Matemático afirma em seu livro que o valor de Pi não é 3,14, como normalmente é utilizado na Álgebra e Geometria.
Um dos mais famosos números irracionais é o $\pi \cong 3,14$ (classificado como transcendental).

Desde o curso da 8ª série (hoje 9º ano), o ensino médio e o curso superior, sempre fui ensinado que o valor de $\pi$ (Pi) é aproximadamente 3,14. E como professor de Matemática, faço o mesmo. Esse fato pode ser verificado algebricamente ou até mesmo empiricamente, usando uma lata qualquer de fundo circular e um cordão flexível. Basta dividir o comprimento da borda da lata pelo diâmetro da circunferência dessa lata.

Qualquer cálculo algébrico, que faz o uso desse número, automaticamente usamos o 3,14 ($\pi$ com duas casas decimais).

Segundo o matemático Mohammad-Reza Mehdinia (julgo ser), o valor correto de $\pi$ é 3,125 e suas casas decimais diferenciam entre estes dois números.

Encontrei essa afirmação em seu próprio site, destacada na capa de seu livro (publicado em 2004). A princípio não acreditava na "veracidade" do site, pois trás um visual HTML bem antigo. Mas rolando a página vi que seu livro está disponível na Amazon.

Eu investiguei e pesquisei sobre $\pi$ (Pi) por 35 anos e ele me levou muito tempo para chegar a essas a essas conclusões. Para compartilhar o meu conhecimento e discutir o conteúdo do meu livro com os colegas companheiros eu coloquei algumas palavras em conjunto sobre neste site. Mohammad-Reza Mehdinia em seu site.

A valor correto de Pi não é 3,14

Nota do autor do blog: Achei interessante compartilhar esse pensamento aqui no blog. Já baixei o livro (ou parte) e estou tentando ler algumas de suas ideias. Este artigo não pretende passar nenhum ponto vista sobre o tema. Apenas estou divulgando a afirmação para possíveis debates.

O que você pensa sobre essa afirmação?

Aproveite para assistir mais um episódio do Isto é Matemática. Desta vez sobre quem? O $\pi$!

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: