Nesta pequena ilustração da Matemática no Carnaval, Márcio Luis, demonstra sem nenhum cálculo, algumas associações matemáticas para traçar os passos de um bêbado.
Aproveitando o clima do Carnaval, eis uma aplicação Matemática muito legal que encontrei em um site baiano e que não resisti em compartilhar com vocês. O título do texto talvez carregue um tom humorístico, pois trata-se dos passos de um bêbado, mas não se engane.

Encontraram uma forma de associar um conteúdo matemático neste contexto, não muito engraçado para alguns, mas que infelizmente é muito comum neste período carnavalesco.

Nesta pequena ilustração da Matemática no Carnaval, Marcio Luis (autor do texto), demonstra sem nenhum cálculo, algumas associações matemáticas para traçar os passos de um bêbado. Diagrama de Venn, números irracionais, pontos cardeais, são algumas associações matemáticas.

Para ilustrar esta história, vale lembrar que muitos estudantes e professores já ouviram falar do diagrama de Venn, ainda bastante ensinado nas escolas. Consiste em curvas fechadas utilizadas para simbolizar e representar graficamente propriedades, axiomas e problemas relativos aos conjuntos e sua teoria, como união, intersecção, relações de pertencimento, etc. [Marcos Luis]

Se estiver curioso em saber mais um pouco sobre esta história, leia o texto escrito na íntegra, visitando o artigo original Matemática e Carnaval: nos passos do bêbado.

Boa leitura!

PS: Não sou consumidor de bebidas alcoólicas, nem muito menos curto Carnaval. Se for beber, não dirija.

Uma pequena ilustração da Matemática no Carnaval

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários: