Professor, por que existe esta ordem para resolver expressões numéricas? E se eu usasse apenas um destes símbolos, a expressão que escrevi está errada?
Na resolução de expressões numéricas que envolvem os símbolos de parênteses ( ), colchetes [ ] e chaves { }, existe uma razão para usar e ordenar estes símbolos? Na última aula que dei sobre o assunto, muitos alunos me interrogaram sobre o porquê desta ordem e da necessidade destes três símbolos. Reclamavam que algumas expressões eram um pouco extensas.

Professor, por que existe esta ordem para resolver expressões numéricas? E se eu usasse apenas um destes símbolos, a expressão que escrevi está errada? Foram ótimas perguntas que geraram ótimas discussões.

Depois de muito debater sobre o tema durante a aula e chegar em algumas conclusões, surgiu a ideia de escrever este artigo. Nele mostrarei a razão de usar estes símbolos e o que aconteceria se não utilizássemos. Mas antes, observe esta expressão numérica.

Primeiro os parênteses, depois os colchetes e por último as chaves. Qual a razão para esta ordem?

Qual a resposta para esta expressão? 144? 4, talvez? ou 56? Pense nisso e compartilhe a sua resposta para a rede social que estiver usando no momento. Esta imagem aparecerá automaticamente com a descrição do artigo.

Qual a resposta para esta expressão?

A razão

A única finalidade para o uso destes símbolos é a melhor organização das operações aritméticas. Não importa se a ordem de resolução depende de usar o ( ), [ ] e { }. Imagine se não existisse o [ ] e a { }, há algum problema na utilização de apenas o ( )? Claro que não.

Observe:
$\{3+5 \times 6 \div [9-4 \times 2 - (10-2) \times 3] -11\}=$
ou
$(3+5 \times 6 \div (9-4 \times 2 - (10-2) \times 3) -11)=$

Há alguma semelhança na escrita? Há algum problema que impossibilitaria a resolução desta expressão numérica? Não. Mas dependendo do tamanho da expressão, usar apenas um símbolo pode tornar o cálculo meio confuso (mesmo se destacar o tamanho dos parênteses) para alunos que estão começando a estudar expressões numéricas. Futuramente pode se tornar ainda mais confuso com o uso de números fracionários e outros números na medida que avançam os conteúdos.

A razão para o uso destes símbolos está em um dos axiomas matemáticos — a distributividade da multiplicação em relação a adição ou a subtração. O parênteses ( ) é uma convenção utilizada para destacar qual a primeira operação que será realizada, assim como o [ ]  é a segunda ordem e { } é a última ordem.

De fato se escrevêssemos: $a + b \times c$ como $(a + b) \times c$ ou $a + (b \times c)$, poderíamos sempre começar pela multiplicação, pois a propriedade distributiva assegura que $(a + b) \times c = a \times c + b \times c$. Mas em $a + (b \times c)$ não é possível começar a calcular pela adição. Na ausência do parênteses é comum que os cálculos comecem sempre pelas multiplicações e divisões.

Todas estas conclusões foram encontradas na medida que os conteúdos matemáticos avançaram. A partir da exemplificação das propriedades matemáticas: comutativa, associativa, distributiva, elemento neutro, elemento simétrico, etc.

Para finalizar, é possível resolver a multiplicação antes da potenciação?

Ah, e sobre a imagem que contém uma expressão no começo do artigo, dizem que um professor do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), defende a teoria que não há apenas uma resposta.

O que você pensa sobre isso? Deixe sua opinião na sessão de comentários deste artigo.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

12 comentários:

  1. Se a potenciação tem que vir antes da multiplicação, é porque algum matemático, no passado, fez um experimento para chegar a essa conclusão e, por enquanto, está a dar certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ademilson!

      São os axiomas matemáticos que determinam elas.

      Um abraço!

      Excluir
  2. como calcular a fórmula: X = [( 39 / 300 ) / 2] x [ 1 -(18.020,26 / 84.982,16)]
    agradeço desde já.
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Escreva no formato de frações.

      $\displaystyle X= \frac{\frac{39}{300}}{2} \times \left ( 1-\frac{18020,26}{84982,16} \right )=0,0512169$

      Abraço!

      Excluir
    2. x = 0,065 x 0,7879524361348311
      x = 0,051216908348764
      ?!

      Excluir
  3. Fundamentos de Análise Landau

    ResponderExcluir
  4. https://www.youtube.com/watch?v=y9h1oqv21Vs

    ResponderExcluir
  5. Não consegui resolver as expressões usadas no exemplo.
    {3+5x6÷(9-4x2....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karen!

      Aplique corretamente a ordem das operações e conseguirá.

      Abraço!

      Excluir
  6. Cara, adorei... voltei à minha adolescência, sou apaixonado por números​, vou te acompanhar, me diverti muito com as leituras, e vou indicar aos meus sobrinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que bom que te trouxe boas lembranças. Obrigado por estar e indicar aos seus sobrinhos. Fique sempre à vontade para enviar críticas e sugestões ao blog.

      Abraço!

      Excluir