Ofertas em Destaque na Semana Black Friday
Validade: até 25/Novembro às 23h59

Página inicial do Google homenageia um dos mais brilhantes matemáticos de todos os tempos. Há 306 anos nascia o matemático alemão Leonhard Euler.
Página inicial do Google homenageia um dos mais brilhantes matemáticos de todos os tempos. Há 306 anos nascia o matemático alemão Leonhard Euler.

Veja também o Doodle comemorativo ao príncipe da Matemática - Pierre de Fermat.

Matemático do Dia: Google homenageia Leonhard Euler

Nasceu em 15 abril de 1707, em Basileia, Suíça. Morreu em 18 setembro de 1783, em São Petersburgo, Rússia.

Seu interesse pela Matemática tinha sido provocado pelo ensinamento de seu pai, Paul Euler, e ele leu textos de Matemática por conta própria e teve algumas aulas particulares. Ele entrou na Universidade em 1720, com 14 anos de idade, o primeiro a obter uma formação geral antes de ir para estudos mais avançados. Johann Bernoulli logo descobriu um grande potencial em Euler para a Matemática.

Alguns fatos históricos

Em 1723, Euler completou seu mestrado em filosofia tendo comparado e contrastado as ideias filosóficas de Descartes e Newton. Ele começou seus estudos de teologia no outono de 1723, seguindo a vontade do pai, mas, embora ele era para ser um devoto cristão, ele não conseguia encontrar o entusiasmo para o estudo da teologia.

Euler obteve o consentimento de seu pai para mudar para a Matemática depois que Johann Bernoulli persuadiu seu pai. O fato de que o pai de Euler tinha sido um amigo de Johann Bernoulli em seus dias de graduação, sem dúvida, fez a tarefa de persuasão muito mais fácil.

Depois de 1730, ele realizou projetos que lidam com a cartografia, a educação científica, magnetismo, motores de fogo, máquinas e construção naval. O núcleo de seu programa de pesquisa foi agora definido no lugar: a teoria dos números, análise infinita incluindo seus ramos emergentes, equações diferenciais e cálculo das variações e mecânica racional. Ele viu esses três campos como intimamente interligados. Estudos da teoria dos números foram vitais para as bases de cálculo, e funções especiais e equações diferenciais foram essenciais para mecânica racional, que fornecia problemas concretos.

A publicação de muitos artigos e seu livro Mechanica (1736-37), que apresentou extensivamente a dinâmica Newtoniana na forma de análise matemática para a primeira vez, Euler começou um trabalho matemático importante.

Euler teve problemas de saúde que começaram em 1735, quando ele teve uma febre e quase perdeu a vida.

Em 18 setembro de 1783, Euler passou a primeira metade do dia, como de costume. Ele deu uma aula de matemática a um de seus netos, fez alguns cálculos com giz em duas placas sobre o movimento de balões, então discutiu com colegas matemáticos o planeta Urano, descoberto recentemente. Cerca de cinco horas da tarde, ele sofreu uma hemorragia cerebral e pronunciou apenas: "Estou morrendo", antes de perder a consciência. Ele morreu por volta das onze horas da noite.

Depois de sua morte, em 1783, a Academia de São Petersburgo continuou a publicar trabalhos inéditos de Euler por mais de quase 50 anos.

O trabalho de Euler na Matemática é tão grande que um artigo desta natureza não pode deixar de dar uma explicação muito superficial dele. Ele foi o mais prolífico escritor de matemática de todos os tempos. Ele fez grandes limites para a frente no estudo da geometria analítica moderna e trigonometria. Ele fez contribuições decisivas e formativas para a teoria do cálculo, geometria e teoria dos números. Ele integrou o cálculo diferencial de Leibniz e o método de Newton em análise matemática. Ele introduziu as funções beta e gama e fatores de integração para equações diferenciais. Estudou mecânica contínua, teoria lunar com Clairaut, o problema dos três corpos, elasticidade, acústica, a teoria ondulatória da luz, hidráulica e música. Ele colocou a fundação de mecânica analítica, especialmente na sua Teoria dos Movimentos de Corpos Rígidos (1765).

Devemos a Euler a notação f( x ) para uma função (1734), e para a base de logaritmos naturais (1727), i para a raiz quadrada de -1 (1777), π para pi, Σ para somatório (1755) , a notação das diferenças finito Δy e muitos outros.

Leia outros fatos históricos sobre este matemático visitando sua biografia em MacTutor (em inglês) ou no Wikipédia.

Vídeo do Doodle



História dos números complexos, Conjuntos Numéricos e Fórmula de Euler



Outras imagens

Outras imagens

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: