No mundo de Minecraft tudo são cubos. Com ele a diversidade de aplicações para as aulas de Matemática é incrível e indispensável para professores.
No mundo de Minecraft tudo são cubos. Com ele a diversidade de aplicações para as aulas de Matemática é incrível e indispensável para professores. O jogo desenvolvido pela Mojang é uma ótima ferramenta para se trabalhar assuntos como: geometria espacial, frações, potenciação, radiciação, volume, área de superfícies, perímetro, análise combinatória, proporcionalidade, e quantas outras aplicações que a sua criatividade possa gerar.

Entenda porque o Minecraft faz tanto sucesso nas escolas

Logo abaixo confira um infográfico animado que encontrei no site Instituto Claro. Conheça formas de levar o jogo para a sala de aula em diferentes disciplinas.

Utilize o Minecraft nas aulas de Matemática


Clique no botão abaixo para abrir o infográfico.
Abrir infográfico

Disciplinas das quais podemos utilizar o Minecraft

Acompanhe na imagem abaixo algumas aplicações em algumas disciplinas que podemos fazer uso do game Minecraft.

Disciplinas das quais podemos utilizar o Minecraft
Folha de S. Paulo

Como obter o Minecraft

O Minecraft foi desenvolvido em Java, e por isso está presente em diversas plataformas. O jogo pode ser instalado nos sistemas operacionais mais famosos.

Windows Linux Mac

Para instalar no Linux Ubuntu, siga os seguintes comandos (todos seguros):
1º) Abra o terminal

2º) Digite o comando para adicionar o repositório
sudo add-apt-repository ppa:minecraft-installer-peeps/minecraft-installer
3º) Atualize a lista de repositórios
sudo apt-get update
4º) Encerre a instalação
sudo apt-get install minecraft-installer
Executando o Minecraft no Ubuntu 13.10

Há também a versão para Android. Clique na imagem abaixo para instalar via navegador na Google Play Store ou via QRcode.


Mais informações sobre o Minecraft, acesse o site oficial ou a Wikipédia.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

9 comentários:

  1. Gosto muito de Minecraft, porém agora já não jogo com tanta frequência desde mais ou menos maio do ano passado, depois de cerca de 1 ano 2 meses jogando, acabou enjoando. Mas de vez eu vou lá e jogo novamente só pra ver se eu ainda sei fazer uns circuitos de redstone. Talvez eu volte a jogar com mais frequência para aprender alguns circuitos mais avançados, mas hoje em dia eu praticamente só vejo os vídeos que os caras fazem sobre minecraft no canal do joserobjr, e em alguns canais estadunidenses como codecrafted, direwolf entre outros.
    Ah, e a propósito a dois dias atrás(28/06/2014) fez exatos 2 anos e 3 meses que eu jogo(mesmo que esporadicamente).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Israel!

      Já imaginou usá-lo para as aulas de Matemática? O que você acha? Ajuda ou atrapalha na sala de aula?

      Abraço!

      Excluir
  2. É um jogo, hoje, indispensável para qualquer escola. Ele privilegia a prática e, por ser um jogo, privilegia também, o ensino lúdico e a fixação de conceitos avançados, além de exercitar a criatividade. Recomendo ainda a utilização dos mods (modificadores do jogo), como: Minechem (ensino de química e tabela periódica), Qcraft (ensino de física quantica), Computercraft (ensino de linguagens de programação), Arqueology (ensina sobre arqueologia e dinossauros), Forestry (ensino sobre biologia - genes), Genetics (ensino de biologia - transmissões genéticas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Lamento que muitos professores não pensam como você. Obrigado por vir aqui e deixar este comentários, agregando conteúdo ao artigo publicado.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Qual é a versão que pode ser baixada no laboratório da escola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabiana!

      Se o sistema operacional instalado no laboratório for Windows, instale a versão para Windows. A versão para Windows no link para download foi testado no Windows 7. Já para Linux foi testado no Linux Ubuntu 14.04 LTS.

      Acesse o site https://minecraft.net/store para mais detalhes.

      Abraço!

      Excluir
  4. Boa noite. O jogo minecraft é pago? Se sim existe alguma versão livre para usar em escola pública? Você conhece algum material com tutorias para as aulas de matemática?

    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael!

      O jogo não é gratuito. Existe algumas versões gratuitas para alguns sistemas operacionais, porém não é uma versão que você possa desfrutar de todos os recursos.

      Visite o site oficial para maiores detalhes: https://minecraft.net/

      Um abraço!

      Excluir
    2. Boa noite!Sou professor de Matemática e Ciências da rede pública de ensino da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Não conheço o aplicativo na prática pois nunca me interessei pelo fato do laboratório de informática das escolas públicas aqui serem sucateados. Mas, os alunos falam de mais, então, resolvi pedir para aqueles que podem baixar o aplicativo que assim o faço para usarmos nas aulas de Geometria, e por um passe de mágica aqueles alunos que normalmente não se interessa por nada na sala passou à prestar mais atenção. Estou ansioso para à prática de fato para vermos os resultados. Abraço!

      Excluir