Compartilhe esse artigo:


O objetivo desse post é de compartilhar as mesmas planilhas construídas no Excel 2010, só que agora em outra suite de aplicativos, não menos famosa - o LibreOffice.
Entre os meses de agosto e setembro publiquei uma sequência de 6 posts sobre o Estudo de funções matemáticas usando o Excel. Nesta série de artigos mostrei como implementar as aulas de Matemática fazendo uso do software da Microsoft, o  Excel, esboçando gráficos de funções matemáticas.

Implemente as aulas de Matemática com o LibreOffice Calc

O objetivo desse post é de compartilhar as mesmas planilhas construídas no Excel 2010, só que agora em outra suite de aplicativos, não menos famosa - o LibreOffice (antes BrOffice), que é voltado com mais ênfase para o sistema operacional Linux.

O LibreOffice é um conjunto de aplicativos composto por:
(Os links abaixo mostram a interface de cada programa)

Impress - Editor de apresentações em slides. (equivalente ao PowerPoint)
Writer - Editor de textos (equivalente ao Word)
Calc - Construção de planilhas e gráficos (equivale ao Excel)
Math - Editor de texto matemático (Todas as funções. Contém plugin para Latex)
Draw - Editor de imagens vetoriais.

Por que compartilhar as mesmas planilhas?

Leio muitas desculpas de pessoas na web, e, essas pessoas temem em usar o sistema operacional Linux, porque não tem os respectivos programas equivalentes do Windows (plataforma mais usada no mundo atualmente). Ou, se tem, não são legais, não são fáceis de usar.

Um exemplo curioso é justamente sobre o antigo BrOffice, hoje LibreOffice. A compatibilidade entre estas duas suites de aplicativos era bastante questionada. Falavam-se que um arquivo criado no Excel, não podia ser executado no Calc ou uma apresentação feita no PowerPoint não podia ser executada no Impress e assim por diante. Na verdade algumas configurações ficavam distorcidas, mas nada que não pudesse ser concertado.

Hoje tanto o Excel como LibreOffice evoluíram e muito. A semelhança entre suas funcionalidades é consideravelmente satisfatória. Mas, sabemos que cada pessoa tem suas preferências. O usuários Linux, o LibreOffice e o MSOffice para os usuários do Windows, isso não se discute.

Basta ver as planilhas abaixo:

Compare-as!

Microsoft Excel LibreOffice

Os dois links acima para download trazem na mesma planilha, um conjunto de 6 planilhas referentes aos artigos mencionados no início deste post. O arquivo para o LibreOffice Calc é de extensão .ods e do Microsoft Excel de extensão .xlsx.

As planilhas estão nomeadas assim:
IRRACIONAL, INVERSA, MODULAR, EXPONENCIAL, LOGARITMICA e QUADRÁTICA.

A funcionalidade geral é praticamente a mesma entre os aplicativos. O que difere um pouco são os comandos e funções internas. Faça bom uso das planilhas em suas aulas. 

Recomendável para alunos também, sendo uma boa ferramenta na compreensão de alguns exercícios.

Quer aprender mais sobre o LibreOffice? Baixe o ebook gratuito Calc avançado.

Bons estudos!

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: