$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Estudo de funções matemáticas usando o Excel [Função Inversa]

COMPARTILHE:

Primeiro artigo da série Estudo de funções matemáticas usando o Excel. Função Inversa.

Este post é destinado a professores e alunos e visa demonstrar a utilidade do Excel, no estudo de funções matemáticas estudadas no Ensino Fundamental II, Médio e porque não, Superior. É óbvio que necessitará ter o Office 2007 ou superior instalado na sua máquina para construir seus gráficos. Não é preciso ser um "fera" em Excel para começar os seus trabalhos.

Estudo de funções matemáticas usando o Excel [Função Inversa]

Mostrarei com o uso desse software, a construção de tabelas de valores e geração de seus gráficos. Com essas dicas é possível entender melhor o comportamento de uma determinada função e seu gráfico. Demonstrarei os tipos de funções como: Função Inversa, Função Irracional, Função Modular, Função Exponencial, Função Logarítmica, Função do 2º Grau, seus respectivos domínios e exemplos de gráficos.

O tipo de gráfico usado, é o de dispersão XY com linhas retas e marcadores.

Esse é o primeiro post, trabalhando com a Função Inversa. É necessário algumas dicas, mesmo sendo bem intuitivas, mostrando um passo a passo na construção para cada tipo de função, evitando assim um longo artigo.

FUNÇÃO INVERSA


Vale lembrar que, para melhor compreensão, é importante dominar os conceitos de Conjuntos Numéricos e suas relações, tipos de funções, etc. O post se restringe a explorar um recurso tecnológico para implementar as aulas de Matemática e também ajudar o aluno a explorar dúvidas quanto ao esboçamento de gráficos.

Vamos usar a seguinte função para exemplificar a construção do gráfico.

  • Domínio: D = R - {0} (Todos os valores reais menos o zero).
  • Gráfico: Hipérbole.

Siga os seguintes passos:

1º) Abra uma planilha vazia no Excel. (Estou usando a versão 2010).

2º) Construa uma tabela, com três colunas.

3º) Nomeie as colunas como mostra a imagem.

4º) Insira os valores para a coluna "CONSTANTE" e a coluna "X".

5º) Na primeira célula da coluna "y=1/x", insira a seguinte fórmula: =(A3/B3) (Essa fórmula calcula a divisão de 1 por x, de acordo com cada entrada nas células)

6º) Para evitar de ficar digitando todas as entradas de fórmulas em cada célula (na coluna "y=f(x)"), passe o cursor do mouse no canto inferior direito da primeira célula com a fórmula, clique, segure e arraste para baixo até a última célula. 

Dessa maneira copiará todas as células automaticamente na coluna. Caso use o Office 2007 ou 2010 (não sei se mostra em versões anteriores), perceberá um cruz de cor preta quando passar o cursor do mouse como especificado no 6º) passo.

Estudo de funções matemáticas usando o Excel [Função Inversa]
GRÁFICO ERRADO - AMPLIE A IMAGEM
Observe que o gráfico acima está esboçado de forma errada. A solução que encontrei foi deixar uma linha vazia entre os números 1 e -1. 

Estudo de funções matemáticas usando o Excel [Função Inversa]
GRÁFICO CORRETO - AMPLIE A IMAGEM
Uma particularidade da função inversa é que seus gráficos são sempre simétricos. É notável no gráfico acima. Torna-se fácil manipular algumas funções matemáticas e inseri-las em células, para observar a comportamento desses gráficos.

Se você já tem um mínimo de habilidade com o Excel, ficará fácil desenvolver outras tabelas.

Próximo post: Um exemplo com uma Função Irracional.

Todos os arquivos para download.

Aguarde o carregamento das planilhas.

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Estudo de funções matemáticas usando o Excel [Função Inversa]
Estudo de funções matemáticas usando o Excel [Função Inversa]
Primeiro artigo da série Estudo de funções matemáticas usando o Excel. Função Inversa.
http://1.bp.blogspot.com/--SGjsZCWBi4/Tjx9P5IMfhI/AAAAAAAABjM/rN3PkwGbYCY/s640/Fun%25C3%25A7%25C3%25A3oInversaPostTitulo.png
http://1.bp.blogspot.com/--SGjsZCWBi4/Tjx9P5IMfhI/AAAAAAAABjM/rN3PkwGbYCY/s72-c/Fun%25C3%25A7%25C3%25A3oInversaPostTitulo.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2011/08/estudo-de-funcoes-matematicas-usando-o.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2011/08/estudo-de-funcoes-matematicas-usando-o.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar