Em 9 anos de realização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), o Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), organizador do concurso, divulgou um ranking com as 20 cidades campeãs em Matemática.
As 20 cidades campeãs em Matemática segundo ranking realizado pelo IMPA
Em 9 anos de realização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), o Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), organizador da competição, divulgou um ranking com as 20 cidades campeãs em Matemática. O que talvez possa lhe deixar surpreso, é que todas elas são cidades pequenas do interior com menos de 10 mil habitantes.

O IMPA chegou a esse resultado calculando a razão entre o total de pontos acumulados durante os 9 anos de competição da OBMEP e o número de alunos classificados para as segundas fases. 

  1. Dores do Turvo (MG)
  2. Cocal dos Alves (PI)
  3. Cachoeira de Minas (MG)
  4. Coronel Xavier Chaves (MG)
  5. Carvalhos (MG)
  6. Coimbra (MG)
  7. Conceição dos Ouros (MG)
  8. Três Arroios (RS)
  9. Santo Antônio do Rio Abaixo (MG)
  10. Pimenta (MG)
  11. Tocos do Moji (MG)
  12. Juruaia (MG)
  13. Senador Firmino (MG)
  14. Selbach (RS)
  15. Capitólio (MG)
  16. Tupandi (RS)
  17. São Bonifácio (SC)
  18. Mato Leitão (RS)
  19. Japaraíba (MG)
  20. Senhora de Oliveira (MG)


A diferença é que um professor no interior do país tem um status social que não existe nas grandes cidades. Um professor com alunos medalhistas de olimpíadas é reconhecido.
[Claudio Landim, coordenador da OBMEP]

Leia a reportagem completa no G1. Lá você lerá mais detalhes sobre o papel do professor, o seu reconhecimento e o impacto no ensino nestas pequenas cidades. Não deixe de ler e assistir o vídeo.

Leia também:
  • Os matemáticos de Dores do Turvo: Escola pública de pequena cidade mineira torna-se a maior campeã da Olimpíada de Matemática ao estimular os alunos a estudarem até cinco horas após as aulas e distribuir prêmios como tablets.
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: