Um estudo feito por psicólogos de uma universidade americana mostrou que a habilidade com matemática pode ser de nascença. Isso significa que uma pessoa pode simplesmente nascer com um “senso” para os números.
Um estudo feito por psicólogos de uma universidade americana mostrou que a habilidade com matemática pode ser de nascença. Isso significa que uma pessoa pode simplesmente nascer com um “senso” para os números.
Habilidade em matemática pode ser de nascença

A pesquisa, divulgada pelo jornal “The Telegraph”, do Reino Unido, utilizou 200 crianças em idade pré-escolar (entre 3 e 5 anos de idade). Elas passaram por diversos testes, envolvendo ou não cálculos aritméticos ou mesmo com símbolos.


Em um dos exames, foi solicitado que elas dissessem, em um universo com bolinhas azuis e amarelas, qual cor estava em maior quantidade –sem que fizessem as contas. As crianças que tiveram melhor desempenho neste teste eram também as que foram melhor nos testes que exigiam contas. Isso, dizem os pesquisadores, mostra que ser bom em matemática pode ser de nascença, já que elas não tiveram nenhum “preparo” anterior na disciplina.

Segundo a pesquisadora Melissa Libertus, o resultado é uma “surpresa”. “A relação entre ‘senso numérico’ e habilidade em matemática é importante e intrigante. Pensava-se que a habilidade seria altamente dependente da cultura e da língua e levaria anos para ser aprendida. Uma relação [entre ‘senso’ e matemática] é surpreendente e levanta muitas questões”, disse a psicóloga ao “Telegraph”.

Extraído originalmente de noticias.uol.com.br/educacao.

O título ainda sugere dúvida. Me permita uma historinha. Quando eu estava na 5ª série (hoje 6º ano), fiz uma avaliação de Matemática e tirei nota 0,0 (zero). Assunto: as quatro operações. Alguém poderia apontar os motivos desse meu resultado? Não lembro bem o que mudou em mim ou o que a escola fez para mudar meu quadro de aprendizagem, só sei que alguns anos depois me tornei em um professor de Matemática e com muito orgulho. Todos os dias leio teorias e mais teorias, pesquisas e mais pesquisas sobre os porquês do baixo aprendizado dos alunos na disciplina de Matemática. O pedagogos são os que apontam, os mais diversos caminhos, mas nunca chegam num ponto em comum. Solução que é bom, nada!
Eu acredito que o conhecimento pode ser construído aos poucos, mesmo se o aluno tem uma capacidade inferior aos demais colegas. Autor do blog.
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: