Na região da Sibéria, Rússia, há uma mina de diamantes com um formato geométrico bem conhecido.

Desta vez a série Eu vejo Matemática em tudo, traz uma imagem curiosa de um lugar muito frio. Assisti em alguns telejornais que nesta época, os termômetros podem marcar -50º C. Na região da Sibéria, Rússia, há uma mina de diamantes com um formato geométrico bem conhecido. Veja na imagem abaixo.

Mina de diamantes na Sibéria
Clique na imagem para vê-la no Google Maps - Sobre a mina no Wikipédia

De um ponto de vista diferente...

Eu vejo Matemática em tudo #3

Sim, é um tronco de cone de base circular!

Antes que alguém pense qual a aplicabilidade disso, tente imaginar qual o volume total de terra (e outros materiais) que devem ser extraídos de acordo com as dimensões dessa mina. Calcular o volume dela é altamente importante para reduzir custos de operações de todos os tipos.

A Matemática está em tudo!

Encontrou alguma imagem curiosa do ponto de vista matemático? Envie para o blog. Entre em contato pelo e-mail contato@prof-edigleyalexandre.com com assunto Eu vejo Matemática em tudo e anexe a imagem.

Siga também o blog pelo Google Plus em +Prof. Edigley Alexandre.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: