Professor do instituto desde 1966, ele era um membro ativo do corpo docente do MIT por 40 anos. Deu grandes contribuições para Matemática Aplicada.
Chia-Chiao Lin, era professor Emérito no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que desempenhou, juntamente com o serviço à comunidade, um papel fundamental no desenvolvimento e crescimento da Matemática Aplicada, tanto nos Estados Unidos como na China. Morreu neste domingo (13/01) em Pequim, de insuficiência cardíaca. 

Lin entrou no MIT como professor de Matemática Aplicada, em 1947, tornando-se professor titular em 1953. Aposentou-se do MIT em 1987.

Morre aos 96 anos, o matemático Chia-Chiao Lin

Chia-Chiao Lin foi um matemático cuja pesquisa aplicada inicialmente se concentrou em mecânica dos fluidos, com foco em estabilidade hidrodinâmica e turbulência, e abordando a aerodinâmica de turbinas a gás e ondas de choque. Sua tese de doutorado resolveu um problema pendente, decorrente do trabalho de Werner Heisenberg, sobre a estabilidade dos fluxos paralelos. 

Ele também resolveu um problema de longa data sobre a teoria de soluções assintóticas de equações diferenciais ordinárias (de ordem superior 2), que são uniformemente válidas em torno de pontos de viragem. Ele também contribuiu para os problemas relacionados em colapso gravitacional e formação de estrelas. Por muitos anos, Lin estava interessado no desenvolvimento da Ciência e da Educação na China.

Em 1972, voltou para sua terra natal, recebendo uma recepção calorosa da Premier Zhou Enlai e outros líderes. Ele visitou a China regularmente nos anos seguintes, convidando muitos conhecidos especialistas para dar palestras lá. Ele também facilitou estudo e pesquisa por estudiosos chineses no MIT — muitos dos quais desde então se tornaram líderes em vários campos na China. Em 2002, Lin voltou para a Universidade de Tsinghua, como professor. Ele fundou o Centro de Matemática Aplicada Zhou Pei-Yuan  — agora um centro ativo de pesquisa em biologia quantitativa aplicada, equações diferenciais parciais, computação científica, e outros assuntos interdisciplinares que ligam Matemática, ciências naturais e engenharia.

Leia mais no artigo Pioneering applied mathematician Chia-Chiao Lin dies at 96 em MITnews.

Acompanhe também o blog pelo Google Plus em +Prof. Edigley Alexandre.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: