Essa série tem o objetivo de mostrar qualquer situação do nosso cotidiano, onde podemos ver a Matemática através de um conteúdo específico. Será publicada uma imagem em cada post, com uma breve descrição de uma situação real e do conteúdo aplicado.

Resolvi criar uma série de posts com título Eu vejo Matemática em tudo. Já faço isso na página do blog no Facebook e que agora transfiro para o blog, pois existem assinantes e visitantes que não tem conta no Facebook ou Twitter.

Essa série tem o objetivo de mostrar qualquer situação do nosso cotidiano, onde podemos ver a Matemática através de um conteúdo específico. Será publicada uma imagem em cada post, com uma breve descrição de uma situação real e do conteúdo aplicado. É também uma forma de se divertir.

Essa ideia surgiu pelo simples fato, que, para onde quer que eu direcione meus olhos, consigo ver Matemática. Um dias desses estava vendo uma caixa d'água de base retangular e ficava imaginando qual o volume dela.

A primeira imagem é essa.

Eu vejo Matemática em tudo #1

A imagem

Trata-se de uma escada helicoidal ou simplesmente uma escada de formato circular. Ou ainda pode chamá-la de escada caracol. O formato dela já explica tudo.

A Matemática

O corrimão da escada, mostra uma senoide (gráfico da Função Seno), vista pela lateral. Sua sombra deixa a senoide muito mais em evidência.

Leia o artigo Matemática interativa a um toque. Nele compartilho uma dica sensacional de ferramenta online para trabalhar com funções trigonométricas.

Contribua para essa série. Envie uma imagem para ser publicada no blog. 

Envie sua imagem para o e-mail contato@prof-edigleyalexandre.com com assunto: Eu vejo matemática em tudo. Na mensagem informe seu nome e um link para alguma rede social de sua preferência ou blog/site.

Assine o blog Assine o blog, é gratuito! E receba atualizações por e-mail.
Assine o blog

Curta o blog no Facebook! Tem conteúdo exclusivo por lá.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: