Em resumo, a Conjectura abc explora as relações entre números primos.

Uma das mais complexas teorias matemáticas do mundo pode ter sido solucionada por um matemático japonês. Embora essa descoberta possa levar muitos anos para ser comprovada, devido à escala do sucesso.

Shinichi Mochizuki (43), um matemático da Universidade de Kyoto, lançou quatro trabalhos na internet descrevendo sua prova da Conjectura abc. O documento tem 500 páginas, e pode ser visto em seu site, em uma série de arquivos em PDF. A prova levou quatro anos para ser calculada e, se confirmada, seria uma das maiores conquistas matemáticas deste século.

Matemático japonês publica prova da conjectura abc na internet
Imagem:  site pessoal

Desde a publicação do seu documento online em 30 de agosto, Mochizuki se recusou a comentar sobre seu trabalho. Seus colegas estão agora a tentar confirmar a validade do trabalho. A Conjectura abc foi proposta pelo matemático britânico David Masser, trabalhando com José França Oesterle, em 1985. Foi, no entanto, nunca comprovada.

A conjectura é indicada em termos de três inteiros positivos, a, b e c — de onde o nome é tomado — que não têm nenhum fator comum e satisfazer a + b = c. Se d denota o produto dos fatores distintos primos de abc, então a conjectura essencialmente afirma que d é raramente muito menor do que c.

Dorian Goldfeld, matemático da Universidade de Columbia, em Nova York, disse à Revista Nature que a descoberta Mochizuki é "uma das conquistas mais surpreendentes da Matemática no século 21."

Em seu site, Mochizuki descreve a si mesmo não como um matemático, mas como uma "inter-geômetra universal" e — desde que sua teoria está até sendo examinada — há esperança de que suas descobertas vai resolver uma série de problemas complicados em Teoria dos Números e outros ramos da Matemática.



Assine o blog Assine o blog, é gratuito! E receba atualizações por e-mail.
Assine o blog

Curta o blog no Facebook! Tem conteúdo exclusivo por lá.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: