Conta-se que Gauss, quando tinha aproximadamente 9 anos de idade, surpreendeu seu professor. O professor, querendo manter silêncio na sala de aula por longo tempo, pediu aos alunos que somassem todos os números inteiros de 1 a 100
Karl Friedrich Gauss foi um matemático, astrônomo e físico alemão. Conhecido como o príncipe dos matemáticos, muitos o consideram o maior gênio da história da matemática. Seu QI foi estimado por psicólogos de cognição em cerca de 240. Ele viveu de 1777 a 1855.

O cálculo rápido de Gauss

Conta-se que Gauss, quando tinha aproximadamente 9 anos de idade, surpreendeu seu professor. O professor, querendo manter silêncio na sala de aula por longo tempo, pediu aos alunos que somassem todos os números naturais de 1 a 100, isto é,

1 + 2 + 3 + ... + 98 + 99 + 100 = ?

Em alguns segundos Gauss deu a resposta correta com o seguinte raciocínio:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários:

  1. Nossa, lembro que estudei isso na antiga quarta série, hoje 5º ano. Continuo usando esse princípio prático até para provas de vestibular e concursos, é muito prático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Manuka!

      É um probleminha "das antigas" mesmo. O conheci em 2001.

      Abraço!

      Excluir