Implemente as aulas de Matemática com o LibreOffice Calc

COMPARTILHE:

O objetivo desse post é de compartilhar as mesmas planilhas construídas no Excel 2010, só que agora em outra suite de aplicativos, não menos famosa - o LibreOffice.

Entre os meses de agosto e setembro publiquei uma sequência de 6 posts sobre o Estudo de funções matemáticas usando o Excel. Nesta série de artigos mostrei como implementar as aulas de Matemática fazendo uso do software da Microsoft, o  Excel, esboçando gráficos de funções matemáticas.

Implemente as aulas de Matemática com o LibreOffice Calc

O objetivo desse post é de compartilhar as mesmas planilhas construídas no Excel 2010, só que agora em outra suite de aplicativos, não menos famosa - o LibreOffice (antes BrOffice), que é voltado com mais ênfase para o sistema operacional Linux.

O LibreOffice é um conjunto de aplicativos composto por:
(Os links abaixo mostram a interface de cada programa)

Impress - Editor de apresentações em slides. (equivalente ao PowerPoint)
Writer - Editor de textos (equivalente ao Word)
Calc - Construção de planilhas e gráficos (equivale ao Excel)
Math - Editor de texto matemático (Todas as funções. Contém plugin para Latex)
Draw - Editor de imagens vetoriais.

Por que compartilhar as mesmas planilhas?

Leio muitas desculpas de pessoas na web, e, essas pessoas temem em usar o sistema operacional Linux, porque não tem os respectivos programas equivalentes do Windows (plataforma mais usada no mundo atualmente). Ou, se tem, não são legais, não são fáceis de usar.

Um exemplo curioso é justamente sobre o antigo BrOffice, hoje LibreOffice. A compatibilidade entre estas duas suites de aplicativos era bastante questionada. Falavam-se que um arquivo criado no Excel, não podia ser executado no Calc ou uma apresentação feita no PowerPoint não podia ser executada no Impress e assim por diante. Na verdade algumas configurações ficavam distorcidas, mas nada que não pudesse ser concertado.

Hoje tanto o Excel como LibreOffice evoluíram e muito. A semelhança entre suas funcionalidades é consideravelmente satisfatória. Mas, sabemos que cada pessoa tem suas preferências. O usuários Linux, o LibreOffice e o MSOffice para os usuários do Windows, isso não se discute.

Basta ver as planilhas abaixo:

Compare-as!

Microsoft Excel LibreOffice

Os dois links acima para download trazem na mesma planilha, um conjunto de 6 planilhas referentes aos artigos mencionados no início deste post. O arquivo para o LibreOffice Calc é de extensão .ods e do Microsoft Excel de extensão .xlsx.

As planilhas estão nomeadas assim:
IRRACIONAL, INVERSA, MODULAR, EXPONENCIAL, LOGARITMICA e QUADRÁTICA.

A funcionalidade geral é praticamente a mesma entre os aplicativos. O que difere um pouco são os comandos e funções internas. Faça bom uso das planilhas em suas aulas. 

Recomendável para alunos também, sendo uma boa ferramenta na compreensão de alguns exercícios.

Quer aprender mais sobre o LibreOffice? Baixe o ebook gratuito Calc avançado.

Bons estudos!

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Nome

android,27,aplicações matemáticas,119,Aprender Matemática,30,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,49,Blogger,3,Camisetas de exatas,3,Carl Sagan Day,1,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,102,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,1,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,43,divulgação,60,E-book,4,Editorial,21,educação,106,ENEM,1,ensino,139,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,9,geogebra,78,GifsMatemáticos,5,google,42,história da matemática,40,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,19,iPad,7,iPhone,3,jogos,27,Katex,1,Latex,20,LibreOffice,11,linux,49,Livro GeoGebra,5,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,20,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,23,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,4,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,17,Telegram,8,TexMath,4,TIC,32,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,104,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,30,Youtube,16,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Implemente as aulas de Matemática com o LibreOffice Calc
Implemente as aulas de Matemática com o LibreOffice Calc
O objetivo desse post é de compartilhar as mesmas planilhas construídas no Excel 2010, só que agora em outra suite de aplicativos, não menos famosa - o LibreOffice.
https://2.bp.blogspot.com/-cIOXthtP-ZU/WW_THOGIYAI/AAAAAAAA1fo/_ZJSEj7KkXoLrKzRop6gC8R-9x2F1ZylwCLcBGAs/s1600/implemente-as-aulas-de-matematica-com-LibreOffice-Calc.png
https://2.bp.blogspot.com/-cIOXthtP-ZU/WW_THOGIYAI/AAAAAAAA1fo/_ZJSEj7KkXoLrKzRop6gC8R-9x2F1ZylwCLcBGAs/s72-c/implemente-as-aulas-de-matematica-com-LibreOffice-Calc.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2011/10/implemente-as-aulas-de-matematica-com-LibreOffice-Calc.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2011/10/implemente-as-aulas-de-matematica-com-LibreOffice-Calc.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar