$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Os melhores canais brasileiros no youtube para estudar Matemática

COMPARTILHE:

Neste post indicarei alguns dos canais que conheço o trabalho realizado por eles. Alguns deles tratam a Matemática de maneira mais agradável e divertida, outros se prendem na teoria Matemática do passo a passo rigoroso, excelente para ENEM e vestibulares.

Hoje um aluno me perguntou porque não tenho um canal com vídeo aulas. A resposta é a mais simples possível: já existem ótimos canais que já fazem isso de uma forma maravilhosa. Expliquei que o blog tem um outro formato e proposta de conteúdo. Se um dia eu produzir vídeos, o meu objetivo é fazer como o Isto é Matemática faz - mostrar a Matemática por trás do nosso cotidiano. Mas aí, a concorrência é dura (risos).

Coincidentemente, neste mesmo dia fui procurado por um amigo para dar aulas de reforço em Matemática. Na época da faculdade, sim, mas hoje não tem como dar aulas extras. Foi aí que lembrei do Youtube e os ótimos canais sobre Matemática. Sabemos que é meio difícil encontrar alguém disposto para dar aulas em horários diferentes e provisoriamente. Assistir vídeo aulas no Youtube é uma ótima opção quando não se tem um professor particular.

Neste post indicarei alguns dos canais que conheço o trabalho realizado por eles. Alguns deles tratam a Matemática de maneira mais agradável e divertida, outros se prendem na teoria Matemática do passo a passo rigoroso, excelente para ENEM e vestibulares.

Os melhores canais brasileiros no youtube para estudar Matemática

Os botões de inscrição só funcionarão dentro do blog ou nos respectivos canais listados a seguir.


Ferretto Matemática


O canal de matemática do Professor Ferretto sintetiza o que milhares de estudantes desejam: é a OPORTUNIDADE única para adquirir um elevado CONHECIMENTO em matemática, desde o nível básico até a matemática do ensino superior. Mais de 1.129 mi inscritos e mais 74 milhões de visualizações. Se inscreva no canal usando o botão abaixo.

Inscreva-se!

Descomplica

Videoaulas, áudios, testes, monitorias e aulas ao vivo com conteúdo de Ensino Médio, pré-vestibular e ENEM para ajudar nos estudos. Mais de 206.078 inscritos e mais 12.239.430 visualizações. Se inscreva no canal usando o botão abaixo.


Inscreva-se!

Me Salva

Como estudantes, sabemos do que estudantes não gostam. As aulas são aprofundadas e, ao mesmo tempo, objetivas. Direto ao que interessa, do mesmo jeito que você e seus colegas estudam. Mais de 149.240 inscritos e mais de 12.238.687 visualizações. Inscreva-se no canal usando o botão abaixo.

Inscreva-se!

Matemática Rio

A Matemática é curiosa, divertida e interessante! Matemática Rio é um canal com aulas online de matemática, totalmente grátis e criativas! Aprenda em alguns minutos os conteúdos mais cabeludos, além de aspectos filosóficos e belezas da Rainha das Ciências. São mais  de 46.620 inscritos e mais de 2.809.467 visualizações. Inscreva-se no canal usando o botão abaixo.

Inscreva-se!

Vestibulândia

Este canal tem por objetivo transformar a educação de Nível Médio em um instrumento de mudanças sociais, promovendo o acesso mais justo aos vestibulares brasileiros. Nossos objetivos são ambiciosos (e, de certa forma utópicos). Queremos:
  • Disponibilizar gratuitamente TODO o conteúdo do Ensino Médio através de aulas no Youtube;
  • Disponibilizar TODO o conteúdo das matérias vigentes na maioria dos concursos públicos brasileiros;
  • Desenvolvimento de conteúdo para livros didáticos gratuitos e abrangentes (apenas com o conteúdo livre poderemos fomentar o desenvolvimento educacional do país, de maneira similar ao que ocorre com o Linux).

São mais de 353.435 inscritos e 46.499.353 visualizações. Inscreva-se no canal usando o botão abaixo.

Inscreva-se!


Quebra tudo no ENEM

Aulas de Física e Matemática. Mais de 2000 exercícios resolvidos em vídeos. São mais de 25.004 inscritos e mais de 1.782.068 visualizações. Inscreva-se no canal usando o botão abaixo.

Inscreva-se!

Aula livre

Vídeo preparatórios para vestibulares e ENEM. Assista as vídeo aulas, faça os exercícios e baixe as apostilas gratuitas no portal. São mais de 197.609 inscritos e mais de 11.940.335 visualizações. Inscreva-se no canal usando o botão abaixo.

Inscreva-se!

Toda a Matemática

Matemática para ENEM, vestibular e ensino superior. São mais de 14.600 inscritos e mais de 227.300 visualizações. Inscreva-se no canal usando o botão abaixo.

Inscreva-se!

Vantagens de assistir vídeo aulas na internet

Como já citei, é um ótimo auxílio quando surgi alguma dúvida sobre um determinado conteúdo e não temos um professor ou amigo por dentro do assunto. A vídeo aula torna-se mais atrativa pelo simples fato de ser mais dinâmica contendo áudio, vídeo e explicações usando o quadro e lápis ou outro equipamento de escrita matemática para mostrar os conteúdos de maneira mais clara e direta.


Desvantagem

A única desvantagem que vejo é justamente a troca de informações de quem produz os vídeos e de quem assiste. Mesmo sendo vídeo aulas bem elaboradas do ponto de vista matemático e didático, ainda sim haverá dúvidas dos estudantes que acessam os vídeos. Através de um sistema de comentários sem um editor de texto matemático em LaTeX por exemplo, torna-se impossível resolver algumas dúvidas de última hora.

Há alguns canais (fora do youtube) que disponibilizam vídeo aulas, com um sistema inteligente, onde os estudantes tem um espaço destinado para as dúvidas, isto é, um sistema de comentários que possui um editor de texto matemático que facilita a compreensão dos exercícios realizados nas vídeo aulas. 

Quando as vídeo aulas não são suficientes para tirar todas as suas dúvidas, ter pelos menos um sistema de comentários que possibilite trocar informações num formato de simbologia matemática é essencial. Um exemplo é o Brainly. Leia o artigo Esqueça o Yahoo Respostas! Tire as suas dúvidas na rede social educativa Brainly e conheça esta excelente ferramenta, que disponibiliza um ótimo sistema de comentários, com a linguagem LaTeX incorporada.

Concluindo

Com certeza deixei algum canal de fora desta lista de indicação. Encontrei outros excelentes canais, mas continham poucos vídeos e não estavam atualizando o canal com frequência. Fique a vontade para compartilhar um outro canal sobre Matemática na sessão de comentários deste artigo.

Com o sistema de comentários deste blog, é possível incorporar um vídeo do youtube. Você pode escolher uma vídeo aula bem legal e compartilhar aqui. Espero que estas dicas possam te ajudar em seus estudos diários. Te desejo muito sucesso.

Bons estudos!

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 17
  1. OBRIGADO!!! VALEU PELAS DICAS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha!

      Fique a vontade para deixa mais dicas de ótimo canais no youtube.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Eu incluiria na lista o canal do IMPA que contém aulas e palestras em diversos níveis. Como sugestão, eu deixo a palestra especial A Vida e o Legado de Alan Turing para a Ciência. (Este canal foi criado recentemente e está facilitando o acesso a videos que, anteriormente, eram disponibilizados para download na página de vídeos do IMPA.)

    Obs.: Quando o assunto é videoaula, creio que vale a pena ler estes dois artigos: Cálculo Diferencial e Integral em Vídeo e Veduca. O autor foca mais em conteúdo de ensino superior, mas muito do que ele diz tem aplicação de caráter universal. Da discussão que ele promove, podemos tirar mais algumas desvantagens das videoaulas.

    ResponderExcluir
  3. Coincidentemente, o blog que linquei acima (e com o qual não nenhuma relação; sequer conheço o autor) vinculou um texto analisando as videos aulas do Descomplica. O título já diz bastante sobre as conclusões dele: Mais um exemplo insano de ensino a distância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedro!

      Te entendo. A maioria dos canais que conheço tem suas falhas em alguma área específica. Já vi algumas no Descomplica e em outros. O importante é absorver o que tem de bom e cobrar por correções.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Canal do professor Ferreto é otimo

    ResponderExcluir
  5. https://www.youtube.com/user/professorferretto/featured

    Estou estudando com esse canal

    ResponderExcluir
  6. nerckie -vestibulandia-link:https://www.youtube.com/user/nerckie
    canal e site -portal da matemática(impa) - link:https://www.youtube.com/user/MPTOBMEP
    canal e site - matemática em exercícios + pdf -link: https://www.youtube.com/user/GuiMRosa
    canal ferretto matemática - link:https://www.youtube.com/user/professorferretto
    canal marcos aba matemática - link:https://www.youtube.com/user/marcosaba360
    canal e site -o matemático-profº grings-link:www.youtube.com/user/OmatematicoGrings
    canal e site - calcule mais - link: https://www.youtube.com/user/ProfessorVandeir
    canal e site - aula do guto - link: https://www.youtube.com/user/laugustoazevedo
    canal pense(mat. e outras) - link:https://www.youtube.com/user/atendimentopensi
    canal matemática show - link: https://www.youtube.com/user/atendimentopensi

    ResponderExcluir
  7. este canal vai poder ajudar muita gente

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho gostado muito do canal Matemática Fácil. Estou gostando da didática do professor.
    https://www.youtube.com/user/canalmatematicafacil

    Fica a Dica

    ResponderExcluir
  9. o melhor canal do mundo, no qual qualquer aluno que deseja realmente aprender matemática deve visitar é o canal MAIS MATEMÁTICA do professor Ferreto, vão lá.

    ResponderExcluir
  10. Só quem me ajudou no ensino superior :

    LCMAquino Matemática
    https://www.youtube.com/user/LCMAquino

    Matusalém Vieira Martins
    https://www.youtube.com/user/matusalemmartins

    omatematico.com veja o vídeo em 2X
    https://www.youtube.com/user/OmatematicoGrings

    E todos os outros citados nos comentários e no texto .

    ResponderExcluir
  11. Um dia eu chego lá... Deixo aqui o link para o meu canal. Praticamente todo gravado em sala de aula com meus estudantes: www.youtube.com/gabryuri (assim que puder eu coloco uma forma mais fácil de acesso). Começando a organizar os vídeos em coleções em: https://plus.google.com/109533240085802178061/palette Abração a todos e parabéns pelo excelente trabalho Edigley.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luís Cláudio!

      "Os melhores" é um termo muito subjetivo. A postagem é de 2014 e muita coisa já mudou até aqui. Muitos canais surgiram e o seu pode facilmente entrar na lista.

      Obrigado por enviar o link para o seu canal.

      É um prazer vê-lo aqui, volte quando quiser.

      Abraço!

      Excluir
  12. O canal Matemática Chata com o professor André também é muito bom. Olha o link: https://www.youtube.com/user/armagedoninrode/

    ResponderExcluir
  13. Olá, só um comentário rápido aqui. Acho que na quantidade de inscritos no canal do Ferreto, você confundiu milhares com milhões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este post é de 2014, na época ele tinha 74 milhões de visualizações, hoje está com 212.067.737 visualizações. E com 2,8 mi de inscritos.

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Os melhores canais brasileiros no youtube para estudar Matemática
Os melhores canais brasileiros no youtube para estudar Matemática
Neste post indicarei alguns dos canais que conheço o trabalho realizado por eles. Alguns deles tratam a Matemática de maneira mais agradável e divertida, outros se prendem na teoria Matemática do passo a passo rigoroso, excelente para ENEM e vestibulares.
https://4.bp.blogspot.com/-2BSJ0o6YuXk/V0olxzafnrI/AAAAAAAAnWA/ODgrXKtyYFk6O8jNx5DToYPYOtrbddQZwCLcB/s1600/os-melhores-canais-brasileiros-no-youtube-para-estudar-matematica.png
https://4.bp.blogspot.com/-2BSJ0o6YuXk/V0olxzafnrI/AAAAAAAAnWA/ODgrXKtyYFk6O8jNx5DToYPYOtrbddQZwCLcB/s72-c/os-melhores-canais-brasileiros-no-youtube-para-estudar-matematica.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/03/os-melhores-canais-brasileiros-no-youtube-para-estudar-matematica.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/03/os-melhores-canais-brasileiros-no-youtube-para-estudar-matematica.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar