O Touch Mathematics é uma coleção de visualizações interativas de Matemática, acessível em qualquer dispositivo que pode executar um navegador web e em telas sensíveis ao toque, daí o nome desse software.
Fazer uso de diversas ferramentas tecnológicas associadas à Matemática que auxiliam no aprendizado do estudante nunca é demais. Concorda?

Na época que cursava Matemática na faculdade, ter que entender de Limite, Derivada e Integral, apenas olhando rabiscos horríveis e mal desenhados era tarefa para poucos. Se você é professor ou aluno cursando Cálculo I, II ou III e porque não no Ensino Médio, não deixe de ver essa ferramenta.

Me refiro ao Touch Mathematics. Uma ferramenta perfeita, entre muitas que já compartilhei por aqui, para professores de Cálculo Diferencial e Integral nem se fala. O Touch Mathematics é uma coleção de visualizações interativas de Matemática, acessível em qualquer dispositivo que pode executar um navegador web e em telas sensíveis ao toque, daí o nome desse software.

Não precisa inserir equação alguma, basta apenas movimentar o cursor do mouse em cada função matemática (destacada em várias cores) e em cada gráfico por eles gerados automaticamente.

Touch Mathematics: Matemática interativa a um toque

Touch Mathematics: Matemática interativa a um toque



O projeto é novinho, foi lançado em junho de 2011, é free (gratuito) e open source (código aberto). Foi escrito na linguagem de programação Ruby.

Acesse:
www.touchmathematics.org

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários:

  1. Muito interessante! Não conhecia... Quem dera todos os professores universitários do mundo adotassem ferramentas gráficas como esta. Certamente a compreensão seria facilitada.
    Abraço.
    Pedro R.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedro!

    Por isso que gostava muito mais de Álgebra Linear :D

    Em alguns cursos o calouro se depara com Cálculo já no primeiro período. Logo de cara se vê estudando conceitos nunca visto antes, como Limite por exemplo. Muitas vezes os professores não fazem uso nem de gráfico ou aplicação alguma para facilitar o entendimento.

    Resultado? O desempenho e as frustrações sobre o curso começam.

    Abraço!

    ResponderExcluir