Sabemos que em uma única jogada, a dama do xadrez pode caminhar qualquer número de casas em linha reta — na vertical, horizontal ou diagonal (a medida que outra peça a interrompa, mas vamos ignorar essa possibilidade nesse problema).
Sabemos que em uma única jogada, a dama do xadrez pode caminhar qualquer número de casas em linha reta  na vertical, horizontal ou diagonal (a medida que outra peça a interrompa, mas vamos ignorar essa possibilidade nesse problema).

 Nível: Fundamental/Médio 


Desafios Matemáticos #4


Ela começa na casa D e quer visitar o rei na casa R. No caminho quer visitar todos os seus outros súditos, que vive nas outras 62 casas. Só de passagem, veja bem  ela não precisa parar em casa em casa, mas de fato terá que parar de vez em quando.

Como ela poderá visitar todas as casas e terminar na casa do rei, sem passar por nenhuma casa duas vezes  no menor número de jogadas?

Deixe sua solução nos comentários desse artigo, não esquecendo de mostrar seus cálculos. Não vale apenas deixar um número aqui.

Bom divertimento!
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: