Você já se perguntou: como o Google realiza pesquisas tão relevantes e rápidas? Por que o Google sempre encontra e mostra na primeira página, aquilo que pesquisamos. A Matemática explica como é o funcionamento do algoritmo de busca da gigante Google.
Você já se perguntou: como o Google realiza pesquisas tão relevantes e rápidas? Por que o Google sempre encontra e mostra na primeira página, aquilo que pesquisamos? A Matemática explica como é o funcionamento do algoritmo de busca da gigante Google.

Encontrei um projeto sensacional, compartilhado por fãs portugueses que curtem a página deste blog no Facebook. O projeto se chama Isto é Matemática, realizado pela Sociedade Portuguesa de Matemática, apresentado pelo professor universitário, Rogério Martins. O primeiro episódio foi ao ar, no Youtube, na semana passada.

A Matemática por trás do Google Search

O "Isto é Matemática" mostra como a Matemática está associada diretamente a situações comuns do nosso dia a dia.

O segundo episódio sobre o Google e bacalhau segue logo abaixo.

Idioma: Português de Portugal
Duração: 06:50


[Vídeo incorporado de youtube.com/user/sigma3web]

Acompanhe as atualizações do projeto via youtube no link que está no rodapé do vídeo ou acessando a Sociedade Portuguesa de Matemática.

O sucesso do Google deriva em grande parte de seu algoritmo, o PageRank, que classifica a importância de páginas de acordo com um vector próprio de uma matriz de ligação ponderada. Análise da fórmula PageRank fornece um tópico maravilhoso para um curso de Álgebra Linear. [Kurt Bryan e Tanya Leise em The Linear Algebra Behind Google]

A citação acima e o artigo completo em PDF estão presentes na postagem A Álgebra Linear por trás do Google.

Isto é Matemática!

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: