Esta é uma implementação do ábaco chinês clássico (Suanpan) que tem suas origens no século 12. Ela fornece versões em chinês, japonês, coreano, romano, russo e pode ser modificado para permitir outros idiomas.
Esta é uma implementação do ábaco chinês clássico (Suanpan) que tem suas origens no século 12. Ela fornece versões em chinês, japonês, coreano, romano, russo e pode ser modificado para permitir outros idiomas. 
Xabacus - Simulação de uma calculadora antiga

As operações básicas do ábaco são adição e subtração. A multiplicação pode ser feita mentalmente multiplicando os dígitos e adicionando os resultados intermediários no ábaco. Divisão seria semelhante onde os resultados intermediários são subtraídos. Existem técnicas como usar o polegar e o indicador que não se aplica com o mouse. Além disso, com a multiplicação, pode-se realizar cálculos sobre diferentes partes do ábaco para o trabalho do zero.

Se quiser ver a versão Java do programa, acesse e faça suas contas no próprio navegador, acessando www.tux.org.

DOWNLOAD

Diretório Original

Dropbox

4shared

ou via Central de Programas do Ubuntu


Todos os arquivos estão compactados no formato .zip.

Tamanho: 483KB
Versão: 7.6-1
Licença: Código aberto

Mais informações leia o Manual do Xabacus.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: