Por que menos por mais é igual a menos?

COMPARTILHE:

Pouco se sabe, por parte de alunos de nível fundamental e médio, que estas regras de sinais tem sua justificativa com base numa demonstração matemática.

Pouco se sabe, por parte de alunos de nível fundamental e médio, que estas regras de sinais tem sua justificativa com base numa demonstração matemática. É comum ouvir perguntas do porquê, estas regras funcionam e porque são verdadeiras. Já abordei sobre outro tipo de situação também muito comum em outro artigo no blog.

Essa pergunta já foi feita por muitos dos meus alunos. Às vezes eles nem perguntam, eu que pergunto mesmo para incentivar a curiosidade. É que essa resposta não é encontrada diretamente nos currículos/conteúdos dos livros didáticos no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. O porquê eu não sei! [Por que qualquer número multiplicado por zero é igual a zero?]

Por que qualquer número negativo $(-)$ multiplicado por qualquer número positivo $(+)$ é igual a um número negativo? Ou vice-versa.

Por que menos por mais é igual a menos?

Em símbolos:

$(-x).(y)=x.(-y)=-(x.y)$ ; $\forall x\in \mathbb{R}$

Quando se inicia os estudos das operações com números inteiros, muitas dúvidas são geradas por conta destas famosas "regrinhas" matemáticas:

$-$ por $+ = -$
$+$ por $- = -$
$-$ por $- = +$
$+$ por $+ = +$

A seguir uma breve prova matemática da proposição destacada no título deste artigo. Para melhor entendimento, é recomendável ver o post citado acima para entender as propriedades matemáticas (axiomas) que foram usadas nesta demonstração.

A princípio pode parecer meio óbvio, mas é assim mesmo o procedimento.

Demonstração:

A prova matemática será dividida em duas partes.

$1) (x).(y)+(x.y)=(-x+x).y=0.y=0$

Partindo do fato que a expressão acima é verdadeira, pois foi apenas aplicada a propriedade distributiva P1), a propriedade de elemento simétrico (quando $-x+x=0$) e o fato de termos já demonstrado que:

$x.0=0$ ou $y.0=0$, $\forall x,y\in \mathbb{R}$

Qualquer número multiplicado por zero é igual a zero.

Então: $(-x).y=(x.y)$

$2) (-y)+(x.y)=(-y+y).x=0.x=0$

Partindo do fato que a expressão acima é verdadeira, onde foi aplicada propriedade distributiva, a propriedade de elemento simétrico e o fato de sabermos que qualquer número multiplicado por zero é igual a zero, temos que:

$y.0=0$ ou $x.0=0$, $\forall x,y\in \mathbb{R}$

Então: $(-x).y=x.(-y)=-(x.y)$; $\forall x,y\in \mathbb{R}$

c.q.d.

Diferentemente da demonstração de que $x.0=0$, esta se torna um pouco mais abstrata, mas ainda sim pode ser compreendida com um mínimo de raciocínio, basta que atente para as propriedades matemáticas que foram aplicadas rigorosamente.

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Nome

android,27,aplicações matemáticas,119,Aprender Matemática,30,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,49,Blogger,3,Camisetas de exatas,3,Carl Sagan Day,1,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,102,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,1,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,43,divulgação,60,E-book,4,Editorial,21,educação,106,ENEM,1,ensino,139,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,9,geogebra,78,GifsMatemáticos,5,google,42,história da matemática,40,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,19,iPad,7,iPhone,3,jogos,27,Katex,1,Latex,20,LibreOffice,11,linux,49,Livro GeoGebra,5,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,20,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,23,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,4,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,17,Telegram,8,TexMath,4,TIC,32,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,104,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,30,Youtube,16,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Por que menos por mais é igual a menos?
Por que menos por mais é igual a menos?
Pouco se sabe, por parte de alunos de nível fundamental e médio, que estas regras de sinais tem sua justificativa com base numa demonstração matemática.
https://2.bp.blogspot.com/-rrTfa3t-5EM/T5hVUNm7u0I/AAAAAAAADHU/735jo9ygw0M/s1600/Por+que+menos+por+mais+%C3%A9+igual+a+menos.png
https://2.bp.blogspot.com/-rrTfa3t-5EM/T5hVUNm7u0I/AAAAAAAADHU/735jo9ygw0M/s72-c/Por+que+menos+por+mais+%C3%A9+igual+a+menos.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/04/por-que-menos-por-mais-e-igual-menos.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/04/por-que-menos-por-mais-e-igual-menos.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar