Existem algumas perguntas no mundo matemático que ainda causa muitas discussões entre acadêmicos de Matemática, professores e também estudantes de nível fundamental e médio.
Não esperava que, ao digitar no buscador da Google: 0 elevado 0 veria 1. Não sei porque esta expectativa, mas sinceramente não esperava, enfim.

Vamos às polêmicas. Existem algumas perguntas no mundo matemático que ainda causa muitas discussões entre acadêmicos de Matemática, professores e também  estudantes de nível fundamental e médio. Um exemplo seria: zero é par ou ímpar?

$0^{0}$ (lê-se: 0 elevado a 0). Mas por quê? Porque basicamente é mais conveniente. Suponhamos que se $0^{0}=0$, existiria certos teoremas importantes, como por exemplo o Teorema Binomial, que precisaria ser reescrito de forma mais complicada e desconcertado (faltando uma base firme).

Por que zero elevado a zero é igual a 1?

Note que não é nem o caso de deixar $0^{0}=0$ estando em contradição com os teoremas. Não estou afirmando que se trata de um axioma matemático, uma verdade absoluta, mas, realmente faz um pouco de sentido a falta de argumentos para acabar com a polêmica.

O que quero dizer é que algumas demonstrações matemáticas foram baseadas tendo-se por definição o uso de que zero elevado a zero é igual a um, e desfazer isso, contradiria essas demonstrações e forçaria a reescrevê-las. Portanto é mais fácil deixar como estar.

"A escolha não é "certo", é simplesmente bom."(não me recordo o matemático que disse essa frase)

E você, o que pensa a respeito?

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários:

  1. ola eu sou o santos então a minha questão é o seguinte o meu professore ele diz que zero elevado a zero é igual a zero ou um (0 ou 1) tem que ter um porque e eu queria saber qual é esse porque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A potência $0^0$ é chamada também de uma indeterminação. E o caso que resulta em 1 é apenas uma convenção.

      Excluir