Matemático disse ter encontrado solução parcial para equação Navier-Stokes, um dos sete problemas do milênio.
Matemático cazaque disse ter encontrado solução parcial para equação Navier-Stokes, um dos sete problemas do milênio (criado em 1900 pelo Instituto Clay de Matemática).

As equações de Navier Stokes são equações diferenciais que descrevem o escoamento de fluidos. São equações a derivadas parciais que permitem determinar os campos de velocidade e de pressão num escoamento. Foram denominadas assim após Claude-Louis Navier e George Gabriel Stokes desenvolverem um conjunto de equações que descreveriam o movimento das substâncias fluidas tais como líquidos e gases. [Wikipédia]

Industrias navais e aeronáuticas, por exemplo, podem ser as grandes beneficiadas com esta nova descoberta.

Os problemas mais recentes solucionados foram:

Problemas do milênio: Matemático encontra solução parcial para a equação Navier-Stokes

O professor universitário Mujtarbay Otelbayev explicou a solução em um artigo intitulado "A existência de uma boa solução da equação Navier-Stokes". Ele garantiu ter chegado a uma resposta satisfatória e única para o famoso conjunto de equações em derivadas parciais não lineares que descrevem o movimento de qualquer fluído.

Agora só resta a comunidade matemática analisar o seu trabalho para a solução deste problema. Se a solução não contiver erros, áreas como Matemática, Física e engenharia poderão obter avanços significativos. E de quebra o matemático ganhará um prêmio de 1 milhão de dólares (parte mais insignificante diante de um feito como este).

Mais detalhes na Exame.com.
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários:

  1. Um pena que descobriram, recentemente, um erro na solução dele: http://goo.gl/fZ0Y9d
    Ele está trabalhando para corrigir o erro, mas outros matemáticos não acreditam que ele vá conseguir de fato resolver o problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigado por compartilhar esta informação complementar a este post.

      Um abraço!

      Excluir