Compartilhe esse artigo:


A primeira colocação (Juri Acadêmico - Categoria Educação) no Prêmio Top Blog 2012, me rendeu muitas alegrias, uma delas um convite para participar de uma entrevista na Revista Locaweb Edição nº 38, cujo tema é Ganhe Dinheiro com o seu Blog.
A primeira colocação (Juri Acadêmico - Categoria Educação) no Prêmio Top Blog 2012, me rendeu muitas alegrias, uma delas um convite para participar de uma entrevista na Revista Locaweb Edição nº 38, cujo tema é Ganhe Dinheiro com o seu Blog

Além de ótimos artigos sobre tecnologia, a revista abre espaço para vários blogueiros brasileiros que, com os seus blogs, ganham uma boa renda. Neste espaço cada um destaca suas estratégias e táticas para faturar prêmios e sobressair na web. 

A minha participação é bem curta, devido a divisão do espaço para vários blogueiros em uma mesma matéria. Mesmo assim, fiquei muito feliz, pelo convite recebido por uma jornalista da Locaweb.

Este post está sendo publicado somente agora, pois o site da Revista até então, ainda não havia publicado a edição 38 para leitura online e download. Clique na imagem da capa da revista, para lê-la  online ou baixar a revista em PDF para seu computador. Se esta edição não estiver mais disponível na página inicial do site, procure pela capa em "outras edições". Abaixo de cada capa, há dois botões, um para leitura online e outro para fazer o download.

A Locaweb me enviou dois exemplares, um deles foi sorteado no grupo Blogueiros no Facebook. A outra revista é minha! (risos).

Participação do blog na Revista Locaweb edição 38
Jackson Soares do blog Ajuda blogueiros, ganhador da revista. Resultado aqui.

Como disse anteriormente, a minha participação é discreta, devido ao curto espaço em relação as longas respostas durante a entrevista. Logo abaixo você pode conferir a entrevista na íntegra. Espero que essa pequena contribuição possa lhe ajudar de alguma forma.

Leia também:

Os dados contidos abaixo, são relativos a janeiro de 2013, período em que surgiu a entrevista.

Quais as estratégias, dicas e táticas para quem quer seguir esse caminho?

A principal dica é fazer aquilo que te dar prazer. Parece clichê, mas é verdade. Manter um blog como uma espécie de hobby, porém levando-o a sério, é a forma mais saudável de mantê-lo sempre atualizado. Para quem está começando agora com um blog, a melhor dica de todas, é se preocupar com o conteúdo que será publicado. Definir sobre o que vai escrever, um slogam e uma descrição curta para o blog são os primeiros cuidados para a identidade dele. Criar a página 'sobre', 'contato' e 'política de privacidade' são essenciais para mostrar o propósito do blog, assim como as demais opções contidas nele. Em seguida deve-se preocupar com toda a estrutura que um blog necessita (comprar um domínio, técnicas de SEO, otimização, layout, monetização, redes sociais, etc.).

Como começou, evoluiu e está hoje sua página?

Comecei com o blog em 2008, totalmente despretensioso e desconhecia o que é manter um blog. Para se ter uma ideia, meu primeiro computador comprei em 2006 (sem internet). No decorrer dos anos, fui aprendendo gradativamente sobre como escrever artigos. Para isso, li muito outros blogs (os chamados metablogs), onde aprendo e continuo aprendendo novas ideias sobre a saúde de um blog, do ponto de vista de quem escreve e do leitor. O sucesso de um blog se deve a vários fatores, e todos eles são relativos. Isso depende de sua própria definição para a palavra sucesso.

Como atrai visitantes, patrocinadores e parceiros?

Além de deixar os artigos bem posicionados nos buscadores, implementando técnicas simples de SEO, a melhor maneira é compartilhando os artigos do blog nas maiores redes sociais (Twitter, Facebook, Google+, LinkeIn, etc.) e dando a opção ao leitor de acompanhar os artigos por e-mail, assinando o RSS feed do blog. Essas redes disponibilizam botões e gadgets para blogs e sites, afim de enviar os artigos para cada rede. Mas, ainda é importantíssimo alimentar a interação entre as pessoas que acessam o blog através das redes sociais. Quanto a patrocinadores e parcerias voltadas para monetização, ainda não pratico, mas sou favorável desde que as parcerias sejam feitas entre blogs que estejam no mesmo nicho. O blog não é minha principal ocupação e fonte de renda, como já disse, o trato como uma espécie de hobby, mesmo que ele renda algum dinheirinho através do programa de afiliados do Google Adsense. Hoje o blog tem mais de 1,5 milhões de visitas (page views), mais de 1.000 fãs no Facebook e mais de 800 seguidores no Twitter. Em média, diariamente são 3 mil visitas por dia. São números modestos, mas que me deixam satisfeito pelo tipo de nicho que atuo e pela forma como disponho o conteúdo (textos).

O que estudou e como se atualiza agora?

Sou graduado em Matemática pela UERN em 2007. Professor de escolas privadas no município que moro. Me atualizo constantemente lendo artigos matemáticos em revista de circulação nacional e também em sites e blogs internacionais. Livros, documentários na TV, e-book, são outras fontes.

Onde faz networking?

Basicamente é feito na web, através das redes sociais (perfis profissionais e pessoais), compartilhando meu trabalho e fazendo novos contatos profissionais dentro da área que atuo, para troca de ideias em trabalhos futuros.

Que conselhos daria para quem quer começar e para quem já tem um blog alavancá-lo?

Não existe um segredo ou mágica. Para quem não sabe o que é um blog e como mantê-lo, pesquise por metablogs de reconhecimento e leia tudo o que eles ensinam para administrar da melhor forma um blog. Se tiver dúvidas, pergunte! Eles te responderão didaticamente. Há vários e-books que podem ajudar também mostrando um passo a passo de tudo que deve ser feito. Se for assistir vídeo aulas no Youtube, procure pessoas reconhecidas e que entendam realmente do assunto. Para quem já tem um blog, tente investi o que puder dentro de suas possibilidades. Não em apenas na estrutura dele, mas também em seu conteúdo e como as pessoas chegam até ele. Procure estudar o básico para HTML e CSS para não depender sempre de ajuda externa. Para ambos os casos, o ponto principal é o conteúdo do blog, é ele que chamará a atenção de possíveis leitores assíduos.

Indicaria outros blogueiros?

Recomendo os blogs da qual aprendi e continuo aprendendo sobre como blogar corretamente. No começo não foi nada fácil, mas com muita leitura tudo vai se encaixando.
  • www.gerenciandoblog.com.br/
  • www.ferramentasblog.com/
  • querocriarumblog.com.br/
  • www.codigosblog.com.br/
  • www.dicasblogger.com.br/
  • gfsolucoes.net/
  • www.blogandocomfacilidade.com/

Basicamente esta foi as respostas que enviei. Esta é a forma superficial como vejo a arte de blogar. Concorda? Discorda? Deixe um comentário com a sua opinião.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários:

  1. Fazer aquilo que dá prazer...esse com certeza é o segredo em qualquer coisa na vida,e principalmente na questão profissional,como meu caso.Estou iniciando com blog e amando essa área.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Laelcio!

      Já é um caminho e tanto. Torço que continue assim.

      Um abraço e sucesso com o seu blog.

      Excluir