$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

11 grupos educacionais no Facebook que recomendo entrar

COMPARTILHE:

Ao contrário do que se pensa, o Facebook é uma ótima plataforma para fins educativos. Além do uso das suas páginas, uma outra opção para aumentar a interação entre os usuários (professores e alunos por exemplo) é através de grupos.

Ao contrário do que se pensa, o Facebook é uma ótima plataforma para fins educativos. Além da utilização das suas páginas, uma outra opção para aumentar a interação entre os usuários (professores e alunos por exemplo) é através de grupos.

Veja também:
Agora o Facebook Messenger permite que você escreva fórmulas matemáticas básicas em Latex
11 páginas sobre Matemática para curtir no Facebook
13 perfis educativos no Twitter que recomendo seguir
13 blogs matemáticos no Tumblr que recomendo seguir

Um grupo no Facebook pode ser fechado, aberto ou ainda secreto. Para entrar em um grupo fechado, é preciso ser convidado por algum integrante, administrador ou criador do grupo. Já os grupos abertos não necessitam desta autorização. Geralmente grupos com temas científicos são fechados pelo fato de ser destinado a um público seleto e bem específico.

11 grupos educacionais no Facebook que recomendo entrar

O que é possível fazer dentro de um grupo no Facebook?

Além da interação indireta que é muita proveitosa, alguns recursos são disponibilizados pelo sistema de grupos do Facebook.
  • Criar publicações em formato de debates;
  • Criar enquetes interativas;
  • Criar um evento;
  • Enviar imagens em suas atualizações;
  • Enviar arquivos (incluindo arquivos da sua conta no Dropbox);
  • Curtir e comentar conteúdo publicados dentro do grupo; 
  • Compartilhar conteúdo externo de sites e blogs voltados para o tema do grupo.

A seguir uma lista de 11 grupos educacionais que selecionei durante uma semana de pesquisa. Alguns já conhecia e participo, outros entrei recentemente. Os temas dos grupos estão encaixados na proposta deste blog, assim como temas que particularmente me interesso. Há grupos que são de grande ajuda para estudantes tirarem suas dúvidas, compartilhamento de materiais didáticos entre professores, entretenimento e aquilo que a sua imaginação puder oferecer.

Importante: Leia a FAQ de cada grupo.

Recursos para Matemática

Este grupo pretende ser uma plataforma de partilha de Recursos educativos para a disciplina de Matemática de qualquer grau de ensino (básico, secundário e superior). É esse o seu principal objectivo.

Contudo o grupo também vai estar aberto à divulgação científica (artigos, notícias, etc...), à divulgação de páginas científicas e de páginas de partilha de recursos educativos.

Grupo: Fechado
Membros¹: 1 922

Professores de Matemática

Grupo nacional de professores de Matemática versão facebook, preocupados e interessados em melhorar o ensino e a aprendizagem desta disciplina.

Grupo: Aberto
Membros: 4 817

Jogos educativos de Matemática

À todas as pessoas interessados em Educação Matemática através de jogos e materiais didáticos diferenciados.

Grupo: Aberto
Membros: 1 444

Matemática para ENEM e Vestibular

Neste grupo os membros debatem questões aplicadas nas provas do ENEM e vestibulares. Através de imagens os membros se ajudam compartilhando respostas entre si.

Grupo:Fechado
Membros: 21 801

TIC Educação

Tudo sobre Tecnologia da Informação e Comunicação aplicadas no contexto educacional, é debatido neste grupo. Compartilhamento de artigos de blogs e sites é comum.

O grupo é uma ótima fonte de conteúdo sobre TICs.

Grupo: Fechado
Membros: 884

Livros de Exatas

Este grupo tem o objetivo de compartilhar livros para download na área de exatas. Matemática, Física, entres outros livros para o Ensino Fundamental, Médio e Superior podem ser encontrados.

Grupo: Aberto
Membros: 1 885

Eu amo Matemática

Grupo dedicado aos amantes da Matemática, trazendo diversas informações sobre esta linda ciência. Artigos, livros, resolução de questões, notícias sobre concursos, vídeos, imagens, e muito mais.

Grupo: Fechado
Membros: 3 311

Física e Matemática

Comunidade com intuito de divulgação e troca de conhecimentos em Matemática, Física e áreas relacionadas.

Grupo: Aberto
Membros: 13 301

Ciência e Astronomia

Temas relacionados com a Astronomia. Envio de fotos, notícias, curiosidades, perguntas, estudos científicos, documentários e até mesmo divulgar o seu conhecimento.

Grupo: Aberto
Membros: 640

Softwares de Matemática e Estatística para Tablets

Neste grupo os membros disponibilizam dicas de software e aplicativos para dispositivos móveis voltados para o Ensino de Matemática. São ótimas dicas!

Grupo: Aberto
Membros:180

Geometria

Basicamente o grupo é dedicado aos amantes da Geometria Plana Euclidiana. Envio de fotos, notícias, curiosidades, perguntas, são algumas atividades geradas pelo seus membros.

Grupo: Fechado
Membros: 1 229

Bônus

Aproveitando o artigo, criei um grupo no Facebook voltado para o compartilhamento de aplicativos que rodam o sistema Android,  especialmente para as atividades didáticas de professores de qualquer disciplina.

O grupo chama-se Android para professores. Seu único objetivo é divulgar ótimos aplicativos para que outros professores fiquem sabendo da sua existência. Conto com o apoio de vocês e quem quiser ser admininstrador do grupo, me ajudando a atualizá-lo constantemente, por favor me avise.

Lá explico como enviar sua dica de aplicativo.


Gostaram da lista de grupos? Com certeza deixei de fora algum ótimo grupo. Fique a vontade para compartilhar o link deste grupo nos comentários deste artigo.

Participar ativamente em um grupo é uma das melhores formas de interação no Facebook. Mostrar o seu pensamento, discutir ideias, compartilhar seu conhecimento, absorvê-lo e expandi-lo, surte muito mais efeitos benéficos do que apenas a interação simples em curtir conteúdos em seu feed de notícias usando apenas o botão curtir.

Experimente!


¹Número de membros contabilizados até a data desta publicação.

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: 11 grupos educacionais no Facebook que recomendo entrar
11 grupos educacionais no Facebook que recomendo entrar
Ao contrário do que se pensa, o Facebook é uma ótima plataforma para fins educativos. Além do uso das suas páginas, uma outra opção para aumentar a interação entre os usuários (professores e alunos por exemplo) é através de grupos.
https://3.bp.blogspot.com/-BeJCHM9-UD8/Vu66dQihrMI/AAAAAAAAi9w/GzkMS2vaiDkBF4sGmDTXppIQStUrrSpaw/s1600/11-grupos-educacionais-no-facebook-que-recomendo-entrar.png
https://3.bp.blogspot.com/-BeJCHM9-UD8/Vu66dQihrMI/AAAAAAAAi9w/GzkMS2vaiDkBF4sGmDTXppIQStUrrSpaw/s72-c/11-grupos-educacionais-no-facebook-que-recomendo-entrar.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/11/11-grupos-educacionais-que-recomendo-entrar-no-facebook.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/11/11-grupos-educacionais-que-recomendo-entrar-no-facebook.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar