$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

11 professores que me ajudaram a criar e desenvolver este blog

COMPARTILHE:

Neste artigo apresento os meus professores que ajudaram a criar, desenvolver e manter este blog. Estes professores são mais conhecidos na internet como problogers. Sem eles, o sucesso deste blog não teria acontecido.

Quando chega neste período do ano, os artigos que escrevo começam a variar, indo um pouco mais além do tema que é proposto neste blog, até porque em ritmo de férias, tanto professores como alunos, só querem descanso e nada de planejar aulas, pesquisar possíveis recursos didáticos, etc. A prioridade é férias! Certo?!

Portanto, nestas férias escrevi este artigo com dicas importantes para ajudar na criação e desenvolvimento de um blog educacional. 6 anos escrevendo neste blog e em outros, me fez adquirir certa experiência, e, como não gosto de guardar nada pra mim, compartilharei aqui.

Leia os artigos que escrevi em outros blogs:

Neste artigo apresento os meus professores que ajudaram (ainda ajudam) a criar, desenvolver e manter este blog. Estes professores são mais conhecidos na internet como problogers (blogueiros profissionais) e seus metablogs. Sem eles, o sucesso deste blog não teria acontecido.

Essa postagem foi atualizada em 15 de outubro de 2018.

11 professores que me ajudaram a criar e desenvolver este blog

Apresentarei os metablogs e as pessoas por trás de cada um deles, dos quais eu leio frequentemente e que recomendo para qualquer blogueiro inciante que deseja criar um blog para sua escola, disciplina ou um projeto pessoal.

Desde 2010 tenho recebido algumas centenas de e-mails e mensagens nas redes sociais, me perguntando: Como você criou o seu blog? Como o deixou tão organizado? Como fez com ele aparecesse nas pesquisas do Google? Como faz para alcançar tantas visitas? Como ter um endereço próprio para o blog? E muitas outras perguntas.

No início eu dava respostas curtas e objetivas, mas ultimamente quando alguém me pergunta algo, eu respondo: Tem tempo? (risos)

Criar, desenvolver e manter um blog não é nada fácil. Além de exigir tempo e dedicação do blogueiro, alguns conhecimentos prévios são necessários para poder se sair bem. E se ainda estiver sozinho nesta empreitada e sem auxílio, ele acaba desistindo antes mesmo de começar.

Os professores

Abaixo estão os professores (metablogs) que aprendi muita coisa boa e continuo aprendendo todos os dias. A lista não está em ordem cronológica quando conheci os blogs. Por algum motivo, alguns pararam no meio do caminho. Outros estão firmes e fortes até hoje.
  1. Ferramentas Blog (ativo)
  2. Dicas Blogger (ativo)
  3. Gerenciando o Blog (repassado para outro autor)
  4. Mundo Blogger (repassado para outro autor)
  5. GF Soluções (ativo)
  6. Códigos Blog (repassado para outro autor)
  7. Metablog (não encontrado mais)
  8. Quero Criar um blog (ativo)
  9. Blogando com Facilidade (agora é Sucesso blog)
  10. Desenvolvimento Blogger (desativado)
  11. HTMHelen (mudou de plataforma)

Como um bom aluno, "avalio" meus professores através de 3 aspectos que julgo ser muito importantes:
  • Organização e planejamento de suas aulas;
  • Didática na exposição dos conteúdos;
  • Saber ouvir e interagir os seus alunos.

Quem são eles e seus autores

Agora destacarei cada metablog que ainda estão em atividade desde o começo/criação e seu criador/autor e sua personalidade.

 Ferramentas Blog 

Ferramentas Blog em 26/12/2013

Criado por Marcos Lemos, este metablog dispensa apresentações. Foi o primeiro blog que encontrei quando pesquisei sobre minhas dúvidas na hora de criar e desenvolver o meu blog. Sempre atencioso, nunca fiquei sem nenhuma resposta aos meus comentários.

O que aprendi

Com este professor aprendi a essência do que significa blogar na internet e a parte mais complicada para iniciantes, que é inserir, modificar ou excluir códigos próprios do blog, HTML, CSS e JavaScript. Foram 2 anos até conseguir certa experiência e perder o medo de editar em modo HTML no Blogger.

Além da parte técnica de ajustes em blogs, o FB dedica-se ao compartilhamento de notícias relacionadas a blogosfera (Blogger e Wordpress), monetização, SEO, produção de curso online, etc.

 Dicas Blogger 

Dicas Blogger em 26/12/2013

Criado por Juliana Sardinha, o Dicas Blogger é uma das melhores referências quando o assunto é Blogger (serviço mantenedor de blogs comprado pela Google em 2011). Sua experiência é comprovada por ser uma  das principais colaboradoras do fórum oficial do Blogger.

O que aprendi

Como o meu blog é hospedado no Blogger e o utilizo desde 2007, esta professora me ajudou na configuração de gadgets. Naquela época não era tão simples editar gadgets, principalmente para iniciantes como eu, que não sabia nada de HTML.

 Gerenciando Blog 

Gerenciando Blog em 26/12/2013

Criado por Adelson Smania, o Gerenciando Blog é hoje uma das provas mais claras que é possível obter sucesso na plataforma Blogger. A forma simples e descomplicada como aborda seus artigos é uma marca particular deste professor. Sua gentileza e prestatividade é reconhecida na blogosfera nacional. Não há um comentário que não ficará sem uma resposta. Sua atenção com seus leitores é admirável e até rara neste meio.

Hoje o blog foi repassado para outro autor e Adelson não trabalha mais com o GB.

O que aprendi

Este professor me ensinou que, escrever um bom conteúdo, estruturar bem um blog, dar um estilo próprio para ele, não é suficiente. Fazer com que o blog apareça melhor nos resultados em buscadores (como o Google) é um ponto muito importante para pequenos ou grandes blogs/sites.

Para isso existem as famosas técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que são didaticamente explicadas por Adelson. A grosso modo, SEO são recursos que, se implementados de maneira correta em um blog, podem trazer excelentes resultados a médio e longo prazo.

Quer saber mais? Acesse o blog e procure a categoria SEO no Gerenciando Blog. Se tiver dúvidas deixe um comentário e marque a opção de ser avisado quanto aos novos comentários. Assim, quando ele responder, receberá um aviso em seu e-mail, que usou para se identificar no comentário.

 Mundo Blogger 

Mundo Blogger em 26/12/2013

Criado por Vanessa S., o Mundo Blogger foi o primeiro metablog que pesquisei por templates. Template é o código-fonte de um blog. Nele está toda a estrutura e visual de um blog. Na época eu conhecia muito menos blogs do que conheço hoje, e para mim o Mundo Blogger era o de visual mais lindo.

Hoje, os templates evoluíram muito e competem quase de igual para igual com templates do Wordpress, em questão de responsividade, velocidade e estilo.

Sempre recomendo o site https://themeforest.net para ótimo templates.

O que aprendi

Com esta professora eu aprendi a importar e exportar um template e fazer algumas alterações de layout. Ah, isto é muito fácil! Mas, para mim naquela época não era tão fácil como hoje. Até porque o Blogger passou por várias mudanças.

 GF Soluções 

GF Soluções em 27/12/2013

Criado por Gustavo Freitas, o GF Soluções faz jus ao seu nome. O blog traz dicas desde cartões virtuais à dicas avançadas sobre programas de afiliados, tendo o Adsense como o mais famoso e diversos serviços que o blog oferece.

O que aprendi

Com este professor (e ele é professor mesmo) aprendi a criar, personalizar e implementar anúncios do sistema de afiliados da Google, o Adsense. Parece fácil, mas existem um conjunto de regras que devem ser seguidas para não sofrer punições futuras. Onde colocar anúncios, tipo, tamanho e cores dos anúncios, relacionar os anúncios com o conteúdo do blog, tudo isso aprendi com ele. 

Seus artigos trazem tudo bem "mastigadinho" fazendo com que qualquer blogueiro se saia bem quando o assunto é monetização de blogs. Aliado aos seus artigos, ele produz e-books super úteis para auxiliar o blogueiro em diversos temas.

 Códigos Blog 

Códigos Blog em 27/12/2013

Criado por Paulo Estevão, o Códigos Blog é conhecido por seus funcionais widgets. Talvez você já tenha visto o link deste blog abaixo de um algum widget para o Blogger, como um contador de visitas, postagens populares, entre outros.

O que aprendi

Com este jovem professor, consegui aprender a editar códigos em CSS. Antes eu só sabia inserir ou deletar códigos já prontos. Agora aprendi a identificar, criar, fazer alterações e hospedar meus próprios códigos CSS em um servidor externo, afim de melhorar o visual do blog. Não me tornei em um especialista, mas não dependo tanto assim de ajuda externa.

 Quero Criar um Blog 

Quero criar um blog em 27/12/13

Também criado por Gustavo Freitas, o Quero Criar um Blog, é um de seus projetos colaborativos, do qual lança artigos que ajudam blogueiros na plataforma Blogger e Wordpress, e, por consequência, ganhar dinheiro com eles. Foi um dos últimos metablogs que conheci.

O que aprendi

Neste metablog, o professor viu seu aluno se tornar um professor (segundo o Adelson, metablog por um dia =D). Um pouco mais experiente, este blogueiro que escreve esse texto, foi convidado para publicar um artigo no QCB. No instante em que escrevia, sentia na pele o quão difícil é passar informações com os maiores detalhes possíveis. O artigo está no segundo link no começo deste post.

 Sucesso Blog 

Sucesso Blog em 02/01/14

Criado por Iago Melanias e António Faneca, o Sucesso Blog é uma reformulação geral do Blogando com Facilidade. Com 16 e 17 anos, respectivamente, estes dois jovens empreendedores surpreendem na blogosfera. Eu fico admirado em ver dois jovens com tamanha habilidade no que fazem. 

O que aprendi

Professores atentos, gentis, atenciosos e didáticos. Estas são algumas qualidades que percebi e que fizeram com que abstraísse o máximo de conteúdo gerado por eles. Tamanho de anúncios, cores e locais adequados eu já sabia, mas e como colocar anúncios em qualquer local no blog? Usando apenas alguns códigos em HTML e CSS resolve o problema.

Mas eu não tinha a menor ideia de como fazer isso. Pra começar, sempre que eu tentava adicionar um código do Adsense, por exemplo, dava erro. Depois que aprendi a parsear códigos e usar algumas tabelas (table), divs, etc., tudo ficou mais fácil.

Estratégias, dicas e táticas para o seu blog educacional

As dicas se aplicam para qualquer blog, porém chamo a atenção para os blogs educacionais, pois são os que mais pecam na hora de criar um blog. Todas as dicas que seguem logo abaixo, você poderá encontrar os artigos referentes nos metablogs que destaquei neste post.

1ª dica

Fazer aquilo que te dar prazer. Me refiro ao conteúdo que você escolherá para criar e manter o seu blog sempre atualizado. Por exemplo, eu nunca criaria um metablog, pois não tenho qualidade profissional para isso. Como professor de Matemática, escrevo sobre aquilo que domino e tento transmitir da forma mais atraente e clara possível. Manter um blog como uma espécie de hobby, porém levando-o a sério, é a forma mais saudável de mantê-lo sempre atualizado.

Para quem está começando agora com um blog, sua maior preocupação deve ser com o conteúdo que será publicado.

Definir sobre o que vai escrever, o título do blog, um slogam ou uma descrição curta, um logotipo próprio e original para o blog, são os primeiros cuidados para a identidade dele. Se você já tem tudo isso em mente, está na hora de escrever pelo menos 10 artigos originais e publicá-los aos poucos, sempre analisando o feedback dos visitantes.

Criar a página estática 'Sobre', 'Contato' e 'Política de privacidade' são essenciais para mostrar o propósito do blog, assim como as demais opções contidas nele. Em seguida deve-se preocupar com toda a estrutura que um blog necessita (comprar um domínio, aplicar técnicas de SEO, otimização, layout, etc.)

2ª dica

Agora é hora de mostrar o seu trabalho. Seus primeiros visitantes podem se tornar seus leitores assíduos. Cativá-los é muito importante. Portanto, responda cada comentário, seja no próprio blog ou nas redes sociais. Rede social? Sim! Qual o lugar na internet com a maior concentração de internautas? Claro, as redes sociais. Além de aplicar todas as dicas anteriores, a melhor maneira de mostrar seu conteúdo para as pessoas é compartilhando os artigos do blog nas maiores redes sociais (Twitter, Facebook, Google+, LinkeIn, etc.).

Todas as redes sociais disponibilizam botões e gadgets para blogs e sites, afim de enviar os artigos para cada rede. Mas, ainda é importantíssimo alimentar a interação entre as pessoas que acessam o blog através destas redes sociais.

3ª dica

Conquistou seus primeiros leitores? Não quer quer eles sumam do mapa? Fidelize seus leitores. Ofereça alguma forma de eles sempre acompanharem o seu blog. Uma ótima opção é oferecer um infoproduto, manter e atrair novos leitores. Pode ser um e-book sobre um conteúdo que você domina, uma planilha funcional super útil, etc. Dê a opção ao seu leitor de acompanhar os artigos por e-mail, assinando o RSS feed do blog gratuitamente. Faça com que eles assinem, não por gentileza, mas sim por ansiedade por mais um novo artigo.

4ª dica

Comente em outros blogs da mesma área que você atua. Esta é a melhor parceria que você pode fazer. Trocar links e banners não o ajudará muito.

5ª dica

Quanto a monetização do blog (ganhar dinheiro com ele), não tem nada de ilícito nisto, desde que seja de forma honesta e siga regras estabelecidas pelos os programas de afiliados. A dica que dou é de não monetizar seu blog no início de sua vida. Invista primeiro em conteúdo, escreva muitos artigos e depois de um determinado tempo e estabilidade, comece com a monetização. Lembre-se: ganhar dinheiro é uma consequência.

6ª dica

Se estiver sem ideia para publicar artigos, pesquise na internet assuntos do seu interesse, leia revistas especializadas, TV, e-books, Livros, blogs nacionais e internacionais, são algumas fontes de inspiração.

7ª dica

Nunca copie conteúdo de blogs e sites. Achou alguma notícia legal e é de interesse do público do seu blog? Faça um resumo da notícia com suas próprias palavras e no final do artigo cite a fonte para que o leitor leia a notícia na íntegra. Não use "clique aqui" ou algo parecido. Use o próprio nome do site para linkar para o artigo original.

Exemplo: Leia o artigo na íntegra visitando o UOL Educação.

Tentar ser o primeiro a dar uma notícia é muito importante, para isso siga sites e blogs especializados nos assuntos que você conhece bem. Lembro-me que só consegui isso apenas uma vez. Publiquei um artigo, e no dia seguinte vi a mesma notícia no Olhar Digital. Todas as notícias postadas neste blog, são publicadas em questão de horas em relação a fonte original.

Mais dicas? Baixe o E-book: 10 dicas valiosas para professores blogueiros iniciantes.

Baixar e-book Mais informaçõs

Concluindo

Comecei com este blog em 2007/2008, totalmente despretensioso e desconhecia o que é manter um blog. Para se ter uma ideia, meu primeiro computador comprei em 2006 (sem internet). No decorrer dos anos, fui aprendendo gradativamente sobre como escrever artigos.

Para isso, li centenas de artigos nos metablogs que destaquei neste posts, onde aprendo e continuo aprendendo novas ideias sobre a saúde de um blog, do ponto de vista de quem escreve e de quem lê. O sucesso de um blog se deve a vários fatores, e todos eles são relativos. Isso depende de sua própria definição para a palavra sucesso.

Não existe um segredo ou mágica. Para quem não sabe o que é um blog e como mantê-lo, pesquise por conteúdos nestes metablogs citados e outros que você encontrar, desde que sejam reconhecidos, e leia tudo o que eles ensinam para administrar da melhor forma o seu blog.

Se tiver dúvidas, pergunte! Eles te responderão didaticamente. Há vários e-books que podem ajudar também mostrando um passo a passo de tudo que deve ser feito. Se for assistir vídeo aulas no Youtube, procure pessoas reconhecidas e que entendam realmente do assunto. Para quem já tem um blog, tente investi o que puder dentro de suas possibilidades.

Não em apenas na estrutura dele, mas também em seu conteúdo e como as pessoas chegam até ele. Procure estudar o básico sobre HTML e CSS para não depender sempre de ajuda externa. Para ambos os casos, o ponto principal é o conteúdo do blog, é ele que chamará a atenção de possíveis leitores assíduos.

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: 11 professores que me ajudaram a criar e desenvolver este blog
11 professores que me ajudaram a criar e desenvolver este blog
Neste artigo apresento os meus professores que ajudaram a criar, desenvolver e manter este blog. Estes professores são mais conhecidos na internet como problogers. Sem eles, o sucesso deste blog não teria acontecido.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1WO39B12If-_9SakWAQ769lBBiwRgQVDRfed1PAOgCFSkelFpaTpR0U37giHJ8E6qx9vF_Z774ZBkahDDWROb1YMJsO4aOd5mDYM2Be5VllwLu7xj5xgtj2FzjU8VDvPKSdCmxmZw4A4/s1600/11-professores-que-me-ajudaram-a-criar-e-desenvolver-este-blog.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1WO39B12If-_9SakWAQ769lBBiwRgQVDRfed1PAOgCFSkelFpaTpR0U37giHJ8E6qx9vF_Z774ZBkahDDWROb1YMJsO4aOd5mDYM2Be5VllwLu7xj5xgtj2FzjU8VDvPKSdCmxmZw4A4/s72-c/11-professores-que-me-ajudaram-a-criar-e-desenvolver-este-blog.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/01/11-professores-que-me-ajudaram-a-criar-e-desenvolver-este-blog.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/01/11-professores-que-me-ajudaram-a-criar-e-desenvolver-este-blog.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar