Ofertas em Destaque na Semana Black Friday
Validade: até 25/Novembro às 23h59

Hoje quero compartilhar uma ideia, que é não minha, mas que me emocionou muito hoje. Na segunda-feira (18/11) quando entro em sala de aula, sou surpreendido pelos meus alunos com uma proposta de atividade.
Hoje quero compartilhar uma ideia, que é não minha, mas que me emocionou muito. Na segunda-feira (18/11) quando entro em sala de aula, sou surpreendido pelos meus alunos com uma proposta de atividade. Geralmente dou esta liberdade para que eles opinem e contribuam para as nossas aulas. Para isso não precisa de planejamento, basta apenas um pouco de bom senso e vontade que querer ouvi-los.

Sorrindo eu perguntei que atividade eles propuseram. De imediato eles responderam: uma redação. Foi neste instante que fiquei ainda mais surpreso. Uma redação na aula de Matemática? A princípio me pareceu uma ideia esquisita, até ouvir o tema sugerido pelos alunos - a importância da Matemática no nosso dia a dia. O que era surpresa agora se tornou em um motivo de curiosidade e de alegria ao mesmo tempo. Era apenas uma aula, então eles concluíram na aula seguinte (19/11).

A importância da Matemática do ponto de vista de um estudante

Estes estudantes são meus alunos desde o 6º ano do Ensino do Fundamental II e quando pensamos que já os conhecemos o bastante, ainda somos surpreendidos desta forma. 4 anos de convivência é muito tempo, mas mesmo assim não conhecemos nossos alunos em outros aspectos. Ao ler estas redações passei a enxergá-los de outra maneira.

Esta proposta de atividade acabou se transformando numa forma de saber como eles organizam seus pensamentos e como eles externam isso em papel.

Sabe aquele aluno mais calado, menos participativo nas aulas e com notas perto da média? Pois bem, estes são os que mais me surpreenderam ao ler suas redações. É claro que não vou tirar o mérito daqueles que dominam os conteúdos matemáticos e que se saíram muito bem na redação.

Ao ler as redações pude perceber o quanto eles tem uma certa noção da importância que a Matemática tem em nossas vidas e que ela ajudou no desenvolvimento da humanidade. São alunos entre 12 e 14 cursando o 9º ano.

Separei alguns trechos.

As fórmulas matemáticas, que muitas pessoas acreditam que são desnecessárias, podem construir foguetes e satélites, cuja função é descobrir a existência de novas galáxias. 

Atualmente a Matemática é extremamente desvalorizada pelos estudantes. Eles não vêem o quão é importante e que influencia bastante a tecnologia avançada que usamos diariamente.

Se você é dependente de recursos tecnológicos, você é dependente da Matemática. Se não fosse a Matemática não existiria celulares, computadores, câmeras, etc., tão avançados como utilizamos hoje em dia.

Muitas pessoas criticam a Matemática por ser uma matéria que exige muita atenção, interpretação e prática para compreendê-la e por isso criam rótulos sem ao mesmo tentar conhecê-la. É uma das matérias que sai da sala de aula para fazer parte da nossa vida e apesar de nos proporcionar tantos benefícios, é vista como a vilã da história.

Muitas outras redações defenderam aplicações matemáticas em seu cotidiano. Alunos que estudam música relatam a Matemática por trás da escala musical, outros que tem pais que são engenheiros e arquitetos, relataram as medidas de ângulos e a trigonometria, e assim por diante. Cada aluno defendeu a área que está mais próxima.

É incrível notar que mesmo eles não sabendo como a Matemática se faz presente em determinadas áreas, eles tem a convicção que ali tem cálculos matemáticos. Talvez por este motivo, da complexidade de ver a Matemática de forma direta em situações do dia a dia, é que os distanciam dela mais ainda.

Agora que tal aplicar esta ideia (proposta de atividade) com a sua turma? Tenho certeza que irá se surpreender, assim como eu. Seja lá qual for a disciplina que você leciona, tenho certeza que terá um feedback muito positivo dos seus alunos.

Experimente!

Para a nossa curiosidade algumas aplicações matemáticas superinteressantes.



Veja mais diversas aplicações matemáticas no blog.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: