Conheça uma ótima alternativa ao Yahoo Respostas. O Brainly é uma rede social educativa, com um sistema de perguntas e respostas especialmente organizado e pensado para pais, professores e alunos.
Uma situação muito incômoda que acontece no Yahoo Respostas é que ele não tem suporte para um editor de texto matemático, de preferência em LaTeX, o que faz com que muitas das vezes os usuários desistam de ajudar algum estudante com a sua dúvida em Matemática, por exemplo.

É impossível resolver algum problema matemático sem uma escrita simbólica. É impossível fazer alguém entender a solução de um problema, usando apenas texto ou tentativas de simbologia matemática. É o que mais vejo no Yahoo Respostas.

Conheci através do Google+ um novo e ótimo serviço de perguntas e respostas destinada à Educação. É o Brainly. Uma rede social educativa. Me cadastrei há alguns dias e depois de alguns testes, ouvi uma voz misteriosa dizendo: esqueça o Yahoo Respostas (risos).

É a melhor alternativa para você estudar e tirar suas dúvidas em Matemática, Física, Química, Biologia, Português, História, Geografia, Inglês, Psicologia, Sociologia, Geologia, Espanhol, Informática, Filosofia, Educação Moral, Música, Geometria Descritiva, Artes e outras línguas.

Sobre Matemática, qual é a expressão mais fácil de entender?
$$\left ( x+\cfrac{x}{2}+\cfrac{x}{3}+\cfrac{x}{4}+\cfrac{x}{5} \right )^{-4}=\left ( \frac{\sqrt{144}}{x} \right )^{-2}$$
ou

(x+x/2+x/3+x/4+x/5)^-4=(sqrt(144)/x)^-2

A escrita faz toda a diferença na hora de ajudar alguém. Concorda?

Sobre o Brainly

O grupo foi criado em 2012 seguido de um grande sucesso na Europa, tanto entre os alunos como os professores. O objetivo foi criar um espaço online onde os alunos pudessem, de maneira divertida, estudar juntos e compartilhar conhecimento. 

O Brainly junta as funções de rede social (perfis, comentários, mensagens privadas) com gamificação (pontos, rankings, emblemas, botão “Obrigado”) criando uma comunidade engajadora onde alunos aprendem uns com os outros. Até dezembro de 2013 havia 6 portais do grupo, neste momento o Brainly continua com o seu plano de crescimento e expansão internacional.

Sobre o Brainly
A qualidade das respostas e explicações é assegurada pelos moderadores – pais, professores ativos e aposentados, estudantes e alunos que se destacaram no portal. Os conteúdos incorretos são reportados pelos usuários aos moderadores que rapidamente verificam as respostas colocadas. 

Infográfico

O número de alunos cadastrados neste momento é 287 450. Mais de 1 milhão de alunos brasileiros visitam o Brainly.com.br cada mês. Em 2013 a matéria mais popular no Brainly foi Matemática onde foram feitas 112 637 perguntas, seguida por Física, História e Língua Portuguesa. Leia mais.

Infográfico


Aplicativos para dispositivos móveis

O Brainly está disponível para smartphones, iPads e Tablets que rodam o sistema Android ou iOS. Clique na imagem abaixo para baixar os aplicativos.

Concluindo

Quer estudar em grupo? Crie uma conta em www.brainly.com.br. Use o seu perfil no Facebook para se registrar em apenas um clique. Tenho a certeza absoluta que irá gostar muito. Arrisco em dizer, que vai se viciar em visitar o Brainly todos os dias, seja para estudar tirando suas dúvidas ou ajudando alguém. Sempre que tenho um tempinho estarei online, tirando dúvidas sobre Matemática. Seria um prazer encontrá-lo por lá.

Quero deixar claro que o Brainly não é apenas um serviço de perguntas e respostas, ele vai muito mais além do que isso. Leia com mais atenção o infográfico para entender melhor como funciona o Brainly.

Preciso dizer que este artigo não é patrocinado. Não ganhei nenhum centavo para divulgá-lo. O Brainly é um ótimo serviço que estava faltando na internet brasileira e sinto-me no dever de compartilhar aqui no blog. A ideia de divulgar o Brainly surgiu quando escrevia outro artigo, do qual linkaria apenas o endereço. Daí preferi escrever sobre ele, em vez de apenas linkar.

Agradeço a equipe do Brainly, por responder ao meu e-mail e enviar algumas informações sobre o site. Muito obrigado mesmo.

Bons estudos para todos!
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: