Um matemático organiza uma rifa na qual o prêmio é uma quantidade infinita de dinheiro pago por uma quantidade infinita de tempo.
Um matemático organiza uma rifa na qual o prêmio é uma quantidade infinita de dinheiro pago por uma quantidade infinita de tempo. Claro que, com a promessa de um prêmio como esse, seus bilhetes venderam como pão quente na padaria. Quando o bilhete premiado foi sorteado, e o vencedor foi reclamar seu prêmio, o matemático explica o modo de pagamento: "1 real agora, 1/2 reais na próxima semana, 1/3 reais na outra semana, 1/4 reais na próxima..."
Piadas matemáticas #13

Não precisa ser bom em Matemática para entender a piadinha. Basta imaginar que a quantia que o "sortudo" irá levar é a soma:


Quanto maior o denominador nas frações, menor vai ser a soma. Essa piadinha é inspirada nas séries infinitas. Se quiser se aprofundar e obter mais informações visite esses links relacionados enviados por alguns amigos:

  • Blog Fatos Matemáticos:
Calculando Somas Através da Derivada
Uma Identidade Entre Séries e Integrais

  • Bog O Baricentro da mente


Agradecimentos ao Paulo e o Kleber por enviar os links.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários:

  1. Bem interessante! Para ter uma ideia de quão pouco dinheiro se está falando eu fui até o wolframalpha. Se eu não estiver enganado (e se inseri corretamente os dados): caso o premiado vivesse 5 mil semanas (aproximadamente 95 anos) não ia ganhar nem 10 reais. Para o premiado acumular 100 reais seria necessárias mais ou menos 100000000000000000000000000000000000000000000 semanas.
    Abraço.
    Pedro R.

    ResponderExcluir
  2. Boa Pedro! Ri muito os seus dados apurados.
    Abraço!

    ResponderExcluir