$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Matemático do dia: Henri Poincaré

COMPARTILHE:

Há 159 anos nascia o matemático, físico e filósofo Francês, Jules Henri Poincaré.

Há 159 anos nascia o matemático, físico e filósofo Francês, Jules Henri Poincaré.

Nasceu em 29 Abril de 1854 em Nancy, Lorraine, França.
Faleceu em 17 Julho de 1912 em Paris, França.

Era ambidestro e míope, durante sua infância, ele teve falta de coordenação muscular e estava seriamente doente por um tempo com difteria. Ele recebeu instrução especial de sua talentosa mãe e se destacou na composição escrita enquanto ainda na escola primária.

Poincaré é considerado como um dos grandes gênios de todos os tempos e há duas fontes muito importantes que estudam seus processos de pensamento. Um deles é uma palestra que Poincaré deu para o l'Institute Général Psychologique, em Paris, em 1908, intitulado Mathematical invention (Invenção Matemática) em que ele olhou para os seus próprios processos de pensamento que o levou a grandes descobertas matemáticas.

Recentemente a conjectura que leva o seu nome foi demonstrada pelo matemático russo Grigory Perelman. Leia os artigos abaixo para mais detalhes.

Matemático do dia: Henri Poincaré

Alguns fatos históricos

Ele era um cientista preocupado com muitos aspectos da Matemática, Física e Filosofia, e é frequentemente descrito como o último universalista em Matemática. Ele fez contribuições para diversos ramos da Matemática, Mecânica Celeste, Mecânica dos Fluidos, a Teoria Especial da Relatividade e da Filosofia da Ciência. 

Grande parte de sua pesquisa envolveu interações entre diferentes temas matemáticos e sua ampla compreensão de todo o espectro de conhecimento lhe permitiu atacar os problemas de muitos ângulos diferentes.

Antes dos 30 anos, ele desenvolveu o conceito de funções automórficas que são funções de uma variável complexa invariante sob um grupo de transformações caracterizado algebricamente por razões de termos lineares. A ideia era vir de forma indireta a partir do trabalho de sua tese de doutorado sobre equações diferenciais. Seus resultados aplicava apenas às classes restritas de funções e Poincaré queria generalizar estes resultados, mas como um caminho para isso, ele olhou para uma série de funções de classe, onde não existem soluções. Isso o levou para as funções que ele nomeou de funções automórfica. A ideia fundamental veio a ele como ele estava prestes a entrar em um ônibus.

Em Matemática Aplicada ele estudou Óptica, Eletricidade, Telegrafia, Capilaridade, Elasticidade, Termodinâmica, Teoria Potencial, Teoria quântica, Teoria da Relatividade e Cosmologia. 

No campo da Mecânica Celeste, ele estudou as teorias da luz e das ondas eletromagnéticas. Ele é reconhecido como um co-descobridor, com Albert Einstein e Hendrik Lorentz, da teoria da relatividade especial.

Poincaré acreditava que se podia escolher entre a geometria euclidiana e não-euclidiana como a geometria do espaço físico. Ele acreditava que, porque as duas geometrias foram topologicamente equivalente, em seguida, pode-se traduzir as propriedades de um para o outro, por isso não está correto ou falso. Por esta razão, argumentou que a geometria euclidiana seria sempre preferível pelos físicos. Isto, no entanto, não provou ser correta e a evidência experimental hoje mostra claramente que não é o espaço físico euclidiano.

Leia outros fatos curiosos sobre este matemático em MacTutor (em inglês) ou no Wikipédia.

Imagens de Henri Poincaré

A Conjectura de Poincaré

Este vídeo (dublado em pt-BR) é a primeira parte do Episódio Para o Infinito e Além da série A História da Matemática, em que Marcus du Sautoy, doutor em Matemática pela Universidade de Oxford, nos leva em uma viagem pela história dessa disciplina fundamental.

Temas tratados neste vídeo: resolução de problemas; David Hilbert, Jeorge Cantor; infinito, frações, Henri Poincaré, teoria do caos, o problema das pontes de Königsberg, Leonard Euler, topologia, a conjectura de Poincaré, Grigori Perelman, Kurt Gödel, teorema da incompletude, Conjectura de Goldbach, segunda guerra mundial, teoria dos jogos.

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Matemático do dia: Henri Poincaré
Matemático do dia: Henri Poincaré
Há 159 anos nascia o matemático, físico e filósofo Francês, Jules Henri Poincaré.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWqEf1E02ZJ0Qtbxy2wONTGemV19WKnd2MJj-ihJOXOE5br7DxtUNAVGcJ2Tmeklyr1_LZFJtOUc3d2N5JLW8w-ectkz6rPZ_PYsc5W0EyuwJGf_U2uzOOv4kA281NisjuAoU07NHlwZ0/s1600/matem%C3%A1tico+do+dia+-+poincar%C3%A9.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWqEf1E02ZJ0Qtbxy2wONTGemV19WKnd2MJj-ihJOXOE5br7DxtUNAVGcJ2Tmeklyr1_LZFJtOUc3d2N5JLW8w-ectkz6rPZ_PYsc5W0EyuwJGf_U2uzOOv4kA281NisjuAoU07NHlwZ0/s72-c/matem%C3%A1tico+do+dia+-+poincar%C3%A9.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/04/matematico-do-dia-Henri-Poincare.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/04/matematico-do-dia-Henri-Poincare.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar