Depois de algumas semanas garimpando alguns blogs sobre Matemática e Ciência no Tumblr, consegui eleger (com muita dificuldade) 13 blogs que recomendo seguir.
O Tumblr (lê-se tâmbler) é considerado uma rede social, porém é mais conhecida como uma plataforma de criação de blogs, que permite publicar textos, citações, imagens (incluindo gifs animados), chats, vídeos e links.

Até a data de publicação deste artigo o Tumblr registra mais de 129 milhões de blogs e mais de 57 bilhões de postagens.

Depois de algumas semanas garimpando alguns blogs sobre Matemática e Ciência no Tumblr, consegui eleger (com muita dificuldade) 13 blogs que recomendo seguir. Os conteúdos não remetem para temas educacionais, mas para a beleza que está em torno da Matemática (e outras ciências) mostradas em imagens minimalistas, gifs animados e vídeos que chamarão a sua atenção.

13 blogs matemáticos no Tumblr que recomendo seguir

Leia também:

Os motivos que me fizeram compartilhá-los aqui no blog são:
  • A originalidade do conteúdo (e com bom humor)
  • Simplicidade
  • Imagens minimalistas
  • Fácil navegação pelo blog

Segue a lista com os 13 blogs que recomendo seguir no Tumblr. Clique nos títulos da cada blog, para abri-los em uma nova janela/aba.

Minimal Math Concepts - MMC

Criado pelo cartunista brasileiro Marlon Tenório, onde ele aborda elementos da Geometria em lindas imagens minimalistas. Para entender melhor o seu trabalho, assista o pequeno vídeo abaixo.



Geometry Daily

Criado pelo designer gráfico alemão Tilman, o blog Geometry Daily (Geometria Diária) também aborda desenhos  geométricos minimalistas. Para isso ele usa um software de edição de imagens vetoriais. Para quem gosta desenhos geométricos, valerá a penas gastar alguns minutos visualizando suas imagens, e é claro, compartilhá-las será um prazer. 

Veja uma de suas criações logo abaixo.

Geometry Daily


Hydrogene Porfolio

Imagens minimalistas sobre temas como Matemática, Física, Arte, Mitologia Grega, etc. As imagens são lindas e merecem alguns cliques. Destaco uma logo abaixo.

Hydrogene Porfolio
Não encontrei o nome do criador.

Visualizing Math

Criado por Monica A. e Casey M. de Minnesota, USA, o blog destaca lindas construções geométricas em gifs animados, alguns deles fractais.

Hexagonal Awareness Project

Lindas imagens minimalistas, obras de arte (objetos do cotidiano), tendo como base de formação, os hexágonos.

Instituto Ciência Hoje

O Instituto Ciência Hoje (ICH) é uma organização social de interesse público sem fins lucrativos vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Responsável por uma série de projetos de divulgação científica.

The Center of Math

Tumblr oficial do site www.centerofmath.org. fornece materiais e serviços gratuitos e de baixo custo para a comunidade matemática global. Editor de livros didáticos de impressão digitais e acessíveis.

Made with Isometric

Lindas imagens minimalistas coloridas criadas usando malhas isométricas. Veja uma amostra na imagem abaixo.

Made with Isometric


Curiosa Mathematica

Uma coleção de lindas imagens matemáticas atraentes para nossa diversão.

Geometric Aesthetic

Uma chuva de gifs animados matemáticos para te hipnotizar. Fractais, projeções isométricas e muito mais. 
Geometric Aesthetic

Math is beautiful

Este blog contém qualquer coisa relacionada a Matemática, incluindo piadas, arte, opiniões positivas sobre Matemática, informações sobre os matemáticos importantes, provas formais, e muito mais.

Como o nome já sugere, este blog dedica-se a postar um dígito de Pi (π) por dia. A ideia é divertida, mas infelizmente o criador do blog parou de enviar postagens, estando agora no dígito 480.

Wolfram Alpha

E não poderia deixar de compartilhar o blog oficial da minha ferramenta computacional preferida — Wolfram Alpha —  no Tumblr. Siga o blog do Wolfram Alpha e acompanhe as curiosidades e notícias sobre as novidades desta poderosa ferramenta online.

Aproveite e veja os widgets que criei com com o Wolfram Alpha.

Como seguir um blog no Tumblr?

Para seguir um blog no Tumblr é muito fácil. Basta criar uma conta no Tumblr, independente se você irá criar o seu próprio blog. Após criar a sua conta e confirmá-la, acesse os blogs listados neste artigo.

No topo de cada blog, há o botão Seguir. Clique nele para seguir o blog desejado. Todas as atividades dos blogs que você segue, aparecerá no Dashboard do seu blog.

Como seguir um blog no Tumblr

O +Gustavo Freitas tem um artigo mostrando o que é o Tumblr e mostra como criar uma conta. Visite o artigo e boa diversão para você.

Qual o Tumblr que você mais gostou? Quer deixar mais sugestões de blogs no Tumblr que não apareceram nesta lista? Fique a vontade para destacá-los nos comentários deste post.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

4 comentários:

  1. O bom em seu blog é isso mesmo... Os garimpos (rsrs...).

    Você parece dedicar um bom tempo em pesquisas para organizar notícias e artigos referentes às temáticas do seu blog. Parabéns Edigley! Hoje visualizei alguns de seus artigo que ainda não tinha conhecimento e isso é bem visível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Charles!

      Este deveria ser o trabalho de todo blogueiro sério. Tem muitos pela blogosfera que apenas copiam e colam descaradamente. E o que me dá mais raiva, a cópia fica em primeiro lugar nas pesquisas.

      No meu tempo livre faço muitas pesquisas e salvo em um aplicativo de lembretes, daí vou organizando as informações como: links, fotos, vídeos, imagens e programo os posts.

      Dá um trabalho enorme mesmo, mas eu gosto muito.

      Obrigado pelo elogio e fique sempre a vontade para enviar suas críticas e sugestões para a melhoria do blog.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Adoro seu Blog, sempre indico pro pessoal. Parabéns! Você é ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mara!

      Me deixa muito feliz saber que adora o blog e compartilha para o seu grupo. Muito obrigado mesmo por seu carinho para com o blog.

      Sinta-se abraçada!

      Excluir