$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

A Matemática por trás da Fotografia

COMPARTILHE:

Não se espante e não pense em um montante de cálculos para entender a Matemática por trás da fotografia. Antes de apertar o botão da câmera fotográfica, um fotógrafo precisa ter uma noção de frações, área do círculo, entre outros conceitos matemáticos.

Não se espante e não pense em um montante de cálculos para entender a Matemática por trás da fotografia. Neste vídeo produzido por +Rafael Procopio, e postado no canal +MatematicaRio, você entenderá quais conteúdos matemáticos um fotógrafo tem que dominar para fazer ótimas fotografias.

Se você quiser um texto mais avançado sobre o tema, recomendo que leia o ótimo artigo A Matemática da câmera fotográfica, escrito por +Kleber Kilhian no blog O Baricentro da Mente. A beleza da Matemática também é usada para registrar os momentos mais belos das nossas vidas.

Leia também sobre a Matemática por trás do buscador da Google, do tira-teima do futebol, do tempo dos semáforos, do GPS, das TVs, dos logotipos de grandes empresas, do Angry Birds e muitas outras aplicações matemáticas.

A Matemática por trás da Fotografia

Descrição do vídeo

Antes de apertar o botão da câmera fotográfica, um fotógrafo precisa ter uma noção de frações (velocidade do obturador), área do círculo (abertura do diafragma da lente), sequência Fibonacci (para se ter uma composição harmoniosa), entre outros conceitos matemáticos. O fotógrafo Paulo Sallorenzo conta como utiliza a Matemática na fotografia.

Assista o vídeo, tenho certeza que irá gostar muito.


Inscreva-se no canal:

Curta a página do Matemática Rio no Facebook.

PS.: Os botões de inscrição do Youtube e de curtir do Facebook, só funcionam dentro do blog.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 6
  1. Gente, vou fazer fotografia mas matematica é uma coisa muito complicada pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kari!

      Tenho a certeza que não precisará fazer cálculos incríveis para obter fotos incríveis. Faça o curso e saiba o básico.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Ai mds....!! To amando a Fotografia preciso muito fazer esse curso pra ontem...Mas Matemática não é comigo...📸 Será que é muito complicado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mel!

      Creio precisará do mínimo. Mas, se você ama o que faz, então um pouquinho de Matemática não pode ser encarado com um obstáculo e sim um belo aprendizado.

      Um abraço!

      PS: desculpa responder agora, pois não recebi a notificação de novos comentários.

      Excluir
  3. Quais as matérias de matemática que é estudado no curso?????

    ResponderExcluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: A Matemática por trás da Fotografia
A Matemática por trás da Fotografia
Não se espante e não pense em um montante de cálculos para entender a Matemática por trás da fotografia. Antes de apertar o botão da câmera fotográfica, um fotógrafo precisa ter uma noção de frações, área do círculo, entre outros conceitos matemáticos.
https://1.bp.blogspot.com/-_sn7jLxcyYk/WNRKkAJI6lI/AAAAAAAAyyw/x4irooFPOSkSQe_xNK164RCYfbb_8Q0QQCLcB/s1600/a-Matematica-por-tras-da-Fotografia.png
https://1.bp.blogspot.com/-_sn7jLxcyYk/WNRKkAJI6lI/AAAAAAAAyyw/x4irooFPOSkSQe_xNK164RCYfbb_8Q0QQCLcB/s72-c/a-Matematica-por-tras-da-Fotografia.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/02/a-matematica-por-tras-da-fotografia.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/02/a-matematica-por-tras-da-fotografia.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar