$type=slider$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$show=home$meta=no$hide=post

$hide=home-label-search-page-post

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

Um curto relato sobre a 1ª Conferência Brasileira do GeoGebra

Compartilhe:

Nos dias 24, 25 e 26 de outubro aconteceu na cidade de Mossoró-RN (onde moro), a 1ª Conferência Brasileira do GeoGebra organizada pelo GeoGebra Institute of Rio Grande do Norte, da qual participei ou pelo menos tentei participar. Desde agosto ajudava na divulgação do evento e esperava ansiosamente.

Nos dias 24, 25 e 26 de outubro aconteceu na cidade de Mossoró-RN (onde moro),  a 1ª Conferência Brasileira do GeoGebra organizada pelo GeoGebra Institute of Rio Grande do Norte, da qual participei ou pelo menos tentei participar. Desde agosto ajudava na divulgação do evento e esperava ansiosamente.


Infelizmente alguns contrapontos me tiraram dos últimos dois dias da conferência. Não estou totalmente satisfeito em escrever este relato, mas mesmo assim o fiz pelos seguintes motivos:
  • Apesar de tudo o evento foi um sucesso;
  • O que aprendi no evento tem que ser compartilhado;
  • As pessoas que conheci e as que infelizmente não pude conhecer.

Palestras/apresentação de trabalhos

Pela manhã assisti a palestra do meu colega professor e blogueiro no Solução Matemática, Luiz Fernando Rodrigues, apresentando seu trabalho: Utilização da teoria das representações semióticas na geometria dinâmica: uma atividade geométrica por traz de um campo de futebol.

A palestra foi muito proveitosa e rendeu um ótimo debate sobre a utilização do GeoGebra paras as aulas de Matemática em sala de aula, no laboratório de informática e para quem disponibiliza vídeos-aula na internet.

Veja a sua apresentação.



Oficinas

Dentre várias oficinas dispostas nestes 3 dias de conferência, a que mais me interessava pelo fato de poder aplicá-la em minhas aulas e que pude participar, foram:
  • Estudo e Aplicação no LABGG: Aplicação das funções de 1º e 2º Grau.
  • Animações e textos dinâmicos produzidos com o GeoGebra 4.2. 

Ministrada brilhantemente e com muita descontração pelo Prof. Luís Cláudio - UniCEUB/Brasília, a oficina foi de grande auxílio para os professores presentes, mostrando todas as poderosas funcionalidades deste maravilhoso software.

Tópicos abordados:
  • Estudo da função do 1º grau e 2º grau;
  • Coeficientes;
  • Raízes;
  • Vértices;
  • Interseção com o Eixo Y;
  • Descriminante Delta;
  • Condicionais de texto para a concavidade da parábola e o descriminante delta;
  • Animação de objetos auxiliares.

O que aprendi nesta oficina com certeza aplicarei nas minhas aulas e é claro compartilhei em breve muitas dicas por aqui no blog. É só pintar uma folguinha que farei um vídeo ou um tutorial mostrando como usar o GeoGebra para as aulas de Matemática.

Um curto relato sobre a 1ª Conferência Brasileira do GeoGebra

Registro aqui o meu abraço ao Prof. Luiz Fernando pela simplicidade e coleguismo e a Profª. Jeanne Passos, que apresentaria esta oficina, mas por motivos superiores não foi possível.

Foi apenas o primeiro evento. É verdade que há muito ainda para ser melhorado, mas já é um grande passo para divulgação do GeoGebra no estado. Parabéns ao Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz – Presidente IGI-RN, por tomar a frente nesta difícil tarefa.

Até um próximo encontro.

COMENTÁRIOS



$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores

$show=post

$show=post

Carregar todos os posts Nenhuma publicação encontrada. VER TUDO Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver Todos RECOMENDADO POR VOCÊ MARCADOR ARQUIVO PESQUISA TODOS OS POSTS Nenhuma publicação encontrada corresponde à sua solicitação. Voltar para Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás há mais de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social. Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a sua área de transferência. Não é possível copiar os códigos/textos? Pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar. Índice