Além de oferecer a opção de resolver cálculos através do buscador, agora, quem fizer uma pesquisa no Google por uma equação vai ter acesso também ao gráfico que ela representa.
A gigante de busca atualizou nesta semana uma nova funcionalidade que vai agradar os matemáticos. Além de oferecer a opção de resolver cálculos através do buscador, agora, quem fizer uma pesquisa no Google por uma equação vai ter acesso também ao gráfico que ela representa. [via techtudo.com.br]

Gostou da novidade acima? Tenho certeza que sim. Mas se tratando desse tipo de funcionalidade, não é nenhuma novidade esse novo serviço da Google.

Construa gráficos de funções matemáticas usando o buscador da Google

Já compartilhei outras ferramentas online com essa função, por exemplo o Wolfram|Alpha, da qual já foi citado aqui no blog algumas vezes.


Fiz alguns testes digitando algumas funções matemáticas bem básicas, como uma função do 1º grau, uma do 2º grau, mais uma sendo de grau 3, uma função trigonométrica, uma modular, uma exponencial, uma irracional e uma logarítmica

Os comandos e funções são os mesmos em relação à nomenclatura usada para inserir as funções matemáticas. Veja nas imagens.

Função do 1º grau - y = 2x+4


Função do 2º grau - y = x^2 + 2*x +1

Função de grau 3 - y = x^3 + 2*x +1

Função trigonométrica (seno) - y = sin x



Função modular - y= |x-3|


Função exponencial - y= 2^x


Função irracional - y= sqrt (2x-4)


Função logarítmica - y=log (2x-4)


No techtudo diz que está somente disponível para o Google em inglês, mas aqui foi testado no domínio brasileiro. De qualquer forma é mais uma linda ferramenta da Google que usarei.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: