$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

A Matemática por trás dos logotipos de grandes empresas

COMPARTILHE:

Analisei os logotipos de 10 grandes empresas, para identificar a Matemática por trás destas criações. Todo bom designer que se preza, fará uso da Matemática para seus trabalhos, afim de que eles saiam o mais perfeito possível. Mais precisamente, esses profissionais se auxiliam na Geometria Plana para criar estes logotipos.

Apenas por curiosidade, analisei os logotipos de 10 grandes empresas, para identificar a Matemática por trás destas criações. Todo bom designer que se preza, fará uso da Matemática para seus trabalhos, afim de que o logotipo seja o mais perfeito possível.

Mais precisamente, esses profissionais se auxiliam na Geometria Plana para criar estes logotipos, é claro, usando softwares de criação/edição de imagens vetoriais (ou não).

Acompanhe alguns detalhes geométricos que destaquei para a nossa curiosidade. Alguns são bem óbvios, sua identificação geométrica é facilmente perceptíveis.

A Matemática por trás dos logotipos de grandes empresas

Fedex

É uma empresa americana de transporte expresso de correspondências, documentos e vários serviços.
A Matemática por trás dos logotipo da Fedex
A Matemática por trás do logotipo:

É uma das mais fáceis de identificar. Observe bem o símbolo "escondido" que há entre a letra E a letra X, ambas de cores alaranjadas. Sim, é uma seta apontando para a direita. A seta é formada por um retângulo e um triângulo (hipoteticamente isósceles). Todas as letras são geometricamente perfeitas. O F é formado por retângulos, o e é praticamente um círculo (ou elipse se preferir), o d um retângulo ligado com uma elipse, o E é formado por 4 retângulos e o X por 2 paralelogramos cruzados.

Volksvagem

Fabricante de automóveis, com sede mundial na Alemanha.
A Matemática por trás dos logotipo da Volksvagem

A Matemática por trás do logotipo:

Quatro círculos circunscritos (um dentro do outro) e concêntricos (de mesmo centro). Retas paralelas e concorrentes que formam trapézios, triângulos, paralelogramos e muitos ângulos. Observe a imagem abaixo.

Volksvagem


Twitter

É uma rede social (microblog), que permite aos usuários enviar e receber atualizações em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets".

A Matemática por trás dos logotipo da Twitter

A Matemática por trás do logotipo:

A imagem acima fala por si só, mas veja bem. O pássaro do Twitter é fomado apenas usando algumas circunferências. Cada parte do passarinho é formado por arcos. As asas são 6 arcos, o peito e o dorso são 2 arcos e o bico são também 2 arcos perfeitamente desenhados. Veja esta animação no canal do Twitter no Youtube.

Sony Vaio

Famosa marca de notebooks, produzida pela Sony.
A Matemática por trás dos logotipo da Sony Vaio
A Matemática por trás do logotipo:

A curva mais parecida com uma senoide (gráfico de uma função seno), formada pelas letras V e A representam um sinal analógico. Já as duas últimas letras são os números 1 e 0, em referência ao sistema binário.

Northwest Airlines

Empresa aérea dos Estados Unidos com sede na cidade de Eagan, Minnesota.
A Matemática por trás dos logotipo da Northwest Airlines

A Matemática por trás do logotipo:

Em formato livre, o logotipo da Northwest Airlines é formado por uma circunferência, um triângulo, 4 paralelogramos (1 em cor branca e 3 em cor vermelha). Note que o paralelogramo oculto (branco), "separa" o pequeno triângulo da letra N, transformando o conjunto de elementos geométricos na letra W, ambos dentro da circunferência. 

Este logotipo não é uma mera construção geométrica perfeita, ele trás uma ideia oculta. Se olharmos para a circunferência como uma bússola, o pequeno triângulo vermelho aponta para o northwest ("noroeste", em português do Brasil).

ED – "Elettro domestici"

Empresa de eletrodomésticos.

A Matemática por trás dos logotipo da ED – Elettro domestici

A Matemática por trás do logotipo:

O que tem de genial neste logotipo, tem de simplicidade em suas formas geométricas. Creio que a maioria das pessoas que vêem este logotipo pela primeira vez, notam um plug elétrico. Acertei? Mas, se você olhar com muita atenção, vai perceber que os dois pinos do plug, tem em seu contorno a letra

E, que por sua vez é formada por 4 retângulos. Já a outra parte do plug, é formada por um retângulo e um semicírculo. O designer que criou este logotipo usou o espaço negativo (negativo, positivo, entendeu? risos) para ocultar as letras E e D. Genial, não?!

Toyota

Empresa produtora de automóveis com sede na cidade de Toyota, Japão.

A Matemática por trás dos logotipo da Toyota


A Matemática por trás do logotipo:

Desconsiderando o logotipo em sua forma 3D, podemos observar facilmente que o logo da Toyota é formado por 3 elipses. Inscrita na elipse maior, há duas elipses secantes e elas formam a letra T de Toyota. Já o letreiro é formado usando retângulos, círculos e paralelogramos.

Uma curiosidade: todas as letras da palavra TOYOTA, estão no logotipo. Veja nesta imagem.

Sun Microsystems

Fabricante de computadores, semicondutores e software, subsidiária da Oracle desde 2009.
A matemática por trás do logo da Sun Microsystem

A Matemática por trás do logotipo:

Criado por um dos fundadores da Sun, este logotipo trás conceitos geométricos bem simples, porém muito bem empregados. O logotipo tem um formato quadrilátero, com as letras "U" e "N" internamente agrupadas de forma adjacentes (vizinhas). As letras adjacentes estão alinhadas perpendicularmente, dando a ideia de formação da letra "S" de Sun.

Apple

Co-fundada por Steve Jobs, a Apple criou o iPod, iTunes, iPhone, iPad e outros produtos.

A matemática por trás do logo da Apple

A Matemática por trás do logotipo:

Algumas circunferências de raios variados e um pouco de proporção áurea ou número de ouro, o logotipo da Apple ganha perfeição. A proporção áurea é identificada pela letra grega $\phi$ (phi). Ela vale aproximadamente 1,618. Observando a imagem acima é possível notar essas propriedades.

O número de ouro ganhou um status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. O fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático é que o torna fascinante.

iphone razão de ouro

INMETRO

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia não é uma "empresa" (é um órgão governamental), mas é um dos logotipos que mais gostei de analisar, por sua originalidade e simplicidade, tanto nos elementos geométricos quanto na ideia de criação do logo.

A matemática por trás do logo do INMETRO

A Matemática por trás do logotipo:

Basicamente a construção do logotipo é inspirado em um retângulo de cor azul. Nesta área azul é sobreposta a letra "N" (que é formada por retângulos e um paralelogramo) em cor branca. Esta sobreposição da letra "N" no fundo de cor azul, oculta a letra "N" e revela a letra "I" em caixa alta. A letra "I" é "cortada" pelo paralelogramo de cor branca, que por sua vez, faz parte da letra "N".

Foque o olhar no fundo branco nas laterais do logotipo e conseguirá ver a letra "I", que é a inicial de INMETRO.

Gostou da matemática por trás destes logotipos? Existem centenas ou milhares de outros logotipos de pequenas ou grandes empresas, cuja criação parte inicialmente de conceitos puramente geométricos.

Fique a vontade para enviar sua sugestão de logotipo com muita geometria. Use a área de comentários para isso.


Artigo inspirado lendo:

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 9
  1. Artigo muito bom. Eu nunca tinha me interessado muito por ver a Matemática por trás de logos. A que mais me impressionou foi a logo da ED, onde o designer foi realmente genial, como você disse.

    Creio que a maioria das novos logos serão feitas com a Matemática, justamente por atualmente estar sendo bastante utilizado o conceito de "flat design".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcel!

      No meu caso era impossível olhar para um logotipo e não pensar em algum ente geométrico. Sempre tentava fazer algum ligação com a Matemática. O resultado foi este post. Que bom que gostou.

      Obrigado por vir aqui.

      Um abraço!

      Excluir
  2. O interesse em usar a matemática para gerar imagens está no fato de que figuras vetoriais gozam de maior qualidade de impressão do que as figuras bitmap. No entanto, descrever esse tipo de imagem, geometricamente ou até por meio de funções, paramétricas ou não, é uma trabalheira danada. Dá pra fazer desenhos bem mais elaborados que esses aí mas dão muito mais trabalho. E esse é o motivo pelo qual não vemos muitas imagens vetoriais. Mas isso é só detalhe. Ótimo blog, muito interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Concordo com você. Até porque imagens vetoriais são mais bem empregadas na internet. Um bom exemplo é o Wikipédia, que usa imagens vetoriais em algumas páginas para explicar diversas situações.

      Obrigado pelo elogio ao blog e obrigado por vir aqui.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Olá, sou profissional da área de design gráfico/ publicidade/ilustração e pesquisando na web encontrei seu artigo que achei muito bom. É isso mesmo professor, para ser um bom profissional de design gráfico, não somente para logotipo, em geral se usa muita matemática/geometria.

    Willys

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Willys!

      Que legal ter o depoimento de uma pessoa que trabalha nesta área. Só acrescenta mais ainda relevância às curiosidades destacadas neste post.

      Obrigado por vir aqui.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Olá professor! Muito interessante a matéria. Tem como o senhor fazer uma análise do logo da Scania? Meu marido é fã da empresa.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, gostei do post...São informações que deixamos passar no decorrer do dia a dia,mostra os fundamentos as entrelinhas da mensagem.

    ResponderExcluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: A Matemática por trás dos logotipos de grandes empresas
A Matemática por trás dos logotipos de grandes empresas
Analisei os logotipos de 10 grandes empresas, para identificar a Matemática por trás destas criações. Todo bom designer que se preza, fará uso da Matemática para seus trabalhos, afim de que eles saiam o mais perfeito possível. Mais precisamente, esses profissionais se auxiliam na Geometria Plana para criar estes logotipos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhiXgctZEsLTh_kGZJInm-p2biy5OdTg_k1DygqUvD1DktoL_FTjmciFb_9vklrs5dn0SJtbsiSXjOMGpOphnuMakTAww_BJ8h0K2jvwOcOT9MNwwamQFeDH17P5ym-sQr239K_15244LM/s1600/a-matematica-por-tras-dos-logotipos-de-grandes-empresas.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhiXgctZEsLTh_kGZJInm-p2biy5OdTg_k1DygqUvD1DktoL_FTjmciFb_9vklrs5dn0SJtbsiSXjOMGpOphnuMakTAww_BJ8h0K2jvwOcOT9MNwwamQFeDH17P5ym-sQr239K_15244LM/s72-c/a-matematica-por-tras-dos-logotipos-de-grandes-empresas.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/09/a-matematica-por-tras-dos-logotipos-de-grandes-empresas.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/09/a-matematica-por-tras-dos-logotipos-de-grandes-empresas.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar