A aplicação de módulo (valor absoluto), faz toda diferença nas operações com radicias.
Nunca faça isso!

Que professor ou aluno cometeria erro tão simples? Sei que somos sujeitos a cometer erros, mas basta esquecer uma propriedade Matemática básica e lá se vai sua reputação de um bom professor. Já presenciei casos como esse, tanto de alunos como de professores veteranos e não há nada mais constrangedor do que um aluno corrigir o professor depois de um erro grave como se pode ver nessa imagem.

Professor FAIL
Imagem: math-fail.com

Observe as duas expressões abaixo:


Há algum erro nelas? Claro que não. Esses famosos "macetes" mais atrapalham do que ajudam. A Matemática deve ser ensinada da forma mais rigorosa possível, obedecendo todas as propriedades. Deixem esses atalhos matemáticos para cursinhos pré-vestibulares.

A aplicação de módulo (valor absoluto), faz toda diferença nas operações com radicias.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários:

  1. Se esse professor confundiu 2²+3² com (2+3)² e se ele separou a soma no denominador em denominadores diferentes, fico curioso pensando no que será que ele vai aprontar com aquela integral...
    Pedro R.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei tenso com essa possibilidade Pedro. rsrsrs

    ResponderExcluir