Não se espante e não pense em um montante de cálculos para entender a Matemática por trás da fotografia. Antes de apertar o botão da câmera fotográfica, um fotógrafo precisa ter uma noção de frações, área do círculo, entre outros conceitos matemáticos.
Não se espante e não pense em um montante de cálculos para entender a Matemática por trás da fotografia. Neste vídeo produzido por +Rafael Procopio, e postado no canal +MatematicaRio, você entenderá quais conteúdos matemáticos um fotógrafo tem que dominar para fazer ótimas fotografias.

Se você quiser um texto mais avançado sobre o tema, recomendo que leia o ótimo artigo A Matemática da câmera fotográfica, escrito por +Kleber Kilhian no blog O Baricentro da Mente. A beleza da Matemática também é usada para registrar os momentos mais belos das nossas vidas.

Leia também sobre a Matemática por trás do buscador da Google, do tira-teima do futebol, do tempo dos semáforos, do GPS, das TVs, dos logotipos de grandes empresas, do Angry Birds e muitas outras aplicações matemáticas.

A Matemática por trás da Fotografia

Descrição do vídeo

Antes de apertar o botão da câmera fotográfica, um fotógrafo precisa ter uma noção de frações (velocidade do obturador), área do círculo (abertura do diafragma da lente), sequência Fibonacci (para se ter uma composição harmoniosa), entre outros conceitos matemáticos. O fotógrafo Paulo Sallorenzo conta como utiliza a Matemática na fotografia.

Assista o vídeo, tenho certeza que irá gostar muito.


Inscreva-se no canal:

Curta a página do Matemática Rio no Facebook.

PS.: Os botões de inscrição do Youtube e de curtir do Facebook, só funcionam dentro do blog.
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários:

  1. Gente, vou fazer fotografia mas matematica é uma coisa muito complicada pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kari!

      Tenho a certeza que não precisará fazer cálculos incríveis para obter fotos incríveis. Faça o curso e saiba o básico.

      Um abraço!

      Excluir