O data 6 de maio, Dia Nacional da Matemática, foi criada em memória da data de nascimento de Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan.
O data 6 de maio, Dia Nacional da Matemática, foi criada em memória da data de nascimento de Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan.

Neste dia, fica a sugestão de promover, em todos os estados brasileiros a realização de eventos comemorativos, com o objetivo de difundir a Matemática como área do conhecimento, sua História, possíveis relações com as demais áreas; e de colocar em discussão algumas crenças sobre o ensino atual de Matemática.

O video abaixo trás uma animação bem legal promovendo o espírito matemático, tão divulgado por Malba Tahan.



Sobre o vídeo

Este vídeo traz uma animação na qual uma garotinha, ao acordar para sua rotina diária, percebe elementos da matemática que descrevem suas ações e contribuem para suas decisões. Esta animação foi produzida pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Diretoria de Tecnologia Educacional, em uma parceria entre as equipes da Coordenação de Multimeios e do Portal Dia-a-dia Educação em comemoração ao dia 06 de maio, Dia Nacional da Matemática.

Não gosto muito da data em si, pois é uma época do semestre bastante conturbada, lotado de tarefas para realizar. Desenvolver uma atividade específica para este dia é um pouco complicado, mesmo que tenha um planejamento pré-estabelecido.

De qualquer forma, viva a Matemática!
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários:

  1. Eu tenho o livro de Malba Tahan, é ótimoooooooooo, eu super indico.. Eu amo matemática desde peqena e vou levar isso pro resto da minha vida, amo mais ainda equações de segundo grau.. Bhaskara♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É muito ler um comentário assim. Espero que o seu prazer pela Matemática só aumente e assim como o gosto pela leitura.

      Um abraço!

      Excluir