13 de maio pode ser uma data história para a Matemática mundial. Por que uma data que já passou poderá ser comemorada com grande alarde? Porque foi nesta data que os matemáticos Yitang Zhang e Harald Helfgott, enviaram cada um, uma demonstração para duas das conjecturas mais antigas e abertas na história da Matemática sobre os números primos.
13 de maio pode ser uma data história para a Matemática mundial. Por que uma data que já passou poderá ser comemorada com grande alarde? Porque foi nesta data que os matemáticos Yitang Zhang e Harald Helfgott, enviaram cada um, uma demonstração para duas das conjecturas mais antigas e abertas da história da Matemática sobre os números primos.
Às conjecturas utilizadas como prova de resultados matemáticos, damos o nome de hipóteses. As provas enviadas estão sendo analisadas por outros matemáticos, e se estiverem corretas, 13 de maio entrará para a história da Matemática mundial.
O pesquisador chinês Yitang Zhang, da Universidade de New Hampshire (Estados Unidos), apresentou na Universidade Harvard, sua prova sobre os números primos gêmeos (quando a diferença entre dois números primos é igual a 2)
Já o pesquisador peruano Harald Helfgott, da Escola Normal Superior (Paris), enviou sua prova fraca sobre a conjectura de Goldbach - o ternário "todo número ímpar maior que 5 é a soma de três primos".
Mais informações sobre os pesquisados, suas idades e outras curiosidades a respeito de seus trabalhos, você pode conferir lendo os artigos listados abaixo.
- Unheralded Mathematician Bridges the Prime Gap
- Solving a Riddle of Primes
- Bounded gaps between primes
- Blog on Math Blogs
- Primos que podem fazer história
Dica de livro envolvendo a Conjectura de Goldbach - Tio Petros e a Conjectura de Goldbach. Já li 3 vezes, é sensacional.
Imagem: Flickr.
COMENTÁRIOS