Ofertas em Destaque na Semana Black Friday
Validade: até 25/Novembro às 23h59

13 de maio pode ser uma data história para a Matemática mundial. Por que uma data que já passou poderá ser comemorada com grande alarde? Porque foi nesta data que os matemáticos Yitang Zhang e Harald Helfgott, enviaram cada um, uma demonstração para duas das conjecturas mais antigas e abertas na história da Matemática sobre os números primos.
13 de maio pode ser uma data história para a Matemática mundial
13 de maio pode ser uma data história para a Matemática mundial. Por que uma data que já passou poderá ser comemorada com grande alarde? Porque foi nesta data que os matemáticos Yitang Zhang e Harald Helfgott, enviaram cada um, uma demonstração para duas das conjecturas mais antigas e abertas da história da Matemática sobre os números primos.

Às conjecturas utilizadas como prova de resultados matemáticos, damos o nome de hipóteses. As provas enviadas estão sendo analisadas por outros matemáticos, e se estiverem corretas, 13 de maio entrará para a história da Matemática mundial.

O pesquisador chinês Yitang Zhang, da Universidade de New Hampshire (Estados Unidos), apresentou na Universidade Harvard, sua prova sobre os números primos gêmeos (quando a diferença entre dois números primos é igual a 2)

Já o pesquisador peruano Harald Helfgott, da Escola Normal Superior (Paris), enviou sua prova fraca sobre a conjectura de Goldbach - o ternário "todo número ímpar maior que 5 é a soma de três primos".

Mais informações sobre os pesquisados, suas idades e outras curiosidades a respeito de seus trabalhos, você pode conferir lendo os artigos listados abaixo.

Dica de livro envolvendo a Conjectura de Goldbach - Tio Petros e a Conjectura de Goldbach. Já li 3 vezes, é sensacional.

Imagem: Flickr.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: