20 curiosidades sobre a Matemática e/ou grandes feitos de gênios matemáticos, é muito pouco se comparado com a imensidão de todos os trabalhos realizados por eles e que revolucionaram o mundo.
20 curiosidades sobre a Matemática e/ou grandes feitos de gênios matemáticos, é muito pouco se comparado com a imensidão de todos os trabalhos realizados por eles e que revolucionaram o mundo. Perceba que esta seleção foi criada destacando as obras das mentes mais brilhantes no mundo matemático. 

Esta excelente lista foi elaborada por Peter Coy com título original 20 Things You Didn't Know About... Math em www.discovermagazine.com.

20 coisas que você não sabia sobre... Matemática

A seguir destaco apenas 3 curiosidades que escolhi aleatoriamente, as que mais gostei. Se quiser ler todas as outras 17, acesse o link original logo acima.


10. Você sabia que $3^2+4^2=5^2$? Fermat afirmou que não existem números que se encaixam no padrão $a^n+b^n=c^n$ quando eles são elevados a uma potência superior a 2.

11.   Finalmente, em 1995, o matemático inglês Andrew Wiles provou que Fermat estava certo, mas para fazer isso ele teve que usar a matemática de Fermat, que nunca soube que existia. A introdução da demonstração de Wiles tem 109 páginas, também cita dezenas de colegas, vivos e mortos, sobre cujos ombros ele estava.

18. Galois morreu em Paris em 1832 aos 20 anos, baleado em um duelo por uma mulher. Antecipando a sua perda, ele passou sua última noite freneticamente fazendo correções e adições para os seus papéis de matemática.

Acesse o artigo original e boa leitura.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: