba mais. Ver exemplo de postagem com Latex usando o MathJax.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.

  • Seu comentário não será publicado se não tiver relacionado com este artigo.
  • Não é permito linguagem imprópria e/ou escrita totalmente em caixa alta (Caps Lock)
  • Não inclua links em seus comentários se eles não forem contextualizados com este artigo.
  • A partir de hoje (26/04/16) não será mais publicado comentário de autor anônimo.
  • Você pode escrever em $\LaTeX$, mas somente com o Blogger. Saiba mais em latex.prof-edigleyalexandre.com.
  • Leia a política de comentários do blog.

Comente este artigo:

0 comentários: