Não chega a ser um desafiiiiiiiio (rsrs!), mas é bem legal e vale a pena se distrair alguns minutos para brincar com a Geometria Plana Euclidiana.
Não chega a ser um desafiiiiiiiio (rsrs!), mas é bem legal e vale a pena se distrair alguns minutos para brincar com a Geometria Plana Euclidiana, tentando encontrar uma solução para este desafio. Brincar? Sim, eu conheço pessoas que viajam nos feriados e levam desafios matemáticos para tentar resolvê-los.

 Nível: Fundamental/Médio 

A figura abaixo mostra três círculos concêntricos (círculos que tem os mesmos centros) com seus respectivos raios. O objetivo é:

Qual é a porcentagem que corresponde a região branca?


Desafios matemáticos #21

Para responder este desafio, alguns pré-requisitos são importantes, pois terá que provar sua resposta através de cálculos algébricos, que envolvem constantes como  (pi) por exemplo.

Deixe sua resposta nos comentários desse post. Tweet ou curta esse post e espalhe para seus amigos encontrarem uma resposta. Tente justificar de forma bem clara.

Aos meus alunos, está valendo uma pontuação extra para quem participar.

Divirtam-se!

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: