Penúltimo artigo da série Estudo de funções matemáticas usando o Excel. Função Logarítmica.
Agora sim chegamos ao penúltimo post da série Estudo de funções matemáticas usando o Excel. Tinha me equivocado no post anterior, quando publicava o link no Twitter. Creio, que, quem acompanha desde o primeiro post, já consegue "desenrolar" os outros sem nenhuma ajuda.

Estudo de funções matemáticas usando o Excel [Função logarítmica]

Este é o quinto artigo onde mostro como aplicar os recursos desse software poderoso às aulas de Matemática ou simplesmente para estudos particulares.

As instruções básicas podem ser vistas no primeiro post dessa série visitando o link acima.

FUNÇÃO LOGARÍTMICA


Domina bem esse conteúdo? Espero que sim, pois estes posts dedicam apenas a explorar um recurso tecnológico para implementar as aulas de Matemática e também ajudar o estudante a esclarecer dúvidas quanto a construção de gráficos, assim como o seu comportamento. Então relembro que é importante dominar os conceitos e definições de conjuntos numéricos e suas relações, funções matemáticas, etc.

Vamos usar a seguinte função para exemplificar a construção do gráfico.

  • Domínio: D = R* (Qualquer valor real menos o zero).

Igualmente a função exponencial, a função logarítmica é muito fácil de construir, pois já conta uma função própria no Excel.

CONSTRUINDO A TABELA


1º) Abra uma planilha vazia no Excel. (Estou usando a versão 2010).

2º) Construa uma tabela, com 2 colunas.

3º) Nomeie as colunas como: Valores de x | f(x) = log2 x nessa ordem. (log2 x lê-se: logarítimo de 2 na base x)


INSERINDO FÓRMULA/COMANDO

Siga assim:

4º) Preencha a coluna Valores de x, com valores de 1 a 10. (ao seu critério)

5º) Na primeira célula (B3) da coluna f(x) = log2 x, insira a fórmula =LOG(A3;2). Onde 2 á base e A3 é número atribuído à função. Na função exponencial seria: =POTÊNCIA=(2;A3). Onde 2 é a base e A3 o expoente. Pois, como sabemos, a função logarítmica é a inversa da exponencial.

Para evitar de ficar digitando todas as entradas de fórmulas na coluna f(x) = log2 x, passe o cursor do mouse no canto inferior direito da célula B3, clique, segure e arraste para baixo até a última célula, no caso, até B13.

As células podem mudar de acordo com a que você escolheu.

Dessa maneira copiará todas as células automaticamente na coluna. Caso use o Office 2007 ou 2010 (não sei se mostra em versões anteriores), perceberá um cruz de cor preta quando passar o cursor do mouse como especificado no 5º) passo. Quanto ao número de casas decimais fica ao seu critério.



CONSTRUINDO O GRÁFICO


1º) Selecione as colunas Valores de x e depois f(x)= log2 x.

2º) Clique no menu Inserir no Excel. Em seguida clique na seta do botão de gráficos e escolha o tipo de gráfico como sendo: Dispersão XY com linhas retas e marcadores. Gráfico gerado.

Veja a imagem:
Estudo de funções matemáticas usando o Excel [Função logarítmica]
Gráfico da função logarítmica


Estudo de funções matemáticas usando o Excel [Função logarítmica]
Gráfico da função exponencial

Tente construir outros gráficos mudando a base ou o logaritmando.

Próximo post: Um exemplo com uma Função Quadrática.

Todos os arquivos para download

Aguarde o carregamento das planilhas.


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: