$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Conheça o software Microsoft Mathematics 4.0

COMPARTILHE:

Ele oferece uma calculadora gráfica capaz de desenhar gráficos em 2D e 3D, soluções passo a passo de equações e ferramentas úteis para ajudar alunos em estudos de Matemática, Física, Química entre outras.

Conhece o software Microsoft Mathematics 4.0? Se a sua resposta for não, você não é a única pessoa que não conhecia. Eu também não (risos). O motivo é que a maioria dos programas que uso em minhas atividades escolares são para a plataforma Linux Ubuntu. Mas, isso não me impede de fazer uso de softwares de outras plataformas. Nada como uma máquina virtual não possa resolver ou o notebook da namorada.

No ato de conhecer este software, aproveito para fazer um review do Microsoft Mathematics 4.0, mostrando as principais funcionalidades deste software, como obtê-lo e instalá-lo. Ele é ideal para professores de Ensino Fundamental e Médio.


Conheça o software Microsoft Mathematics 4.0



Funcionalidades

Microsoft Mathematics 4.0 é um software aparentemente simples e com funções simples como qualquer outro programa semelhante. Ele oferece uma calculadora gráfica capaz de plotar (desenhar gráficos) em 2D e 3D, soluções passo a passo de equações e ferramentas úteis para ajudar alunos em estudos de Matemática, Física, Química entre outras disciplinas. A interface do software está no idioma Português do Brasil e em outros 18 idiomas.

O programa contem apenas 3 menus recheados com ótimas funções e as informações podem ser inseridas no modo Teclado ou Caneta inteligente (Tinta). Os próximos tópicos apresentarei cada função e no final um exemplo de aplicação. Logo abaixo, confira a tela inicial no Mathematics 4.0

Tela Inicial do MS Mathematics
Clique na imagem para ampliar

Menu Início

Neste menu há 4 grupos de botões. 

No grupo de botões Área de Transferência, é mostrado os botões usuais, comuns em editores de texto. É possível Desfazer e Refazer procedimentos, Copiar, Colar e Recortar. Ver detalhes na imagem.

Menu Início

No grupo Números e Ângulos, há dois botões:
  • Números Reais
    • Graus e Grados
  • Números Complexos
    • Apenas em Radianos
Ainda há uma lista suspensa onde você poderá escolher quantas Casas Decimais quer usar para os cálculos.

No grupo Entrada há dois outros botões. O botão Teclado e Tinta

Ativando o botão Teclado, todas as entradas de equações ou qualquer outra função, deve ser inserida usando os comandos do seu teclado.
Exemplo: Para resolver a equação quadrática x²+2x+1=0, deverá escrever assim: x^2+2x+1=0. Ao inserir os comandos, de acordo com a linguagem computacional matemática, aparecerão de forma diferente da usual.

É o caso para a potenciação e outras. Ao digitar x^2 será mostrado uma seta para cima entre o x e o número 2. Ao digitar o restante a equação, ela será convertida normalmente para a simbologia usual.

Entrada

Elementos de Entrada
Clique nas imagens para ampliar
Ativando o botão Tinta, a caixa de inserção de comandos é alterada. Em vez de digitar comandos usando o teclado, você usurá o cursor do mouse como uma caneta inteligente. Ao escrever  o "desenho" de uma equação, por exemplo, o programa escreverá a simbologia exata para uma fração. Veja a imagem abaixo.

Botão Tinta
Clique na imagem para ampliar

No último grupo de botões, em Ferramentas, há 4 funcionalidades bem interessantes:

  • Solucionador de equações
Ao clicar neste botão, verá a janela como mostra abaixo. Nesta janela há um menu de opções para que escolha em resolver apenas uma equação ou sistemas de equações (com até 6 equações). Clique no botão Limpar para eventuais erros inseridos.

Solucionador de equações
Clique na imagem para ampliar

No menu, Planilha é mostrado a solução da equação ou sistema de equações que foi inserido. Clicando no botão "+" expandirá para ver os detalhes da resolução.
  • Fórmulas e equações
Fórmulas e equações
Clique na imagem para ampliar

Ao clicar nas opções referentes ao botão Fórmulas e Equações, será exibida uma nova janela com várias outras funcionalidades que correspondem a cada opção (Álgebra, Geometria, etc.).

Fórmulas e equações
Clique na imagem para ampliar

A nova janela exibida não tem apenas a função de mostrar fórmulas e equações. Clique com o botão esquerdo do mouse sobre cada fórmula e aparecerá duas opções, como mostra a imagem abaixo.

Fórmulas e equações - gerando gráfico
Clique na imagem para ampliar

Clique em Plotar esta Função, para esboçar o gráfico de quaisquer funções nesta janela.
  • Solucionador de triângulos
Solucionador de triângulos
Clique na imagem para ampliar

Ao clicar no botão Solucionar de Triângulos será exibida uma janela como mostra a imagem acima. Ela contém 3 menus: Regras para calcular, Tipo de Triângulo e Alturas e Áreas.

Insira as medidas para os lados nos campos a, b e c, e escolha entre estes 3 menus. Para cada caso, poderá existir três possibilidades quantos aos lados e ângulos.

Por exemplo, ao inserir lados a=3, b=3 e c=3, veja o que acontece, mostrado nas imagens abaixo.
Solucionador de triângulos - área

Solucionador de triângulos - regras de existência de triângulos

Solucionador de triângulos - tipos de triângulos
Clique nas imagens para ampliar

Caso insira lados que não correspondem a existência de um triângulo, será exibida uma mensagem de erro. 
Solucionador de triângulos - mensagem de erro
Clique na imagem para ampliar

  • Conversor de unidades
Conversor de unidades
Clique na imagem para ampliar

Além das conversões padrões para o sistema de medidas brasileiro, há também conversões usando o sistema adotado nos Estados Unidos, como: milhas, pés, jardas, braças, etc. e também unidades astronômicas.

Conversor de unidades - volume
Clique na imagem para ampliar

Menu Inserir

Neste menu, há 3 botões.

Inserir Matriz: Escolha a quantidade de linhas e colunas que deve a matriz e clique no botão OK. No menu interno do programa será exibida a matriz já construída em branco, para que possa digitar os valores de cada linha ou coluna. Clique no botão Inserir e sua matriz estará escrita em simbologia matemática.

Menu Inserir - matriz
Clique na imagem para ampliar

O que pode ser feito após a construção da matriz? Ao inserir a matriz, abaixo dela é exibido alguns links que faz uso da matriz construída, como calcular determinante, inversa, etc. Veja a imagem abaixo.

Menu Inserir - matriz
Clique na imagem para ampliar

Inserir Variável:

Menu Inserir - variável
Clique na imagem para ampliar

Inserir Conjunto de Dados:

Menu Inserir - conjunto de dados
Clique na imagem para ampliar

Insira um conjunto numérico para ver as propriedades sobre ele.

Menu Exibir

Este menu possui 3 grupos de botões: Aparência, Exibir e Zoom.

Em Aparência, clicando no botão Capas, você poderá alterar a cor da calculadora. Clique no botão Esquema de Cores para alterar a cor da janela do Microsoft Mathematics 4.0.

Menu Exibir
Clique na imagem para ampliar

No grupo Exibir, use o botão Teclado da Calculadora para esconder ou mostrar a calculadora. Clicando no botão Armazenar Variáveis, guardará na memória do programa, variáveis que forma inseridas anteriormente em outros procedimentos.

Menu Exibir - mostra/esconder calculadora

Menu Exibir - variável armazenada
Clique nas imagens para ampliar

O zoom vai de 100% a 200%

Menu Exibir - zoom
Clique na imagem para ampliar

Planilha e Representação Gráfica

Você deve ter percebido nas telas, desde o início desta postagem, que nos 3 menus explorados contém outros duas abas internas, na parte inferior da barra de botões. São as abas Planilha e Representação Gráfica. Para essas abas outros menus são exibidos para criação, edição e manipulação de gráficos.

Planilha e Representação Gráfica
Clique na imagem para ampliar

Todas os procedimentos realizados até então, são exibidos na aba Planilhas, que tem o seguinte layout, como destacado na imagem a seguir.

Planilha e Representação Gráfica - planilhas
Clique na imagem para ampliar

Insira uma equação qualquer, (neste caso,  uma equação quadrática) e explore a solução da equação, bem como as funcionalidades dos botões desta aba que estão destacados pelo retângulo vermelho.

No final da resolução da equação é mostrado alguns (como já citei anteriormente) links. Destes, clique no link Plotar esta equação em 2D. Será construído a gráfico cartesiano da equação informada.

Plotar esta equação em 2D
Clique na imagem para ampliar

Ou ainda, você poderá clicar na aba de cor azul Representação Gráfica para plotar mais gráficos. No primeiro campo de texto, você deverá escrever equações. Ao clicar neste campo, uma janela se abrirá para que escreva a equação. Após escrever a equação, clique no botão Inserir. O botão Adicionar tem a função de inserir outros campos para mais equações.

Plotar esta equação em 2D
Clique na imagem para ampliar

Nesta aba ainda contém 5 botões "+", que, ao ser clicado, expandirá ou esconderá mais informações que podem ser inseridas em relação às equações. A imagem acima destaca eles claramente. Darei maior atenção ao último botão, Controles de Gráficos.

Expanda esse controle e interaja com o gráfico usando os controles, Play, Stop e Pause.

Plotar esta equação em 2D - animação
Clique na imagem para ampliar

Vídeo demonstração

Assista o vídeo abaixo que mostra as principais funções do software Microsoft Mathematics 4.0.

Altere a resolução do vídeo para 720p (HD) e assista com maiores detalhes em tela cheia.



Pré-requisitos para instalação do software

Para poder instalar o Mathematics 4.0 com sucesso, é necessário alguns pré-requisitos para o seu sistema operacional.

Sistemas operacionais
  • Windows 10.
  • Windows 7
  • Windows Vista com Service Pack 2 (SP2)
  • Windows XP (32 bits) com Service Pack 3 (SP3)
  • Windows Server 2008 R2 (64 bits)
  • Windows Server 2008 com Service Pack 2 (SP2)
  • Windows Server 2003 (32 bits) com Service Pack 2 (SP2)
.NET Framework atualizado.

Processador do computador
  • Processador Pentium de 500 MHz ou equivalente (mínimo)
  • Processador Pentium de 1 GHz Pentium ou equivalente (recomendado)
Memória 256 MB de RAM (mínimo)
512 MB ou mais (recomendado)

Resolução de vídeo
800 x 600, 256 cores (mínimo)
1024 x 768, 32 bits (recomendado)

Vídeo
Placa de vídeo com 64 MB de RAM de vídeo

DirectX instalado e atualizado
Ao final da instalação ele será baixado e instalado automaticamente.
Clique na imagem para ampliar
Espaço em disco
65 MB de espaço disponível em disco

Para mais informações baixe o arquivo Leia-me, para ler também sobre problemas conhecidos do software.

Instalação

A instalação segue o modo padrão no Windows. Após executar o arquivo de instalação, clique em avançar até concluir todos os passos. Ao final será exibida uma janela para que possa instalar o DirectX.

Escolha um dos servidores abaixo para fazer download o Mathematics 4.0.

servidor original
Servidores alternativos
4SHARED DROPBOX GOOGLE DRIVE BOX MEGA

  • Nome do arquivo compactadoMicrosoft_Mathematics_Setup.rar
  • Conteúdo da pastaMSetup_x86.exe (para Windows 32 bits), MSetup_x64.exe (para Windows 64 bits) e Leia-me.htm
  • Tamanho do arquivo: 36,1 MB

Como saber se o meu computador é 32 bits ou 64 bits?

Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone Meu Computador. Em seguida clique na opção Propriedades. Aparecerá uma janela como a mostrada abaixo.
Como saber se o meu computador é 32 bits ou 64 bits?

Espero que gostem desse software e façam bom uso dele. Particularmente, fiquei surpreendido com os detalhes e funcionalidades interessantes do Mathematics 4.0. 

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 8
  1. Wagner Gilbertojunho 04, 2014

    Show de bola, valeu por compartilhar e criar esta explicação fantástica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wagner!

      Foi um prazer compartilhar. Faça bom uso da ferramenta.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Esse programa tem ferramentas de cálculo também?
    Tipo integral, derivada, cálculos iterativos, etc.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Explicitamente, não.

      Veja o vídeo no post.

      Abraço!

      Excluir
  3. Opa, conseguir baixar, porem esta em inglês,como posso esta mudando o idioma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, William!

      O idioma é pt-BR. Você baixou do servidor original ou da pasta compactada?

      Abraço!

      Excluir
  4. Edigley, parabens, gostei muito.

    ResponderExcluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Conheça o software Microsoft Mathematics 4.0
Conheça o software Microsoft Mathematics 4.0
Ele oferece uma calculadora gráfica capaz de desenhar gráficos em 2D e 3D, soluções passo a passo de equações e ferramentas úteis para ajudar alunos em estudos de Matemática, Física, Química entre outras.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEin5BnuNAa_hRWCdza4bWqLcQL32zywyPQb_1MzfPe5QiTuDrYBN8VHF3ZVAx4bKyE0oEEcURWLYNTxy1QlapHwQJl0LILThOdGK3mmU2SHaQIQKYDFAIPf012XB7IuEs-wvxGhr8HsR-0/s1600/Voc%C3%AA_conhece_Microsoft_Mathematics_4.0.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEin5BnuNAa_hRWCdza4bWqLcQL32zywyPQb_1MzfPe5QiTuDrYBN8VHF3ZVAx4bKyE0oEEcURWLYNTxy1QlapHwQJl0LILThOdGK3mmU2SHaQIQKYDFAIPf012XB7IuEs-wvxGhr8HsR-0/s72-c/Voc%C3%AA_conhece_Microsoft_Mathematics_4.0.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/03/conheca-o-software-microsoft-mathematics-4-0.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/03/conheca-o-software-microsoft-mathematics-4-0.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar