Pesquisadores japoneses estão usando um modelo matemático para investigar como filmes e músicas se transformam em "hits".
Segundo algoritmo matemático criado por cientistas japoneses, sim. Algoritmo japonês combina física com marketing para prever sucessos de filmes e músicas.

Grupo do professor Akira Ishii, pesquisador do Departamento de Engenharia da Universidade de Tottori, está usando um modelo matemático para investigar como filmes e músicas se transformam em "hits".

Por que ir ver filmes? Podemos decidir se parece interessante, baseado na publicidade, de boca em boca ou de ouvir conversas durante a caminhada, deslocamento à escola ou trabalho, ou talvez de pessoas falando sobre o filme na mesa ao lado, enquanto se come em um restaurante. Tentamos levar esses três elementos e, usando o nosso senso de física, expressá-las em uma equação. Quando fizemos, descobrimos que a equação corresponde muito bem com as tendências atuais da sociedade. [Professor Akira Ishii]

O grupo de Ishii descobriu que em 25 filmes, suas previsões de audiências combinavam bem com os resultados reais, e que eles foram capazes de prever sucessos com alta precisão.

Assista o vídeo abaixo (em inglês).
Matemática pode prever se um filme será um sucesso?

Leia mais em www.diginfo.tv.

Acompanhe o blog também pelo Google Plus em +Prof. Edigley Alexandre.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: